Liquidando Títulos através do Borderô de Recebimento por Título

Data Publicação: 05/09/2013
Autor Publicação: Triplos Tecnologia
Data Atualização: 15/10/2025

A rotina de Borderô de Recebimento por Título é utilizada para realizar a baixa manual de títulos a receber.

Esta rotina deve ser empregada quando um cliente efetua o pagamento de um ou mais títulos específicos, permitindo detalhar o recebimento.
O recebimento pode ser processado nas seguintes modalidades:

  • Recebimento em Carteira (diretamente na empresa).
  • Recebimento Bancário (títulos liquidados via banco)

    Para acessar a rotina de Bordero de Recebimento por Título, acesse a seguinte opção do menu: Financeira > Contas a Receber > Movimentações > Recebimento > Bordero de Recebimento por Titulo

Ao acessar a tela, localize e informe a Empresa, Filial e o Cliente. Após a seleção do cliente, clique em Pesquisar para que os títulos em aberto sejam carregados e exibidos na grade.

1- Procedimento de Seleção e Baixa de Títulos

Após a seleção do cliente, os títulos em aberto serão exibidos na grade “Títulos”.

1.1Definir a Data de Baixa:

  • No campo apropriado, informe a data em que as baixas devem ser efetuadas.
  • Com base nesta data, o sistema calculará automaticamente:
    • Os dias de atraso.
    • Os valores de juros e multas (se configurados nos títulos).

1.2 – Seleção e Visualização:

  • Na grade “Títulos”, selecione os títulos que deseja incluir no borderô para baixa.
  • A cada título selecionado, o grupo “Movimentação Título” (localizado à direita) será atualizado, exibindo os movimentos que serão gerados com a baixa do título.

1.3 – Cálculo Automático de Encargos:

  • Juros e multas serão calculados automaticamente caso o título esteja vencido.
  • A base de cálculo é o valor do juro de mora multiplicado pelo número de dias em que o título se encontra vencido.

Após selecionar um ou mais títulos a serem liquidados, mude para a aba “dados Borderô”.

2 – Aba Dados Borderô

Nesta aba, preencha os campos conforme a descrição:

  • Banco: Selecione o banco de recebimento;
  • Conta Corrente: Selecione a conta corrente que receberá o valor dos títulos liquidados;
  • Assinatura:Informe o nome da pessoa que assinará o recibo, caso haja a necessidade de impressão;
  • Observação:Insira informações adicionais relevantes sobre este borderô de recebimento;
  • Forma de Recebimento: selecionar a desejado para baixar o título (Cheque,Dinheiro, Cobrança, C. Crédito, Depósito, DOC).

3 – Detalhamento da Forma de Recebimento por cheque

Ao selecionar a opção Cheque na seção “Recebimento”, os campos de detalhamento serão habilitados para a inserção dos dados dos cheques recebidos.

  • É possível informar cheques próprios ou de terceiros.
  • Podem ser registrados cheques à vista ou pré-datados.
  • Para mais informações sobre o procedimento de inserção dos dados do cheque, consulte o link: clique aqui

Controle e Rastreabilidade: Os cheques informados no recebimento são armazenados no sistema e podem ser gerenciados posteriormente no módulo de Cheques Recebidos. Em caso de problemas com o cheque, o sistema permite rastrear e localizar facilmente o título que foi liquidado por ele.

4 – Geração e Integração do Borderô

Após preencher todos os dados e a forma de recebimento, clique no botão Gerar Borderô.

A ação Gerar Borderô executa a integração e finalização do processo, realizando as seguintes operações:

  • Baixa definitiva dos títulos selecionados, consultar título na tela “movimentação de contas a receber
  • Geração do lançamento dos cheques recebidos (se aplicável).
  • Registro da entrada do valor total na conta corrente especificada.

5 – Impressão do Recibo

Caso deseje fornecer um comprovante ao cliente com as especificações da liquidação dos títulos, clique no botão Imprimir.

Funcionalidade: O recibo detalha a liquidação dos títulos, servindo como comprovante formal para o cliente.

Em caso de necessidade de informações adicionais, nossa equipe do suporte está disponível através dos seguintes canais:

Chat On-line: atendimento direto para esclarecimento de dúvidas rápidas.

Central de Ajuda: abertura de tickets ou tarefas para o Suporte Técnico na área Help Desk Novo.

📌 Acesse em: Central de Ajuda

Diretamente com o suporte:

Triplos Tecnologia
📞 Telefone: +55 (16) 3371-1177
✉️ E-mail: suporte@triplos.com.br

🌐 www.triplos.com.br

➡️ O Sistema ERP fácil de usar

Compartilhe!