Títulos a Receber por Categoria Financeira

Este documento detalha o uso e os campos de preenchimento da tela de geração do relatório “Títulos a Receber por Categoria Financeira”, essencial para analisar os recebíveis agrupados conforme a classificação financeira da empresa.

Para acessar a tela acessar o menu: Financeira > Contas a Receber > Relatórios > Gerenciais > Títulos a Receber por Categoria Financeira

1 – Acesso à Tela

  • Caminho: Financeira > Contas a Receber > Relatórios > Gerenciais
  • Nome do Relatório: Títulos a Receber por Categoria Financeira
  • Finalidade: Gerar uma listagem dos títulos a receber (abertos ou liquidados), permitindo a análise do Valor Rateado por cada Categoria Financeira.

2 – Painel de Filtros e Seleção

Esta seção define os dados que serão incluídos no relatório:

  • EMPRESA/FILIAL > Preenchimento Obrigatório: Define a Empresa/Filial a ser incluída no filtro. Preenche com o código e a razão social. Permite filtrar por um intervalo de filiais.
  • DATA VENCIMENTO > Opcional: Data inicial e Final para filtrar títulos pela data de vencimento.
  • DATA PAGAMENTO > Opcional: Data inicial e Final para filtrar títulos pela data de pagamento (liquidação). Importante: Este filtro só terá efeito se a opção Liquidados for selecionada abaixo.
  • TÍTULOS A RECEBER > Opcional:
    • Todos: Inclui no relatório tanto os títulos Abertos quanto os Liquidados.
    • Abertos: Inclui no relatório apenas os títulos que ainda não foram totalmente liquidados.
    • Liquidados: Inclui no relatório apenas os títulos que foram totalmente liquidados.
    • Não incluir títulos incluídos em fatura: Se marcado, exclui do relatório os títulos que já foram agrupados em uma Fatura.

3 – Painel de Opções de Visualização e Classificação

Esta seção define a estrutura e o destino do relatório:

  • CLASSIFICAÇÃO > Categoria Financeira > Obrigatório: Define a forma principal de agrupamento dos dados no relatório (neste caso, por Categoria Financeira).
  • ORDEM
    • Ascendente > Obrigatório: Ordena os dados dentro do relatório de forma crescente (A-Z, 1-9, data mais antiga à mais nova)
    • Decrescente > Obrigatório: Ordena os dados dentro do relatório de forma decrescente (Z-A, 9-1, data mais nova à mais antiga).
  • OPÇÕES DE SAÍDA
    • Destino > Seleção: Define como o relatório será exibido: Visualizar (na tela) ou Arquivo/Imprimir (para salvar ou enviar diretamente à impressora), Exportar para Word, Exportar para Excell ou Exportar para Dados.
    • Impressora > Seleção: Define o destino final do relatório (Ex.: Microsoft XPS Document, Impressora física, PDF Creator, etc.).

4 – Botões de Ação

  • Imprimir: Gera o relatório com base nos filtros preenchidos e o envia para o destino definido.
  • Limpar: Apaga todos os filtros preenchidos na tela, restaurando os valores padrão.
  • Fechar: Sai da tela de geração do relatório.

5 – Visualização do relatório

Após preenchimento dos campos da tela de geração do relatório “Títulos a Receber por Categoria Financeira” será apresentado o relatório.

  • Categoria financeira: Previamente cadastrado na tela Cadastro Tipos de Movimentos e inserido na tela cadastrado de Produtos (ao cadastrar um produto no sistema).
  • Coluna Valor Original: Valor do título que consta-se na tela Movimentação de Títulos Contas a Receber > tipo movimento Entrada.

Em caso de necessidade de informações adicionais, nossa equipe do suporte está disponível através dos seguintes canais:

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