Como faço para criar um Borderô de Pagamento de Títulos ?

Data da Publicação: 06/09/2013
Autor da Publicação: Triplos Tecnologia.
Atualizado em: 14/10/2025

Para acessar o borderô de pagamento do Contas a Pagar, selecione a opção do menu abaixo:

Menu de acesso: Financeira > Contas a Pagar > Bordero de Pagamento > Bordero de Pagamento

Objetivo: Este procedimento descreve como utilizar o Borderô de Pagamento para liquidar títulos em aberto de fornecedores.

Quando utilizar: O Borderô de Pagamento deve ser utilizado sempre que houver títulos a serem pagos (liquidados) aos seus fornecedores.

1 – Passos:

  • Acesse o módulo de Contas a Pagar.
  • No menu principal, selecione o seguinte caminho: Financeira > Contas a Pagar > Bordero de Pagamento > Bordero de Pagamento;
  • A tela Borderô de Pagamento será exibida, permitindo que você selecione e efetue a liquidação dos títulos pendentes.

2 – Filtro e Seleção de Títulos

Essa etapa do processo consiste em definir os critérios de filtro desejados. Estes parâmetros serão aplicados na segunda aba (“Visualização de Títulos”) para apresentar os títulos elegíveis para pagamento.

O filtro de títulos é realizado com base nas informações inseridas nos campos a seguir:

  • Vencimento Inicial / Final: Define o período de vencimento para a seleção dos títulos.
  • Imprime Títulos Vencidos?: Se esta opção estiver selecionada, todos os títulos que estiverem com a data de vencimento expirada serão exibidos na grade de visualização, independentemente do período informado no campo Vencimento Inicial / Final.
    • Prioridade Títulos vencidos são sempre exibidos.
  • Somente Títulos Conferidos?: Se esta opção estiver selecionada, a pesquisa restringirá a seleção apenas aos títulos que atendam a duas condições:
    • Restrição: Somente títulos que foram Conferidos;
    • E que possuem Código de Barras serão selecionados para visualização;

3 – Definição do Meio de Pagamento e Processamento

Após a inserção e aplicação dos filtros desejados na aba de parâmetros, é necessário definir os detalhes bancários e a data de lançamento para prosseguir com a seleção dos títulos.

  • Seleção da Conta Bancária: Você deverá selecionar o Banco e a Conta Corrente que serão utilizados para a efetivação do pagamento.
  • Data de Lançamento (Baixa): Informe a Data de Lançamento. Esta data será utilizada como a data de baixa (liquidação) para todos os títulos que forem selecionados e processados no borderô.

4 – Seleção e Visualização de Títulos (Aba Títulos)

A aba Títulos exibe todos os títulos que foram carregados e filtrados de acordo com os parâmetros definidos na aba anterior (Seleção dos Títulos)

4.1 – Seleção para Pagamento
Para incluir um título no Borderô e prepará-lo para pagamento (liquidação), siga o procedimento:

  • Localize o(s) título(s) desejado na grade;
  • Marque a caixa de seleção localizada na última coluna da linha correspondente ao(s) título(s);
  • Ao selecionar um(uns) título(s): Os movimentos que serão utilizados para a baixa (liquidação) do título são automaticamente exibidos e detalhados no grupo Movimento do Título (localizado na parte inferior da tela).

4.2- Executando Baixas Parciais

É possível efetuar a liquidação parcial de um título, pagando apenas uma parte do valor total.
Se você precisar fazer uma baixa parcial no título, basta clicar sobre o lápis da grade de Tipo Movto e alterar o valor do movimento gerado pelo sistema.

Procedimento para Baixa Parcial:

  • No grupo Movimento do Título, localize o movimento gerado pelo sistema.
  • Clique no ícone de edição (lápis) na linha correspondente (coluna Tipo Movto).
  • Altere o Valor do movimento para o montante que deseja liquidar parcialmente.

Impacto da Baixa Parcial:

  • O saldo remanescente do título continuará em aberto.
  • O novo título gerado com o saldo pendente manterá a data de vencimento original e estará disponível para futuras liquidações.

Regra para Múltiplas Baixas Parciais:

  • Você pode realizar quantas baixas parciais forem necessárias no mesmo título, desde que a seguinte regra seja observada:
  • Para realizar a segunda (ou subsequente) baixa parcial de um título, é obrigatório que o borderô referente à baixa parcial anterior já tenha sido integrado no sistema.

Os títulos inseridos no bordero, alimentarão o resumo onde você poderá visualizar a quantidade de títulos e o valor total que estará dentro do bordero a ser liquidado.

5 – Finalização da Seleção e Dados para Débito

Após selecionar todos os títulos que deseja incluir neste borderô de pagamento (incluindo quaisquer baixas parciais necessárias), o próximo passo é finalizar a seleção.

Ação: Clique no botão [Finalizar Seleção]

Resultado: Ao clicar no botão, o sistema processará os títulos selecionados.
Você será automaticamente direcionado para a aba Dados Para Débito, onde será necessário fornecer as informações e parâmetros finais referentes ao borderô de pagamento antes da sua efetivação/integração.

6 – Configuração dos Dados Para Débito.

Ao acessar a aba Dados Para Débito, certos campos cruciais para a integração do borderô são preenchidos automaticamente com base nas seleções feitas anteriormente.

6.1 – Informações Pré-Preenchidas

As seguintes informações são carregadas automaticamente pelo sistema:

  • Número do Borderô: Identificação única do documento.
  • Banco: Banco de origem selecionado na Etapa 2.
  • Histórico Bancário: Descrição padrão para o lançamento bancário.

Observação: Dentre os dados automáticos, apenas o campo Histórico Bancário pode ser alterado, caso haja necessidade de customizar o texto de lançamento no extrato.

6.2- Seleção do Tipo de Documento

O campo Tipo Documento é fundamental, pois define a modalidade e o formato do borderô que será gerado. Atualmente, temos cadastrado no sistema quatro opções, porém é possível cadastrar mais caso necessário acessando a tela Cadastro Tipos de Documento.

  • Carta de Débito: Utilizado para pagamentos via débito em conta.
  • Cheque Próprio/Terceiros: Utilizado para a geração e controle de pagamentos via cheque.
  • Pagamento Escritural: Utilizado para pagamentos eletrônicos via arquivo de remessa (CNAB).

Borderô do Tipo Documento: Carta de Débito
O Borderô de pagamento do tipo Carta de Débito, deverá ser utilizado quando você quiser enviar um malote para o banco, juntando os títulos e a carta assinada autorizando o débito dos valores daqueles títulos em sua conta corrente, ou então quando fizer um pagamento de um título pela internet e precise simplesmente baixar o título.

Borderô do Tipo Documento:  Cheques
O Borderô de pagamento do tipo Cheques, deverá ser utilizado quando você precisar imprimir cheques para efetuar o pagamento dos seus títulos. ATENÇÃO, porém para utilizar este tipo de documento, é necessário que você tenha já pré-configurado o layout do cheque que deverá ser impresso, sem o layout do cheque pré-configurado você não poderá utilizar este tipo de documento, pois você não conseguirá emiti-lo.
Para obter informações de como configurar o layout de cheques, clique aqui.

Borderô do Tipo Documento: Pagamento Escritural
O Borderô de Pagamento Escritural, deverá ser utilizado quando o pagamento dos títulos for feito através do envio do arquivo de remessa para banco de forma eletrônica, fazendo com que na importação do arquivo retorno, os títulos sejam liquidados.

O borderô de Pagamento Escritural somente poderá ser utilizado para títulos que possuam código de barras e que ainda não estejam vencidos.

7- Geração e Integração do Borderô

Após preenchimento dos campos obrigatórios da aba Dados para débito, basta clicar no botão Gerar Bordêro, para ocorrer a liquidação do(s) título(s) ( tela movimentação de título de contas a pagar).

Conforme os prints abaixo.

Borderô gerado.

8 – Impressão de Recibo

Caso deseje imprimir o recibo do borderô gerado para seu fornecedor as especificações da liquidação dos títulos, clique no botão Imprimir.

Funcionalidade: O recibo detalha a liquidação dos títulos, servindo como comprovante formal para o fornecedor.

🧭 Dica:

Para saber mais da Rotina de cancelamento do Borderô de Pagamento gerado, clique aqui

Para identificar se o título encontra-se Liquidado e reverter o processo clique aqui.

Em caso de necessidade de informações adicionais, nossa equipe do suporte está disponível através dos seguintes canais:

Chat On-line: atendimento direto para esclarecimento de dúvidas rápidas.

Central de Ajuda: abertura de tickets ou tarefas para o Suporte Técnico na área Help Desk Novo.

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