Como Configurar o Procedimento de Aprovação de Orçamento de Compras Para Um Usuário ?

Data Publicação: 19/08/13
Autor Publicação: Triplos Tecnologia
Data Atualização: 23/10/25

🔸 Importante: Antes de iniciar a configuração do procedimento, você deverá determinar quais grupos de produtos o usuário será responsável.

Para configurar o procedimento, você deverá primeiro acessar o menu Fiscal > Recursos Humanos > Cadastros > Cadastro de Funcionários e cadastrar um funcionário  e após cadastrá-lo acessar o menu Sistema > Painel de Controle > Cadastro de Usuários e associar o funcionário a um usuário  associar o funcionário a um usuário.

Com o funcionário cadastrado e devidamente associado ao usuário, acesse a opção do menu abaixo: Fiscal > Recursos Humanos > Cadastros > Cadastro Procedimentos de Funcionários

A tela Cadastro Procedimento de Funcionário é fundamental para definir as regras e as alçadas de aprovação ou processamento que um funcionário pode exercer dentro do sistema, vinculando-o a um Centro de Custo (CC) específico

Ao Acessar a tela Cadastro Procedimento de Funcionário e inserir um tipo de Procedimento selecione o procedimento 2 depois clicar no botão (+)Novo, será aberta uma janela para que novos procedimentos podem ser criados. Na seção “Configurações do Processamento”

1 – Seção de Cabeçalho e Identificação

  • Empresa/Filial: Campo Obrigatório. Selecione a empresa/filial onde o procedimento será configurado. O sistema exibe o nome da empresa e o código;
  • Funcionário: Campo Obrigatório. Selecione o funcionário que será parametrizado para este procedimento;
  • Nível Aprov.: Define o nível de aprovação ou alçada que o funcionário possui (Ex: 1, 2, 3, etc.), ou seja, Nível Aprovação determina qual é o nível de aprovação do funcionário e deve ser utilizado quando o procedimento for um procedimento de aprovação e quando esta aprovação precisar de mais de um funcionário aprovando o mesmo processo;
    • O campo Nível Aprov. é utilizado para estabelecer uma ordem hierárquica no fluxo de aprovação, como no caso do procedimento de Aprovação de Orçamento de Compras.
    • Gerente Comercial: Primeiro a aprovar a negociação com o fornecedor, nível 1.
    • Gerente Financeiro: Segundo a aprovar, liberando o processo de acordo com o fluxo de caixa, nível 0
  • Tipo Limite: determina se haverá checagem de limite para aprovação, ou seja, se existir um valor limite para um gerente aprovar, então o tipo de limite deverá ser definido, podendo ter as seguintes opções:
    • Individual: Limite de aprovação por orçamento de compra, se o valor do orçamento ultrapassar o valor determinado, o aprovador não poderá aprovar;
    • Mensal: Limite de aprovação determinado ao mês, todo mês o usuário terá um valor limite de aprovação, sendo que suas aprovações serão acumuladas mensalmente;
  • Vlr. Limite: Informa o valor máximo que o funcionário está autorizado a aprovar/processar neste procedimento.
  • Exige Justificativa? Se marcado, exige que o funcionário insira um texto de justificativa ao realizar a aprovação ou processamento, para fins de auditoria.

2 – Alocação de Centros de Custo para Processamento

Esta é a seção principal da tela, onde se define quais Centros de Custo o funcionário está autorizado a gerenciar ou aprovar.

2.1 – Centro de Custo da Empresa (Esquerda)

  • Função: Exibe a lista completa de todos os Centros de Custo cadastrados e ativos na empresa/filial selecionada.
  • Comportamento: O usuário deve selecionar um ou mais Centros de Custo desta lista.

2.2 – Centro de Custo do Processamento (Direita)

  • Função: Exibe apenas os Centros de Custo para os quais o funcionário possui permissão de processamento ou aprovação, conforme o procedimento que está sendo configurado.
  • Comportamento: Os Centros de Custo selecionados na lista da esquerda devem ser movidos para a lista da direita usando as setas de movimentação (ver seção 3).

3 – Controles de Movimentação de Centros de Custo

As setas localizadas entre as duas listas de Centros de Custo definem a alocação:

  • >> Mover Todos para a Direita: Move todos os Centros de Custo da lista da Empresa para a lista de Processamento do funcionário;
  • > Mover Selecionado para a Direita: Move o Centro de Custo selecionado da lista da Empresa para a lista de Processamento do funcionário;
  • < Mover Selecionado para a Esquerda: Remove o Centro de Custo selecionado da lista de Processamento, desvinculando-o do funcionário;
  • << Mover Todos para a Esquerda: Remove todos os Centros de Custo da lista de Processamento, desvinculando-os do funcionário.

4 – Botões de Ação

  • Salvar: Registra o procedimento de funcionário e suas respectivas alocações de Centro de Custo e limites;
  • Limpar: Limpa todos os campos do pop-up “Procedimento de Funcionário” para iniciar uma nova configuração.


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