Cadastro de Condição de Pagamento

A condição de pagamento indica a negociação realizada em uma compra ou venda e determina como o pagamento será realizado. Sempre que você está negociando o fechamento de uma venda, é feito um acordo relacionado a como o cliente irá realizar o pagamento.

O que são condições de pagamento

As condições de pagamento possibilitam o controle de datas, descontos, documentos e encargos aplicáveis quando pagamentos são liquidados em uma conta. Por exemplo, as condições de pagamento podem ser usadas para calcular a data de vencimento do pagamento de cada fatura.

É possível criar vários conjuntos de condições de pagamento, cada qual identificado por um código/nome de condições de pagamento.

Você pode atribuir uma condições de pagamento, a determinadas transações; você atribui um conjunto de condições de pagamento a um cliente ou fornecedor. As condições de pagamento são usadas para calcular automaticamente os detalhes default de liquidação nas transações do cliente ou do fornecedor.

Para Vincular uma determinada condição de pagamento à um Cliente/Fornecedor Consulte Vincular Condição Pagto Padrão no Cadastro de Unidade de Negócio para obter informações sobre como identificar as condições de pagamento que forma definidas Cliente/Fornecedor.

Acessando a tela cadastro de condição de pagamento.
Acesse o menu Sistema / Cadastros Gerais / Básicos / Cadastro de Condição de Pagamento.

As condições de pagamento são definidas da seguinte maneira: 

Cada detalhe configurado nas condições de pagamento determina como o pagamento calculado.

Por exemplo, um detalhe das condições de pagamento poderá determinar como será calculada a data de vencimento de um pagamento.

Outro poderá determinar o tipo do vencimento.

Outro, ainda, poderá atribuir de acordo com tipo de contagem de dias.

Todos este detalhes entraremos mais a fundo sobre sua funcionalidade.

Descrição
Identifica o nome dado a condição de pagamento. Por exemplo (Á Vista, 30 Dias, 20/ 30/ 40 e por ai adiante).
Tipo Contagem de Dias

Vale Saber

Os tipos de contagem baseia-se no Nº de dias de determinada parcela. Por exemplo, suponhamos que a condição À VISTA, possui Nº dias igual 15 e o “tipo Contagem de Dias” está para “A partir do Faturamento”. Passa a contar 15 dias a partir do momento que foi faturado. Portanto temos as seguintes variações de Tipo Contagem de Dias.

  • A partir do faturamento: contagem a partir do dia do faturamento.
  • Fora a semana: contagem passa a ser feita fora a semana em que está sendo feito o lançamento.
  • Fora dezena: imagine separando o mês em dezena, então a contagem é feita fora a dezena em que foi feito o lançamento.
  • Fora a quinzena: A contagem é feita fora a quinzena em que foi feito o lançamento.
  • Fora Mês: a contagem é feita fora o mês em que foi feito, passa a contar no próximo mês a contar do dia em que foi feito o lançamento.
  • Contra Apresentação: Recebe no mesmo dia em que é feito o faturamento e consequentemente entregue a mercadoria. Ex: Pagou retirou!

À Vista: será de acordo com os dias que definir como a vista, podendo ser de 0 aos dias que for definido pela organização. Passa a partir do momento em que faturou.


Nº Parcelas:
Neste campo será definido o número de parcelas que a condição de pagamento conterá, por exemplo uma condição 30/60/90 possui 3 parcelas.

Dia do Mês p/ Vencto: Poderá ser definido neste campo o melhor dia para vencimento. Por exemplo, todo dia 10.

Total Porcentagem Cond.: Neste campo sempre será 100% (O motivo é o fato do percentual total de todas parcelas equivaler a 100% – ilustrado na imagem)

Calcula Despesas Financeira: Quando esta flag é marcada, o usuário poderá determinar um Percentual de Juros ao mês “Perc. Juros:” e além disso definir o tipo de Juros, se “Composto” ou “Simples”

Considerar Somente Dias Úteis: Marcando esta flag, você determinará que somente será considerados os dias úteis.

Altera Vencimentos: Marcando esta flag, será permitida a alteração da data de vencimento.

Exige Aprovação Financeiro: A condição passará por aprovação financeira. (Aprovação Comercial e Financeira de Pedidos de Vendas | MaxSales e MaxManager – E.R.P. MaxManager)

Incluir ICMS ST integralmente na primeira parcela (somente venda): Se for habilitado possibilita a inserção de ICMS ST integral na primeira parcela, lembrando que somente para vendas.

Tipo do Vencimento: Poderá utilizar nas condição se irá Antecipar, Manter, ou Prorrogar de acordo com a condição criada. (Caso o vencimento coincida com um final de semana ou feriado já cadastrado em sistema)

Status Cond. Pag:“Liberada” disponível para ser usada, e “Bloqueada” caso não deseje mais trabalhar com esta opção de pagamento.

Incidência:
       -Compras:Será utilizada apenas em negociações de compras.
       -Vendas: Será utilizada apenas em negociações de vendas.
       -Ambas: Será utilizada em ambas negociações. (Compra e Venda)
       -Utiliza em Cotação Online: Fica disponível para seu fornecedor visualizar quando enviar uma cotação online para ele.

Adicionando as Parcelas:

Veja neste exemplo abaixo como criar as parcelas que configuramos anteriormente.

 

 


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