Aprovação Comercial e Financeira de Pedidos de Vendas | MaxSales e MaxManager

Regras de Aprovações

Antes de aprofundamos sobre o funcionamento, é importante saber que para habilitar forma de aprovações comerciais será necessário respeitar algumas regras de configurações.

MAXSALES, temos as seguinte configurações:

As configurações necessárias para que Supervisores sejam acionados para aprovar pedidos que possam ser bloqueados

  • Configuração do parâmetro 16 – Habilitar validação comercial e financeira para gerar pedido no MaxSales para “S”.
  • IMPORTANTE: Temos também o parâmetro 15, ele será inutilizado.

MAXMANAGER, temos as seguinte configurações:

Neste caso para que as regras de validações do pedido de venda possam ser acionadas no MaxManager, tanto para um pedido de venda lançado diretamente no MaxManager como para um pedido de venda vindo do MaxSales, mesmo que já aprovado lá, os procedimentos de validações deverão estar configurados e deverão ter os seus aprovadores definidos.

Configurações necessárias para que Supervisores e Vendedores/(representantes) sejam acionados para aprovar pedidos que possam ser bloqueados

Será necessário configurar os procedimentos e aprovadores tanto para Comercial tanto para Financeiro:

Cadastro de Procedimentos: (Sistema > Painel de Controle > Cadastro de Procedimento).

  • 16 – Aprovação Financeira dos Pedidos de Venda.
  • 23 – Aprovação Comercial Pedidos de Venda.

Cadastro Procedimentos de Funcionários: (Fiscal > Recursos Humanos > Cadastros > Cadastro Procedimentos de Funcionários).

  • 16 – Aprovação Financeira dos Pedidos de Venda.
  • 23 – Aprovação Comercial Pedidos de Venda.

IMPORTANTE: Quando os procedimentos de aprovações do pedido de venda estão ligados, primeiro são analisadas e bloqueadas as regras comerciais e depois de aprovadas é que serão analisadas as regras financeiras, portanto primeiro o pedido precisa ser aprovado no procedimento comercial para após, ser aprovado no procedimento financeiro.


Comercial / Vendas / Lançamentos / Aprovação Comercial Pedido de Vendas.
Comercial / Vendas / Lançamentos / Aprovação Financeiro Pedido de Venda.

Funcionamento das aprovações na prática e seus bloqueios 

Dentro do processo do MAXSALES serão executadas as seguintes regras de validações:

  1. Parâmetro por filial 219: Quando o valor do pedido de venda for menor que o valor mínimo do pedido de venda:  Se o valor total do pedido lançado, for menor que o valor estabelecido no Parâmetro por Filial (Sistema / Cadastros Gerais / Básicos / Cadastro de Parâmetro por Filial) 219 no MaxManager, o pedido será bloqueado. Na Ilustração abaixo, onde foi realizada a configuração do parâmetro 219, posteriormente realizado o lançamento de um pedido no MaxSales, na sequência das imagem é possível observe o bloquei comercial que este pedido sofreuApós este pedido ser Processado e enviado do MaxSales para o MaxManager, este também sofrerá bloqueio comercial conforma ilustração abaixo:
  2. Parâmetro por filial 283 e 294: Quando o tipo de frete Despacho/Redespacho for CIF: Quando o tipo do frete no pedido de venda for CFI (por conta do emitente) e os parâmetros por filial (Sistema / Cadastros Gerais / Básicos / Cadastro de Parâmetro por Filial) 283 – Bloqueio Frete Despacho por Conta do Emitente e 294 – Bloqueio Frete Redespacho por Conta do Emitente estiverem configurados com o valor “S” o pedido será bloqueado.
  3. Política do Produto: Quando configurado desconto máximo permitido do item: Se o desconto máximo permitido, cadastrado na tela de Cadastro de Politica de Produtos (Suprimentos / Estoque e Almoxarifado / Cadastros / Cadastro de Políticas do Produto) no MaxManager, for excedido, o pedido será bloqueado.
  4. Política do Produto: Quando configurada a quantidade mínima de venda do item: Se a quantidade vendida no pedido de venda for menor que a quantidade mínima configurada no cadastro de Politica do Produto (Suprimentos / Estoque e Almoxarifado / Cadastros / Cadastro de Políticas do Produto) no MaxManager.
  5. Condição de Pagamento: Quando a condição de pagamento (Sistema / Cadastros Gerais / Básicos / Cadastro de Condição de Pagamento) do pedido for maior que o prazo médio para vendas do vendedor – Cadastro do Vendedor: Quando o prazo médio de pagamento, calculado pela condição de pagamento utilizada no pedido de venda, for maior que o prazo médio permitido para o vendedor, cadastrado no cadastro de vendedores (Sistema / Cadastros Gerais / Básicos / Cadastro de Vendedor), o pedido será bloqueado.
  6. Condição de Pagamento: Quando a condição estiver configurada para Exigir Aprovação Financeira: Se a condição de pagamento (Sistema / Cadastros Gerais / Básicos / Cadastro de Condição de Pagamento) utilizada estiver configurada para exigir aprovação financeira, o pedido será bloqueado.
  7. Controle de Crédito de Clientes: Quando a posição financeira do cliente estiver sem saldo limite para utilização: Quando o cliente estiver sem limite de crédito disponível ou se estiver com títulos vencidos, o pedido será bloqueado.

Somente após os pedidos serem aprovados no MaxSales é que eles serão disponibilizados no MaxManager!!!

Dentro do processo do MAXMANAGER serão executadas as seguintes regras de validações:

Regras de Validações Analisadas no Procedimento de Aprovação Comercial

  1. Parâmetro por filial 219: Quando o valor do pedido de venda for menor que o valor mínimo do pedido de venda:  Se o valor total do pedido lançado, for menor que o valor estabelecido no Parâmetro por Filial (Sistema / Cadastros Gerais / Básicos / Cadastro de Parâmetro por Filial) 219 no MaxManager, o pedido será bloqueado.
  2. Parâmetro por filial 283 e 294: Quando o tipo de frete Despacho/Redespacho for CIF: Quando o tipo do frete no pedido de venda for CFI (por conta do emitente) e os parâmetros por filial (Sistema / Cadastros Gerais / Básicos / Cadastro de Parâmetro por Filial) 283 – Bloqueio Frete Despacho por Conta do Emitente e 294 – Bloqueio Frete Redespacho por Conta do Emitente estiverem configurados com o valor “S” o pedido será bloqueado
  3. Política do Produto: Quando configurada a quantidade mínima de venda do item: Se a quantidade vendida no pedido de venda for menor que a quantidade mínima configurada no cadastro de Politica do Produto (Suprimentos / Estoque e Almoxarifado / Cadastros / Cadastro de Políticas do Produto) no MaxManager.

4. Política do Produto: Quando configurado desconto máximo permitido do item: Se o desconto máximo permitido, cadastrado na tela de Cadastro de Politica de Produtos (Suprimentos / Estoque e Almoxarifado / Cadastros / Cadastro de Políticas do Produto) no MaxManager, for excedido, o pedido será bloqueado.

5. Condição de Pagamento: Quando a condição estiver configurada para Exigir Aprovação Financeira: Se a condição de pagamento (Sistema / Cadastros Gerais / Básicos / Cadastro de Condição de Pagamento) utilizada estiver configurada para exigir aprovação financeira, o pedido será bloqueado.

6. Condição de Pagamento: Quando a condição de pagamento do pedido for maior que o prazo médio para vendas do vendedor – Cadastro do Vendedor: Quando o prazo médio de pagamento, calculado pela condição de pagamento utilizada no pedido de venda, for maior que o prazo médio permitido para o vendedor, cadastrado no cadastro de vendedores (Sistema / Cadastros Gerais / Básicos / Cadastro de Vendedor), o pedido será bloqueado.Comercial / Vendas / Lançamentos / Aprovação Comercial Pedido de Vendas

Regras de Validações Analisadas no Procedimento de Aprovação Financeira

  1. Controle de Crédito de Clientes: Quando a posição financeira do cliente estiver sem saldo limite para utilização: Quando o cliente estiver sem limite de crédito disponível ou se estiver com títulos vencidos ou ainda quando o cliente estiver bloqueado, o pedido será bloqueado.

 


Também, estaremos à disposição no Chat On-Line, caso necessite de alguma informação adicional, ou através do endereço no link abaixo para abertura de tickets/tarefas para o Suporte Técnico na Área Help Desk Novo, conforme endereço abaixo:
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