Como funciona o processo compensação do contas a pagar de títulos de pagamento antecipado e de créditos de saída devolução de Fornecedor?

Essa Implementação está disponível na versão 2.22.0.10876

O MaxManager possui o controle e processo de compensação de títulos, tanto para os casos de recebimento antecipado bem como para créditos gerados pelas devoluções de clientes.

Pagamento Antecipado de Fornecedor

Para saber como fazer pagamento antecipados de clientes e também como configurar os parâmetros necessários para o processo, clique aqui.

Nota Fiscal de Saída de Devolução de Fornecedor

Para saber como funciona o processo de saída de devolução de clientes e também como configurar os parâmetros necessários para o processo, clique aqui.

Compensação de Títulos do Contas a Pagar

Após o título de antecipação ou de devolução ter sido gerado, você poderá compensá-lo com algum título já existente do seu cliente, para a compensação, será necessário configurar os parâmetros utilizados pelo processo.

Configurando os Parâmetros Necessários Para a Compensação Por Antecipação de Clientes

Parâmetro: 86

Descrição: Tipo de movimento do contas a pagar para baixar o saldo dos créditos de fornecedores (compensação do título de crédito)
Objetivo: Tipo de movimento de baixa da compensação no contas a pagar, utilizado para deduzir o saldo dos títulos de créditos dos fornecedores.

O parâmetro 86 deverá armazenar o tipo de movimento de entrada do contas a pagar, que será utilizado pelo processo de compensação para efetuar a liquidação dos títulos de crédito gerados pelo borderô de pagamento antecipado ou pela saída das notas fiscais de devolução.

Este parâmetro será utilizado tanto para o título de crédito gerado pela antecipação como para o título de crédito gerado pela devolução, não há necessidade de distinção deste tipo de movimento para as operações, pois o mesmo só será necessário para liquidação do título antecipado, não tenho impacto nas contabilizações.

Sistema / Cadastros Gerais / Básicos / Cadastro de Parâmetro por Filial

O tipo de movimento utilizado neste parâmetro deverá ser configurado conforme exemplo da imagem abaixo, não sendo necessária nenhuma configuração de integração, visto que ele será utilizado apenas para baixar o título do recebimento antecipado ou da devolução.

Financeira / Contas a Pagar / Cadastros / Cadastro Tipos de Movimento

Código: 402

Descrição: Tipo de movimento de baixa por compensação de antecipação de fornecedores no contas a pagar.
Objetivo: Tipo de movimento que irá baixar por compensação de pagamento antecipado o título do fornecedor no contas a pagar selecionado para compensação.

O parâmetro 402 deverá armazenar o tipo de movimento de baixa do contas a pagar, que será utilizado pelo processo de compensação para efetuar a liquidação dos títulos em aberto do fornecedor que foram selecionados para compensação por crédito gerados por antecipação. Este tipo de movimento não precisará estar configurado para integrar o financeiro, visto que o processo de compensação não impactará no extrato da conta corrente.

O tipo de movimento utilizado neste parâmetro, deverá ter a configuração conforme a imagem abaixo, devendo considerar que, se você trabalha com a contabilidade integrada, então deverá selecionar a opção Integra Contabilidade, para que o lançamento contábil seja gerado no processo de integração do contas a pagar.

A classificação contábil do tipo de movimento acima, poderá ser configurada conforme a imagem abaixo, observando os seguintes detalhes:

  • Você pode definir a conta contábil de débito como sendo a conta contábil do passivo que recebeu a antecipação do cliente, a mesma conta contábil definida na classificação contábil do tipo de movimento do pagamento antecipado sendo que lá a conta foi classificada a crédito e neste tipo de movimento será classificada a débito.
  • A conta contábil a crédito deverá ser deixada vazia, desta forma o MaxManager irá considerar como conta contábil a crédito, a conta definida para o seu cliente no cadastro de unidades de negócio (ver imagens abaixo).

Configurando os Parâmetros Necessários Para a Compensação Por Devolução de Clientes

Código: 87
Descrição: Tipo de movimento de baixa por compensação de devolução de fornecedores no contas a pagar
Objetivo:    Tipo de movimento que irá baixar por compensação por devolução o título do contas a pagar selecionado para compensação.

O parâmetro 87 deverá armazenar o tipo de movimento de baixa do contas a pagar, que será utilizado pelo processo de compensação para efetuar a liquidação dos títulos em aberto do fornecedor que foram selecionados para compensação por créditos gerados por devolução. Este tipo de movimento não precisará estar configurado para integrar o financeiro, visto que o processo de compensação não impactará no extrato da conta corrente, e também não deverá estar configurado para integrar a contabilidade, visto que a integração contábil da devolução é executada pela integração contábil da nota fiscal de saída de devolução.

O tipo de movimento utilizado neste parâmetro deverá ser configurado conforme o exemplo abaixo, observando que não deverá ser selecionada a opção para Integrar a Contabilidade, visto que integração contábil da devolução é executada pela nota fiscal, a compensação será somente financeira.

Executando a Compensação de Créditos de Clientes

Após os parâmetros serem configurados, você poderá efetuar a compensação dos títulos, para isto basta acessar a opção Financeira / Contas a Pagar / Movimentações / Compensações / Compensação de Títulos Contas a Pagar.

No processo de compensação, não importará se você está compensando um crédito gerado por um pagamento antecipado ou por uma devolução, visto que toda parametrização já foi executada anteriormente.

Ao entrar na tela, selecione a empresa/filial e o fornecedor desejado, ao selecionar o fornecedor serão preenchidos os quadros com os créditos disponíveis do lado esquerdo e com os títulos disponíveis para compensação do lado direito, conforme imagem abaixo.

 

Selecione o crédito e em seguida o título que deverá ser baixado pelo crédito, observe que é permitida a compensação parcial de valores, após isto informe a data da compensação e clique em compensar.

A compensação dos títulos utilizará automaticamente os tipos de movimentos configurados nos parâmetros para os títulos de crédito de antecipação e para os de devolução, portanto tenha certeza de que os parâmetros estejam configurados corretamente antes de executar os processos.

Após informar os dados, clique no botão Compensar e os títulos serão compensados com os tipos de movimento selecionados.

Título de Crédito do Pagamento Antecipado:

Título do Fornecedor que Foi Compensado Com o Crédito da Antecipação:

Integração Contábil da Compensação por Antecipação de Fornecedores

O relatório abaixo demonstra como ficará a integração contábil de um pagamento antecipado e da sua compensação executada pelo processo acima.
Fiscal / Contabilidade / Integração Contábil / Consistência dos Lançamentos Integrados

Integração Contábil da Compensação por Devolução de Fornecedor

Abaixo um processo de integração contábil de uma compensação de crédito gerado por devolução de cliente.

Título Gerado Pela (Saída) de Devolução

Compensação do Crédito

Contabilização da Nota Fiscal de Saída de Devolução de Compra

Financeira / Contas a Pagar / Relatórios / Contábeis / Extrato Movimentação de Fornecedores
Financeira / Bancos e Caixa / Relatórios / Extrato de Conta Corrente

 


Também, estaremos à disposição no Chat On-Line, caso necessite de alguma informação adicional, ou através do endereço no link abaixo para abertura de tickets/tarefas para o Suporte Técnico na Área Help Desk Novo, conforme endereço abaixo:
Entrando Em Nossa Central de Ajuda

Suporte Técnico
Triplos Tecnologia.
+55 (16) 3371-1177
 suporte@triplos.com.br

www.triplos.com.br
| O Sistema ERP fácil de usar |

** Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE **

Compartilhe!

Isso pode te interessar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *