Pagamento Antecipado de Fornecedor

Essa Implementação está disponível na versão 2.22.0.10876

Existirão situações em que optará por fazer o pagamento antecipado de valores de seus fornecedores, mesma antes de ter realizado a compra, ou seja, antes mesmo de dar entrada da compra no sistema.

Para realizar o pagamento do valor antecipado de maneira correta, é preciso primeiro verificar se as configurações do processo de pagamento antecipado, estão configuradas corretamente.

Configurando os Parâmetros de Pagamento Antecipado

Lembrando que, para verificar os parâmetros o usuário deverá ter acesso ao cadastro de parâmetro por filial do MaxManager, caso não tenha, solicite ao responsável pelo ERP de sua empresa que analise e configure os parâmetros de acordo com sua necessidade.

 ATENÇÃO!!! a configuração dos parâmetros deve ser feita por uma pessoa habilitada, pois uma confguração errada poderá gerar resultados catastróficos nos processos.

Para acessar o Cadastro de Parâmetro por filial, selecione a opção no caminho Sistema / Cadastros Gerais / Básicos / Cadastro de Parâmetro por Filial.

Parâmetro: 106
Descrição: 
Tipo de movimento entrada duplicatas de créditos no contas a pagar, utilizada para pagamentos antecipados
Objetivo:
Selecione o tipo de movimento que será gerado na integração de um borderô de pagamento antecipado de cliente na geração do título de crédito no contas a pagar, e o tipo de movimento de entrada das duplicatas de crédito de antecipação a fornecedores no contas a pagar.

O parâmetro 106 deverá armazenar o tipo do movimento do contas a pagar que será gerado para o título quando o borderô de pagamento antecipado for integrado, não é necessário que o tipo de movimento esteja configurado para integrar o banco, visto que o processo de integração do pagamento antecipado gerará a integração com a conta corrente automaticamente, independente da configuração do tipo de movimento.

No exemplo acima, o tipo de movimento selecionado para o parâmetro 106, foi o Pagamento Antecipado A PAGAR (do contas a pagar), para ser selecionado este tipo de movimento já deverá estar cadastrado e configurado corretamente no cadastro de tipos de movimento do contas a pagar.

Para cadastrar ou consultar o tipo de movimento do contas a pagar, acesse a partir do caminho a seguir: Financeira / Contas a Pagar / Cadastros / Cadastro Tipos de Movimento.

O tipo de movimento que usuário cadastrar, deverá estar configurado conforme abaixo, para que todos os processos sejam executados corretamente.

Classificação Contábil do Tipo de Movimento

Este tipo de movimento poderá ser classificado para gerar os lançamentos contábeis conforme a imagem abaixo, sendo que para acioná-la, basta clicar no botão Conta Contábil da tela de Cadastro de Tipo de Movimento:

Caso você não deseje vincular à conta contábil a crédito na classificação contábil do tipo de movimento, pode também deixá-lo vazio, assim como a conta a débito, fazendo isto, no momento da integração contábil o MaxManager irá considerar a conta contábil que estiver classificada no cadastro do seu fornecedor, no campo de Adto.Fornec, conforme figura abaixo:

Desta forma, se existir uma conta contábil a crédito classificada no tipo de movimento, será ela a utilizada, caso contrário, será considerada a conta contábil do cadastro de unidades de negócio.

Parâmetro: 50
Descrição: 
Espécie de títulos gerado por recebimento antecipado de clientes no contas a receber ou por pagamento antecipado de fornecedor no contas a pagar.
Objetivo:
Selecione a espécie do título que será utilizado na integração do borderô de recebimento antecipado de cliente no CONTAS A RECEBER ou no borderô de pagamento antecipado de fornecedores no CONTAS A PAGAR, para criar o título de antecipação.

O parâmetro 50 deverá armazenar a espécie do título do contas a pagar que será gerado para o título quando o borderô de pagamento antecipado for integrado, esta espécie determinará que o título é um título antecipado, tendo o seu tratamento adequado com as regras de antecipação do Maxmanager.

A espécie do título será determinante para que, quando for feita a integração contábil do pagamento antecipado ou mesmo da sua compensação, o título do contas a pagar sendo da espécie Antecipação, o MaxManager irá utilizar a conta contábil do cadastro de unidades de negócio que estiver classificada no campo Adto.Fornec., conforme imagem acima.

A espécie do título do contas a pagar deve ser cadastrada em Financeira / Contas a Receber / Cadastros / Espécies de Títulos do Financeiro e deve ser configurada conforme imagem abaixo, devendo observar o campo Classificação, sendo necessário deixá-lo como “Antecipado”.

Como Fazer o Pagamento Antecipado

É importante que os parâmetros tipo de movimento, e espécie do título estejam configurados para o bom funcionamento e para que possa executar o processo de Borderô de Pagamento por Antecipação.

Para gerar o borderô de pagamento antecipado, acesse a opção Financeira / Contas a Pagar / Borderô de Pagamento / Borderô de Pagamento por Antecipação.

Ao entrar no borderô, selecione a empresa/filial e o cliente desejado, o número do documento não precisará ser informado pois ele será gerado automaticamente, informe a data do pagamento, a moeda do valor e o valor total recebido do fornecedor.

Na aba de pedidos, serão listados todos os pedidos de compra em aberto do fornecedor, ou seja, aqueles que ainda não foram faturados, caso deseje relacionar o pagamento antecipado a um pedido de compra ainda não faturado, basta selecionar a caixa de seleção da linha do pedido e marcar o “Valor da Parcela” a ser antecipada, lembrando que esta seleção NÃO É OBRIGATÓRIA, caso não deseje relacionar, basta ignorar a aba.

Na aba de Dados Borderô, você deverá informar o banco e a conta corrente que o pagamento entrou ou que irá entrar.

Após informar os dados da forma de Pagamento, clique no botão Gerar Borderô e confirme a geração clicando em OK.

Se desejar, após a geração do borderô, você poderá emitir um recibo comprovando o pagamento do valor.

Financeira / Contas a Pagar / Borderô de Pagamento / Emissão de Documentos e Recibo.


Após gerar e imprimir o Borderô de pagamento por antecipação, será gerado o título antecipado no contas a pagar e também o informativo do movimento na conta corrente

Além do título gerado no contas a Pagar, o valor será demonstrado no extrato de sua conta corrente ou Extrato Movimentação de Fornecedores.

Financeira > Contas a Pagar > Relatórios > Contábeis > Extrato Movimentação de Fornecedores
Financeira > Bancos e Caixa > Relatórios > Extrato de Conta Corrente

Analisando a Integração Contábil

Após ter integrado o borderô de pagamento antecipado e os valores terem sido integrados, você poderá processar a integração contábil do módulo do Contas a Pagar para verificar os lançamentos integrados na contabilidade.

Para isto acesse o menu Fiscal / Contabilidade / Integração Contábil / Integração Contábil selecione a empresa/filial, o período desejado, clique em Pesquisar, selecione o módulo do Contas a Pagar e clique em Processar.

Após executar a integração contábil do movimento, você poderá conferir os dados contábeis gerados através do relatório Fiscal / Contabilidade / Integração Contábil / Consistência dos Lançamentos Integrados.

Com a seleção acima, o relatório será impresso conforme imagem abaixo, onde você poderá observar as contas contábeis utilizadas para gerar a integração contábil.

 


Também, estaremos à disposição no Chat On-Line, caso necessite de alguma informação adicional, ou através do endereço no link abaixo para abertura de tickets/tarefas para o Suporte Técnico na Área Help Desk Novo, conforme endereço abaixo:
Entrando Em Nossa Central de Ajuda

Suporte Técnico
Triplos Tecnologia.
+55 (16) 3371-1177
 suporte@triplos.com.br

www.triplos.com.br
| O Sistema ERP fácil de usar |

** Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE **

Compartilhe!

Isso pode te interessar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *