Comércio Exterior o que é?
Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles, engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.
O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.
Estas regras são de âmbitos nacionais, criadas para disciplinar e orientar tudo o que diz respeito a entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação. Estas regras refletem diretamente em questões como:
- Tributária;
- Comercial;
- Financeira;
- Administrativa, e por fim;
- Aduaneira.
A profissão inclui conhecimentos e partes burocráticas que envolvem:
- Logística;
- Trâmites de pagamento e de conversão das moedas;
- Regularização de toda a documentação necessária;
- Garantia do cumprimento das leis são ofícios do Comércio Exterior.
O Resultado gerado pela área de comex, impacta diretamente no PIB que é o Produto Interno Bruto que se dá devido a variação da Balança Comercial.
PIB é a soma de todos os bens e serviços finais de um país em valores monetários em um determinado período, portanto o seu maior objetivo é avaliar a atividade econômica de determinada região e seu nível de riqueza. Aqui no Brasil, o PIB é calculado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Alguns termos do Comércio Exterior
- A Balança Comercial representa as transações comerciais com o exterior. Ela é calculada de acordo com a diferença entre as exportações e importações;
- Superávit: Quando as exportações são maiores que as importações, dizemos que a Balança está positiva, gerando um Superávit. Tal condição é excelente para o país, uma vez que significa que o produto nacional está sendo bem vendido lá fora;
- Déficit: Se as importações forem maiores que as exportações, a Balança se torna negativa e gera um déficit na Economia, pois significa que o país está comprando mais do que está vendendo;
- IMPORTAÇÃO: entrada de mercadorias e saída de dívidas do país;
- EXPORTAÇÃO: saída de mercadorias e entrada de divisas no país;
- DIVISAS: moeda conversível no âmbito internacional (Dólar e Euro);
- AD Valorem: Taxa de seguro cobrada sobre tarifas de frete ou alfandegárias proporcionais ao valor dos produtos da operação (nota fiscal);
- NCM: Nomenclatura Comum do Mercosul, código usado nos documentos de comércio exterior;
- ELQ: Economic Logistic Quantity (Quantidade Logística Econômica). Quantidade que minimiza o custo logístico;
- Flatbed: Se trata de uma cama de Flat Rack. O transporte de cargas Breakbulk, em alguns casos, também pode ser feitos em navios de contêiner.
- Fatura Comercial: Fatura Comercial é o documento de natureza contratual que espelha a operação de compra e venda entre o importador e o exportador. Usualmente, é mais comum encontrar sua definição em inglês: Commercial Invoice ou, simplesmente, Invoice.
- O que é Fatura Pro Forma ou Proforma Invoice: É o documento resultante do processo de negociação entre o exportador e o importador. Diferentemente da lista de preços ou do recebimento de uma simples solicitação de cotação, a Fatura Pro Forma indicará os detalhes acordados daquela compra específica, com todas as informações atinentes a ela.
- Packing List (Romaneio): Relação de mercadorias ou volumes;
- RO-RO: RO-RO é toda carga autopropelida ou rebocável seja sobre esteiras ou pneus e transportada por navios especializados. O ponto forte deste serviço é a versatilidade, pois além das cargas rolantes, pode-se transportar uma vasta gama de cargas estáticas;
- Bulk Cargo – Carga à granel, ou seja, sem embalagem;
- Bulk Carrier – Navio graneleiro, ou seja, próprio para o transporte de cargas à granel;
Modalidades de Transporte
Dentro de Comex, existem modalidades exclusivas de transportes, como a Aquaviária, conhecida também por Hidroviária, que utiliza a água para o transporte. Ele ainda pode ser categorizado como:
- Marítimo: Quando acontece sobre mares e oceanos, onde se utilizam navios para o transporte de cargas.
- Fluvial: Transporte que utiliza os rios para o transporte, geralmente feitos através de barcos;
- Lacustre que é quando o transporte é feito através de lagos e lagoas.
Ainda existe o modal Rodoviário que é responsável por 75% da distribuição de cargas, este modal, normalmente transporta insumos e mercadorias industrializadas. Este é o modal que mais cresce desde a década de 50, por meio de caminhões e carretas pelas estradas do país.
Já o modal Ferroviário é indicado para transportar cargas com volumes muito grandes e que precisam ser deslocados por longos trajetos. Normalmente, é combinado com outros modais, como por exemplo o rodoviário por causa da pouca flexibilidade de local já que o carregamento chega a um local fixo. Este modal é usado para mercadorias pesadas, como minério de ferro, siderúrgicos e agrícolas.
E claro, temos ainda o modal Aéreo. Ele busca cobrir longas distâncias, em territórios nacional e internacional, de forma ágil e rápida. Ainda que o modal tenha limites para volume, tamanho e quantidade de material transportado, ele é indicado para o carregamento de eletrônicos e outras mercadorias frágeis.
Sistemas de Comex
No Brasil existem alguns sistemas responsáveis por controlar e administrar as atividades referentes ao comércio exterior, como o Siscoserv e o Siscomex.
Siscoserv é o Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio. Já Exportações e Importações de Serviços são registradas no sistema Siscoserv.
Já Siscomex é Sistema Integrado de Comércio Exterior, uma ferramenta administrativa que inclui as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de Comércio Exterior. Com a chegada dele, foi possível inovar as operações, informatizando os controles existentes que antes eram feitos com uso de papel, carimbos e assinaturas. O Siscomex é responsável por controlar toda a negociação de mercadorias e bens com o exterior e você irá utilizar e muito esses dois sistemas, porém irá perceber que é a profissão conta com procedimentos e documentações extremamente burocráticas mas já existem sistemas que auxiliam e facilitam a geração dos mesmos.
Atualmente o Siscomex passa por uma grande reestruturação. Muitos Sistemas da Família Siscomex já foram ou estão sendo reestruturados e inseridos no Portal Único de Comércio Exterior, visando a criação de um fluxo único de comex.
O que é Logística Internacional?
A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.
Também, estaremos à disposição no Chat On-Line, caso necessite de alguma informação adicional, ou através do endereço no link abaixo para abertura de tickets/tarefas para o Suporte Técnico na Área Help Desk Novo, conforme endereço abaixo:
Entrando Em Nossa Central de Ajuda
Suporte Técnico
Triplos Tecnologia.
+55 (16) 3371-1177
suporte@triplos.com.br
www.triplos.com.br
| O Sistema ERP fácil de usar |
** Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE **