Como Utilizar o Planejamento de Produção MRP

O Planejamento de Produção MRP é uma ferramenta que visa aprimorar o processo de planejamento e controle da produção na empresa.

Esta ferramenta proporciona uma visão abrangente do processo produtivo, possibilitando a execução de simulações. Isso auxilia na tomada de decisão sobre o que e quando programar a produção, fornecendo também uma visão dos saldos de insumos em estoque. Essa visibilidade aprimora a análise da necessidade de compra ou produção de materiais.

Para acessar o Planejamento de Produção – MRP , você deverá utilizar a opção do menu Industrial > Produção > Lançamentos > Planejamento de Produção – MRP acessando esta opção será disponibilizada a tela abaixo:

 

 

INCLUINDO UM NOVO PLANEJAMENTO:

O processo se inicia com a inclusão de um novo planejamento. Ao clicar no botão “Adicionar Novo “, será exibida a seguinte tela para preenchimento:

Para iniciar um novo Planejamento de Produção, basta informar os seguintes dados na tela:

  • Filial
  • Descrição do Planejamento
  • Data do Planejamento

Após preencher esses campos e clicar em “Criar Planejamento”, o novo planejamento será criado com status “Digitando” e estará pronto para ser detalhado posteriormente.

INCLUINDO UM PRODUTO NO PLANEJAMENTO:

Na aba “Selecionar Produto”, você poderá selecionar o produto que deseja planejar a produção. Ao clicar no botão “Incluir”, as informações desse produto serão carregadas automaticamente, incluindo sua fórmula padrão, lead time, empenhos e consumo médio.

É feito o cálculo para a data de entrega das matérias-primas necessárias e, em seguida, a data de produção do produto intermediário é definida.

Ao clicar no botão “Analisar”, um modal é aberto, exibindo todos os produtos acabados e sua hierarquia. o modal é aberto conforme abaixo:

Este modal apresentará todos os produtos acabados e sua hierarquia.
Desta forma o usuário consegue visualizar toda a estrutura do produto, tanto a parte que será produzida como a parte que será usada das matérias primas. As colunas “Insumo / Produto Acabado“ e “Total Insumos“, serão fixas na rolagem (ao usar o scroll horizontal, estas colunas ficarão “travadas“, sobrepondo as outras), conforme exemplo:

Para criar uma solicitação de compra ou ordem de produção, é preciso marcar o checkbox da matéria prima na esquerda, ou no produto acabado no cabeçalho, e clicar no botão inferior na direita, “Atender Necessidade“:

Se alguma matéria prima estiver marcada, será aberto um modal para a seleção da condição de pagamento:

Sempre que um novo atendimento for realizado, será retornada uma lista contendo as informações da ordens e das  solicitações que foram geradas. Dessa forma, o usuário terá acesso aos detalhes da ordem o e da solicitação associada ao atendimento concluído.

Após criar um novo Planejamento de Produção, ele será exibido na tela principal com o status “Oficializado”, conforme ilustrado na imagem abaixo:

 

Compartilhe!

Isso pode te interessar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *