Essa melhoria está disponível na versão 2.21.0.10159
Foi realizada a implementação deste novo parâmetro, 388 – “Integrará o IPI à base de cálculo do PIS e COFINS quando o mesmo não for recuperável e a mercadoria for para revenda”, para situação na qual o usuário necessita realizar lançamento de entradas que integrará o IPI á base de cálculo do PIS e COFINS quando o mesmo não for recuperável e a mercadoria for para revenda.
Ou seja para que isso ocorra deverá ser configurado o Valor “SIM” no parâmetro 388, este indicará se a empresa fará a integração do valor IPI à base PIS e COFINS quando o mesmo não for recuperável, e além disso, o produto deverá estar configurado como “Mercadoria para Revenda”, esta somatória, somente irá ocorrer quando o parâmetro estiver ativo e os seguintes requisitos foram atendidos:
- Parâmetro “388 – Integrará o IPI à base de cálculo do PIS e COFINS quando o mesmo não for recuperável e a mercadoria for para revenda?” estiver marcado como “Sim“.
- NFe de entrada emitida pelo fornecedor destacando o IPI.
- CFOP de entrada utilizado no item, que faz a tributação de IPI, estiver marcado para não recuperar IPI.
- Produto que está sendo utilizado na entrada estiver cadastrado na filial em questão, como “Mercadoria para Revenda“.
- Produto que está sendo utilizado na entrada for de origem “Nacional“, ou seja, indicado nas origens de código 0, 3, 4, 5 e 8, para satisfazer as necessidades e requisitos para uma melhor experiência do utilizador/usuário.
Configurando o Parâmetro
Acesse o caminho Sistema / Cadastros Gerais / Básicos / Cadastro de Parâmetro por Filial, localize o parâmetro 388 e realize a configuração.
Configurando o Tipo de Terceiro
O tipo de terceiro, configurado para o cliente na tela cadastro de unidade de negócio deverá estar configurado para Calcular IPI, portando acesse o caminho: Sistema / Cadastros Gerais / Auxiliares / Cadastro de Tipo de Terceiro e verifique se as configurações estão corretas.
Configurando Cadastro de Naturezas de Operação Fiscal
O CFOP utilizado no item, que faz a tributação de IPI, se o Parâmetro 388 estiver com o valor “Sim” deverá estar marcado para não recuperar IPI. Portanto para a configuração acesse Fiscal / Livros Fiscais / Cadastros / CFOP’s / Cadastro de Naturezas de Operação Fiscal → Aba Recuperações
Configurando o Cadastro do Produto
O produto que será utilizado na entrada, no processo em que o Parâmetro 388 esteja com valor “Sim” deverá estar configurado na filial em questão como “Mercadoria para Revenda“. Para isso acesse o caminho: Suprimentos / Estoque e Almoxarifado / Cadastros / Cadastro de Produtos → Aba Produto por Filial
Configurando o Cadastro do Produto
O produto que será utilizado na entrada, no processo em que o Parâmetro 388 esteja com valor “Sim” deverá estar configurado na filial em questão como “Mercadoria para Revenda“. Para isso acesse o caminho: Suprimentos / Estoque e Almoxarifado / Cadastros / Cadastro de Produtos → Aba Produto por Filial
Vale Lembrar que o Parâmetro 384 – Deduzir o valor do ICMS na base de cálculo do PIS/COFINS das Notas Fiscais de ENTRADA, estando com o valor “S” ou “N” não deverá impactar o comportamento do parâmetro 388.
Para obter uma melhor visualização do resultado final após ter realizado a integração das notas de entrada, basta visualizar acessando o caminho Fiscal / Livros Fiscais / Relatórios / Auxiliares / Conferência dos Lançamentos Fiscais.
Também, estaremos à disposição no Chat On-Line, caso necessite de alguma informação adicional, ou através do endereço no link abaixo para abertura de tickets/tarefas para o Suporte Técnico na Área Help Desk Novo, conforme endereço abaixo:
Entrando Em Nossa Central de Ajuda
Suporte Técnico
Triplos Tecnologia.
+55 (16) 3371-1177
suporte@triplos.com.br
www.triplos.com.br
| O Sistema ERP fácil de usar |
** Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE **