Pequeno resumo sobre o que é conciliação bancária e qual a sua importância
Conciliação bancária é um procedimento de comparação entre as informações financeiras registradas internamente pela empresa e os valores presentes nos extratos bancários da organização.
O objetivo dessa atividade é confirmar que o crédito de vendas e o débito de contas a pagar realmente aconteceram como previsto. Entre os benefícios proporcionados pela conciliação bancária, estão a previsão correta de fluxo de caixa e o planejamento orçamentário alinhado à realidade do negócio e com mais chances de sucesso. Para isso, é necessário analisar os lançamentos, as datas e os saldos para saber se existem inconsistências.
Caso existam, é preciso identificar os motivos que as causaram e corrigir o que for necessário. As divergências podem existir por várias razões, a exemplo de vendas duplicadas, taxas incorretas, fraudes, desvios, cancelamentos, chargebacks e muito mais. Esses eventos podem acontecer em empresas de diferentes portes, desde microempreendedores até multinacionais, e áreas de atuação, como varejo, serviços e e-commerce. A conciliação bancária é muito importante para ter certeza de que as movimentações financeiras da empresa estão ocorrendo como previsto e identificar acontecimentos que podem prejudicar a saúde financeira da organização, como as fraudes.
Em relação à periodicidade de execução da conciliação bancária, quanto menor for o prazo para conferência, melhor será a gestão financeira gestão financeira. Dessa maneira, seu time de contabilidade poderá contar com informações atualizadas constantemente e identificar divergências assim que elas acontecerem.
Configurando a Auto Conciliação no caso de um Lançamento Manual
A conciliação automática poderá ser feita para os lançamento que houver necessidade de automatizar, deste de cheques, depósitos, pagamentos entre outros. Para configurar basta acessar o menu Financeira / Bancos e Caixa / Cadastros / Cadastro de Categoria de Histórico Bancário.
A partir desta tela é possível criar a uma categoria, definir o tipo de Lançamento se Débito ou Crédito, e se esta categoria irá efetuar auto conciliação, deverá margar a flag “Efetua Auto Conciliação no caso de um Lançamento Manual” para ativá-la ou desmarcar para desativar a auto conciliação e Salvar.
Esta categoria criada será “amarrada” no Cadastro de Histórico bancário, conforme exemplo utilizado abaixo, observe que a categoria “pagamento” Foi amarrada ao cadastro de Histórico bancário 13º Salário, assim como pode ser vinculada a outros da mesma categoria de pagamento.
Neste post, você aprendeu como fazer a Auto Conciliação bancária e a importância dessa ferramenta para a gestão financeira das empresas. Para garantir que todas as movimentações de entrada e saída serão registradas corretamente e automatizar o processo de conciliação, você pode contar com esta ferramenta de gestão financeira.
Também, estaremos à disposição no Chat On-Line, caso necessite de alguma informação adicional, ou através do endereço no link abaixo para abertura de tickets/tarefas para o Suporte Técnico na Área Help Desk Novo, conforme endereço abaixo:
Entrando Em Nossa Central de Ajuda
Suporte Técnico
Triplos Tecnologia.
+55 (16) 3371-1177
suporte@triplos.com.br
www.triplos.com.br
| O Sistema ERP fácil de usar |
**Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE**