Como Configurar Um NCM (Classificação Fiscal) No MaxManager ?

O cadastro de Classificação Fiscal ( NCM ) no MaxManager deve ser utilizado para efetuar a configuração tributária dos impostos que os produtos pertencentes ao NCM terão, devendo serem configurados os NCM´s dos produtos de compra e também os de venda.

Todo produto cadastrado no MaxManager, estará relacionado a um NCM e consequentemente a sua regra tributária definida.

A definição da regra tributária do NCM, tem o objetivo de indicar ao MaxManager como que os impostos deverão ser calculados no momento da entrada ou da saída da nota fiscal.

Quais impostos serão calculados de acordo com a configuração do NCM ?

  • PARA MERCADORIAS
    • IPI – Imposto Sobre Produtos Industrializados
    • II – Imposto de Importação
    • ICMS – Impostos Sobre Circulação de Mercadorias
    • ICMS-ST – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias por Substituição Tributária
  • PARA MERCADORIAS E SERVIÇOS
    • PIS – Programa de Integração Social
    • COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social
  • PARA SERVIÇOS
    • ISS – Imposto Sobre Serviço
    • IR – Imposto de Renda
    • INSS – Instituto Nacional do Seguro Social

Para acessar o cadastro de classificação fiscal (NCM) você deverá fazê-lo através da opção do menu abaixo;

CONFIGURANDO O NCM

Para configurar o NCM, você deverá primeiro localizar o NCM desejado através da lupa de consulta ou simplesmente digitando o código do NCM de acordo com o formato especificado pela TIPI, ao sair do campo o MaxManager localizará o NCM e o colocará na tela para edição.

Campo Descrição
NCM Informe o código do NCM a ser localizado, devendo obedecer a formatação do NCM de acordo com a TIPI “9999.99.99”
EX da TIPI Informe o código EX (exceção) da TIPI
Aplicação Campo onde você poderá descrever qual o tipo de aplicação do NCM, é um campo aberto para auxiliar na identificação dos tipos de produtos que estarão inclusos no NCM.
Origem Selecione se o NCM será aplicado para produtos Nacionais ou para produtos Importados.
Exige Licença de Importação Informa se os produtos pertencentes ao NCM exigem licença de importação
Desoneração Folha de Pagamento Informa se os produtos pertencentes ao NCM entram para o cálculo da desoneração da folha de pagamento
CEST Os códigos do CEST já são filtrados de acordo com a tabela divulgada pelo SEFAZ, basta que selecione o CEST adequado ao NCM para que o mesmo possa sair na NF-e.

CONFIGURANDO O CÁLCULO DO IPI

Para configurar como que o IPI será calculado para o NCM, você deverá primeiro localizar o NCM desejado e na primeira aba das configurações, aba de IPI, deverá incluir as configurações de acordo com o seu NCM.

(*1) Verificar observações abaixo

 

Campo Descrição
Alíquota de IPI Informe a alíquota do IPI de acordo com o definido na TIPI
Tributação Selecione a tributação de IPI de acordo com o CST desejado e com o cálculo adequado. A tributação é responsável pela formação do CST do IPI.
Regulamento Selecione o texto regulamentar  para que o mesmo possa ser impresso na NF-e de sáida, indicando caso exista alguma redução de base ou isenção determinada pelo fisco.

 

CONFIGURANDO O CÁLCULO DO ICMS

O ICMS poderá ser configurado de duas formas no cadastro do NCM, podemos configurar o ICMS padrão, que será utilizado para as operações de saída ou de entrada, independente do estado origem e do estado destino, e também pode-se configurar o ICMS por estado, onde você poderá determinar qual é o estado origem e o estado destino para a configuração ser utilizada.

Desta forma, se você tiver uma mesma configuração para estados diferentes, você poderá incluir esta configuração na aba ICMS Padrão e as configurações específicas de alguns estados, na aba ICMS por estado. Isto significa que a aba ICMS Padrão deve ser utilizada para configurar as exceções as configurações que estiverem na aba ICMS por estado, evitando a necessidade de você ter que criar uma configuração estado por estado.

Configurando o ICMS Padrão, será utilizado para operações entre os estados não configurados na aba ICMS por Estado. (*1) Verificar observações abaixo

 

Configurando ICMS por Estado, será aplicada nas operações de entrada ou saída entre os estados configurados. (*1) Verificar observações abaixo

 

Campo Descrição
Estado Origem Informe o estado de origem da operação, se for entrada o estado origem será o do fornecedor, se for saída, o estado origem será o da filial
Estado Destino Informe o estado de destino da operação, se for entrada o estado destino será o da filial, se for saída, o estado destino será o do cliente.
Regulamento Selecione o texto regulamentar  para que o mesmo possa ser impresso na NF-e de saída, indicando caso exista alguma redução de base ou isenção determinada pelo fisco.
Tributação Selecione a tributação de ICMS de acordo com o CST desejado e com o cálculo adequado. A tributação é responsável pela formação do CST do ICMS.
Modalidade da Base de Cálculo do ICMS Selecione a opção da modalidade de formação da base de cálculo do ICMS, esta informação será levada para o XML da NF-e no caso das saídas.
Subs. Trib. Normal Selecione a substituição tributária criada para o NCM, se este estiver em algum protocolo de ST para operações entre os estados origem e destino.
Subs. Trib. Simples Nacional Em alguns estados de origem, o protocolo de substituição tributária entre os estados, diferencia os clientes do regime normal e do simples nacional, selecione neste campo a substituição tributária para ser utilizada quando a operação envolver um cliente do regime do simples nacional
Modalidade da Base de Cálculo do ICMS-ST Selecione a opção da modalidade de formação da base de cálculo do ICMS-ST, esta informação será levada para o XML da NF-e no caso das saídas.
Reg.Decreto Descontinuado
MVA Informe a alíquota do MVA para ser utilizada no cálculo do ICMS-ST para a operação entre os estados.
ICMS Interno Dif. Informe a alíquota de ICMS interna do estado destino, caso esta seja diferenciada para operações com produtos pertencentes ao NCM.

 

CONFIGURANDO CÁLCULO DO I.I. / PIS / COFINS

Na aba Outros você poderá configurar como serão calculados os demais impostos referentes ao NCM, tais como, I.I. (Imposto de Importação), PIS e COFINS.

(*1) Verificar observações abaixo

 

Campo Descrição
II Informe a alíquota do II ( Imposto de Importação ) que será utilizado para calcular o valor do imposto de importação dos produtos do NCM.
PIS – Aliq. Imp. Informe a alíquota do PIS que deverá ser utilizada para cálculo do PIS quando o produto estiver sendo importado. (*2)
PIS – Aliq. Entr. Informe a alíquota do PIS que deverá ser utilizada para cálculo do PIS quando o produto estiver sendo adquirido no mercado interno. (*2)
PIS – Aliq. Saida Informe a alíquota do PIS que deverá ser utilizada para cálculo do PIS quando o produto estiver sendo vendido. (*2)
PIS – Tributação Selecione a tributação do PIS de acordo com o CST desejado e com o cálculo adequado. A tributação é responsável pela formação do CST do PIS.
PIS – Regulamentação Selecione o texto regulamentar  para que o mesmo possa ser impresso na NF-e de saída, indicando caso exista alguma redução de base ou isenção determinada pelo fisco.
COFINS – Aliq. Imp. Informe a alíquota do COFINS que deverá ser utilizada para cálculo do COFINS quando o produto estiver sendo importado. (*2)
COFINS – Aliq. Entr. Informe a alíquota do COFINS que deverá ser utilizada para cálculo do COFINS quando o produto estiver sendo adquirido no mercado interno. (*2)
COFINS – Aliq. Saida Informe a alíquota do COFINS que deverá ser utilizada para cálculo do COFINS quando o produto estiver sendo vendido. (*2)
COFINS – Tributação Selecione a tributação do COFINS de acordo com o CST desejado e com o cálculo adequado. A tributação é responsável pela formação do CST do COFINS
COFINS – Regulamentação Selecione o texto regulamentar  para que o mesmo possa ser impresso na NF-e de saída, indicando caso exista alguma redução de base ou isenção determinada pelo fisco.

 

 

 

 

(*1) As informações inseridas serão utilizadas para que o sistema efetue o cálculo do imposto, sendo que este cálculo será feito na nota fiscal de saída, para produtos de venda, e também na nota fiscal de entrada, para produtos de compra, portanto para que sua entrada seja feita com o cálculo do imposto correto, é necessário que o NCM esteja devidamente configurado. Para saber mais sobre impostos calculados e impostos creditados, clique aqui.

(*2) Caso não sejam informadas as alíquotas do PIS e do COFINS nos campos acima, serão utilizadas para o cálculo destes impostos, as alíquotas cadastradas no cadastro da filial, conforme imagem abaixo:

Compartilhe!

Isso pode te interessar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *