O que é o Cadastro de Regulamentação e para que serve ?

O cadastro de regulamentação deve ser utilizado para registrar os textos fiscais que deverão ser impressos nas notas fiscais, informando ao fisco o embasamento legal da tributação atribuída a nota.

Para acessar o cadastro de regulamentação, selecione a seguinte opção do menu:

Ao acessar a opção do menu, a seguinte tela é apresentada:

Campo
Descrição
Descrição Informe neste campo o texto regulamentar que o identifique e que será utilizado para ser impresso no campo de Dados Adicionais da sua nota fiscal de saída
Aliq.Diferenciada Se este campo estiver selecionado, informa para o sistema que o regulamento altera a alíquota de ICMS do estado de destino da operação, desta forma a aliquota do ICMS que estiver definida no Cadastro de Estado é ignorada e a aliquota do campo %Aliq.Diferenciada é assumida.
% Aliq.Diferenciada Informe neste campo a alíquota de ICMS diferenciada do estado de destino que deverá ser utilizada na operação
Tipo Define o tipo do regulamento, podendo ser de ICMS, IPI, PIS, COFINS, etc.
Aliq.Vlr.Agregado Se informado no regulamento a Aliquota de Valor Agregado, este campo é que será utilizado para cálculo dos ICMS-ST´s das notas fiscais de saída

As regulamentações cadastradas, podem ser utilizadas nos NCM´s e também nos CFOP´s.

Exemplo de utilização do regulamento no cadastro de NCM´s:

Como o regulamento é impresso na pré-nota fiscal:

Se o regulamento estiver definido em um CFOP, ele irá sobrepor o regulamento definido no NCM, portanto eles não se agregam e sim se sobrepõe.

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