Qual a diferença entre Imposto Calculado e Imposto Creditado na Nota Fiscal de Entrada ?

No MaxManager utilizamos os termos Impsto Calculado e Imposto Creditado para diferenciarmos os valores dos impostos que vieram destacados na nota fiscal de entrada e destes, quais podemos nos creditar para compensação nas apurações dos impostos.

Lembrando que o crédito dos impostos deverá estar configurado no MaxManager somente se o regime tributário de sua empresa permitir a apuração de impostos por regime não cumulativo.

IMPOSTO CALCULADO

Imposto calculado é o imposto que o MaxManager calcula, baseado nas informações inseridas no cadastro do NCM, no cadastro do CFOP e no cadastro das Exceções Fiscais, nesta ordem.

Apesar de os impostos calculados pelo fornecedor, virem no XML da NF-e de entrada, o MaxManager irá fazer o cálculo dos mesmos baseado nas configurações de tributação feitas no NCM do produto, no CFOP e nas exceções fiscais se existirem.

Durante a integração da nota de entrada, se forem encontradas diferenças no cálculo dos impostos com os valores que vieram no XML, a entrada de nota fiscal irá gerar ocorrências para reportar ao usuário a diferença tributária existente, devendo o usuário efetuar a correção nos cadastros tributários do MaxManafer, caso identificado que os cálculos do fornecedor estejam corretos.

Estas correções são necessárias para que os cálculos tributários do MaxManager sejam feitos de forma correta e também para que sejam levados corretamente para o crédito de impostos, se for o caso.

São calculados todos os impostos da nota fiscal, ICMS, ICMS-ST, IPI, PIS e COFINS.

O que determina se o imposto será calculado ou não em uma configuração do NCM ou do CFOP é a tributação que estará relacionada a ele.

IMPOSTO CREDITADO

Os impostos de uma nota fiscal de entrada poderão ser creditados, somente se eles foram calculados na nota fiscal de entrada, ou seja, se existir o valor dos impostos ICMS, IPI, PIS e COFINS calculados, então estes valores poderão ser creditados nos registros de apuração, caso o CFOP que foi utilizado no item da nota fiscal de entrada, estiver configurado para se creditar.

Se a opção da Recuperação estiver selecionada como Sim, significa que o valor do imposto calculado será considerado para ser creditado nos registros de apuração de impostos. Se estiver selecionado como Não, o valor da base de cálculo do imposto será atribuida para as colunas de Isentas ou de Outras dos livros fiscais, de acordo com a seleção feita.

 

 

Compartilhe!

Isso pode te interessar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *