Como configurar o MaxManager para fazer com que a entrada do estoque de uma nota fiscal de entrada, execute a baixa automaticamente ?

Há um recurso no MaxManager que possibilita a geração do movimento de saída do estoque, baixa, de forma automática, no momento da integração da nota fiscal de entrada.

Este recurso é muito interessante quando sua empresa, tem por característica efetuar compras de produtos que irão ser consumidos/alocados diretamente para um projeto ou equipamento.

Por exemplo, empresas da construção civil podem fazer uma compra de cimento para uma determinada obra, esta obra deve ser um centro de custo no MaxManager, então fazendo a configuração do recurso de baixa automatica, assim que a nota de cimento for integrada, sera feita uma baixa automática, na mesma quantidade da entrada para o centro de custo selecionado no item da nota.

Por padrão, quando o parâmetro de baixa automática não esta ligado, a tela de itens de uma nota fiscal de entrada não possui um campo para alocar o centro de custo, conforme imagem abaixo:

Para configurar o MaxManager para que efetue a saída automática de uma entrada gerada a partir de uma nota fiscal de entrada, você deverá configurar os parâmetros 137 e 138.

Para configurar os parâmetros  acesse Sistema / Cadastros Gerais / Básicos / Cadastro de Parâmetros por Filial, localize a empresa/filial desejada e encontre os parâmetros 137 e 138.

Configurando o Parâmetro 137

O parâmetro 137 deverá armazenar o tipo do movimento do estoque que você deseja que seja criado quando o MaxManager efetuar a baixa automática do estoque, aconselhamos que você crie um tipo de movimento específico para este fim, isto ajudará a você identificar no razão do produto, quais movimentos foram gerados automaticamente.

Para aprender como criar um movimento de estoque, clique aqui.

Configurando o Parâmetro 138

O parâmetro 138 será responsável por indicar ao MaxManager se ele operará com o atendimento automático ou não, com isto se você deseja trabalhar com atendimento automático, edite o parâmetro e o configure com a letra “S” caso contrário deixe-o com a letra “N”.

Estando o parâmetro 138 configurado com a letra “S”, ou seja, notas de entrada terão atendimento automático, a partir deste momento a rotina de lançamento de nota fiscal de entrada terá o campo de centro de custo liberado para poder ser selecionado, conforme a imagem abaixo:

O campo do centro de custo não é um campo obrigatório, com isto, o movimento de saída para atendimento automático SOMENTE SERÁ GERADO se o centro de custo for informado, ou seja, mesmo com o parâmetro 138 configurado para atender automaticamente, somente as notas que estiverem com o centro de custo informado é que serão atendidas automaticamente.

Com isto, você poderá ter notas fiscais lançadas contra estoque, que não terão atendimento automático e notas fiscais de projetos que terão atendimento automático.

Compartilhe!

Isso pode te interessar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *