Como criar um tipo de movimento do estoque

Os tipos de movimento do estoque serão utilizados para identificar o movimento que esta sendo gerado para o produto.

Os movimentos poderão ser de entrada ou de saída e terão configurações especificas para cada tipo de movimento criado.

Para criar o tipo de movimento do estoque acesse a opção Suprimentos / Estoque e Almoxarifado / Cadastros / Cadastro de Tipo de Movimento do Estoque.

Nesta tela, será apresentada uma grade com os movimentos já criados, colocando disponivel no final da página os campos para que você insira um novo tipo de movimento.

 

Campo Descrição
Descrição Informe o nome ou a descrição do tipo de movimento, para ajudar a diferenciar os tipos de movimento pela descrição, você poderá colocar no início da descrição as siglas (SA) para saída e (EN) para entrada
Fator Selecione a opção que informará o tipo de movimento que será gerado, se será um tipo de movimento que irá Somar ou se irá Subtrair o saldo do produto.
Estorno Você poderá selecionar nesta coluna, o tipo de movimento que gerará um estorno ao tipo de movimento que você esta criando, por exemplo, se estiver criando um movimento de saída por requisição de almoxarifado, poderá criar um de estorno de saída por requisição de almoxarifado, para ser utilizado no caso de um cancelamento ou estoque de requisição.
Calc.Custo Médio Os custos médios dos produtos serão sempre criados nos movimentos de entrada e você poderá configurar o tipo de movimento para informar se as entradas feitas com este tipo de movimento, se calcularão custo médio ou não. Por exemplo as entradas feitas por compras devem gerar custo médio, porém as entradas feitas por transferência entre localizações, não deverá gerar o custo médio.
Venda/Consumo Para os movimentos de saída, você deverá selecionar esta opção se desejar que o tipo de movimento seja considerado como um movimento de venda e/ou de consumo, por exemplo, movimentos de saída gerados por nota fiscal de venda, devem ser considerados como venda, movimentos de saída de matéria-prima para produção deverão ser considerados como consumo, porém saídas feitas por transferência entre localização não deverão ser consideradas como Vendas/Consumo.
Compra/Aquisição Mesmo conceito da Venda/Consumo só que deve ser considerado para Compra/Aquisição.
Alterar Custo Selecione esta opção se desejar que o custo dos produtos, para movimentos manuais efetuados com este tipo de movimento, possam ser alterados, se não selecionar esta opção o campo do custo do produto ficará inacessivel.
Automático Selecione esta opção se desejar que o tipo de movimento seja somente utilizado nas configurações automáticas, tais como, configurações de parâmetros, CFOP’s, etc. Se o tipo de movimento não estiver com esta coluna selecionada, o tipo de movimento ficará disponível para ser selecionado nas rotinas de movimentações manuais, caso contrário ele aparecerá somente nas rotinas de configurações.

Classificação Contábil do Tipo de Movimento do Estoque

A integração contábil do módulo do estoque, será feita com base na classificação contábil feita no cadastro de tipo de movimento do estoque, para saber como classificar contábilmente um tipo de movimento do estoque, clique aqui.
Compartilhe!

Isso pode te interessar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *