EDI CRT – O que é o módulo de EDI CRT no MaxManager

O módulo de EDI de conhecimentos de transporte porporcionará ao usuário o fácil e rápido intercâmbio de informações entre a transportadora e a embarcadora.


Este EDI foi construído tendo por base a versão 3.1 do padrão PROCEDA, portanto caso sua transportadora trabalhe com outro padrão, será necessário executarem adaptações para que os arquivos sejam trocados dentro do mesmo padrão.

São um total de cinco tipos de arquivos que serão trocados entre as empresas, sendo:

TIPO DO ARQUIVO
DEFINIÇÃO DO ARQUIVO
NOTFIS – Dados de Notas Fiscais – Versão 3.1
A mensagem NOTFIS–Dados de Notas Fiscais é gerada pelas empresas Clientes (Contratantes do frete ou Embarcadoras) e transmitidos às Transportadoras, visando fornecer uma cópia eletrônica das Notas Fiscais por ela emitidas para viabilizar a emissão automatizada dos Conhecimentos de Transporte de Carga e a entrega das mercadorias aos seus Clientes.
Também pode ser utilizado por uma Transportadora para enviar dados de notas fiscais a serem entregues por outra Transportadora, para atender ao processo de redespacho.
O envio dessa mensagem é fundamental, pois através dela as Transportadoras poderão automatizar e agilizar uma série de procedimentos, bem como, definir qual o veículo mais adequado para efetuar o transporte das mercadorias.
CONEMB – Conhecimentos Embarcados – Versão 3.1
A mensagem CONEMB–Conhecimentos Embarcados é gerada pelas Transportadoras para transmissão às empresas Clientes (Contratantes do frete ou Embarcadoras), visando fornecer uma cópia eletrônica dos conhecimentos emitidos para viabilizar o transporte das mercadorias da Embarcadora. Também pode ser utilizado por uma Transportadora enviar à outra Transportadora os dados dos conhecimentos emitidos para atendimento do processo de redespacho.
Os conhecimentos normalmente serão gerados com base no arquivo eletrônico de Notas Fiscais transmitido à Transportadora pela Embarcadora ou por uma outra Transportadora (processo de redespacho).

O envio dessa mensagem é condicional, pois algumas Embarcadoras não exigem o seu envio/transmissão.        Em relação ao processo de redespacho o envio ou não deve ser acordado entre as duas Transportadoras envolvidas.

DOCCOB – Documento de Cobrança – Versão 3.0A

A mensagem DOCCOB–Documento de Cobrança é gerada pelas Transportadoras para transmissão às empresas Clientes (Contratantes do frete ou Embarcadoras), visando fornecer uma cópia eletrônica da Nota Fiscal/Fatura de serviço emitida para a cobrança dos serviços de transporte de carga prestados à Embarcadora.
Essa cobrança deverá seguir os critérios acordados entre as partes em relação ao período de cobrança (semanal, quinzenal, etc.) e em relação ao que cobrar ou não (entregas completas, parciais, etc.).
O envio dessa mensagem é condicional, pois algumas Embarcadoras não exigem o seu envio/transmissão.
OCOREN – Ocorrência na Entrega de Mercadoria – Versão 3.1

A mensagem OCOREN–Ocorrência na Entrega é gerada pelas Transportadoras para transmissão às empresas Clientes (Contratantes do frete ou Embarcadoras), visando fornecer um posicionamento (status) a respeito da situação das entregas mercadorias da Embarcadora aos seus clientes (se a entrega foi efetuada ou se não foi, se houve alguma devolução,etc.)
       O ideal é que essa informação seja enviada o mais breve possível pela Transportadora à Embarcadora, pois através dela normalmente são iniciados processos que afetam diretamente a Transportadora, tais como, a liberação do pagamento do frete, instruções para a reentrega, retirada ou devolução de mercadorias, avaliação do nível de serviço prestado pela Transportadora, etc. e de outros processos internos da Embarcadora, tais como, início da cobrança do cliente, etc.
       O envio dessa mensagem é fundamental, como pode ser visto no parágrafo anterior.
PREFAT – Pré-Fatura de Serviços de Transporte – Versão 1.2 NÃO IMPLEMENTADO
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