EDI CRT – Manuais Proceda – Ocorrência na Entrega da Mercadoria

PROJETO EDI TRANSPORTE
OCOREN – OCORRÊNCIA NA ENTREGA DE MERCADORIA
(VERSÃO 3.1)
1. Definição da mensagem/arquivo OCOREN
       A mensagem OCOREN–Ocorrência na Entrega é gerada pelas Transportadoras para transmissão às empresas Clientes (Contratantes do frete ou Embarcadoras), visando fornecer um posicionamento (status) a respeito da situação das entregas mercadorias da Embarcadora aos seus clientes (se a entrega foi efetuada ou se não foi, se houve alguma devolução,etc.)
       O ideal é que essa informação seja enviada o mais breve possível pela Transportadora à Embarcadora, pois através dela normalmente são iniciados processos que afetam diretamente a Transportadora, tais como, a liberação do pagamento do frete, instruções para a reentrega, retirada ou devolução de mercadorias, avaliação do nível de serviço prestado pela Transportadora, etc. e de outros processos internos da Embarcadora, tais como, início da cobrança do cliente, etc.
       O envio dessa mensagem é fundamental, como pode ser visto no parágrafo anterior.

2. Definições gerais do lay-out da mensagem/arquivo OCOREN
A geração/gravação dos registros que compõem esse arquivo pode ser Condicional, ou seja, o registro pode ou não ser gerado em função de uma determinada situação, ou Mandatório, nesse caso, o registro deve ser sempre gerado, pois a falta desse registro irá caracterizar erro de formatação do arquivo.
Os registros que compõem esse arquivo são de tamanho fixo, todos devem possuir o mesmo tamanho conforme especificado no lay-out. Caso haja alguma dificuldade para gerar os registros com essa característica, recomendamos gravar um caractere, por exemplo, ‘.’ (ponto) ou ‘*’ (asterisco) na última posição do registro.
Respeitar o número de ocorrências definido para cada registro, isso vale tanto para a geração do arquivo, como também para a leitura. A não observação dessa definição poderá acarretar erro no processamento do arquivo.
Na coluna Formato é indicada a sintaxe e o tamanho de cada campo, onde:
A = Indica que o campo é alfanumérico.
Seu conteúdo deve ser alinhado à esquerda e completado até seu tamanho máximo com espaços à direita.
N = Indica que o campo é numérico.
Seu conteúdo deve ser alinhado à direita e completado até seu tamanho máximo com zeros à esquerda.
9 = O Número após a letra, indica o tamanho total/máximo ocupado pelo campo.
Caso o campo possua alguma casa decimal, por exemplo, campo de valor, a representação será: 9,2, onde 9 é o número de casas inteiras e 2 o número de casas decimais, o tamanho total do campo é de 11 posições. NÃO há representação explícita do ponto/vírgula decimal.
Exemplos:        A 35, campo alfanumérico de 35 posições;
               N 6, campo numérico de 6 posições e
               N 12,3, campo numérico de 12 inteiros e 3 decimais, tamanho total de 15 posições.
Quando não houver dado/conteúdo para o preenchimento de um campo qualquer, verificar qual é a sintaxe do campo e preenchê-lo totalmente com zeros se for numérico ou totalmente com espaços se for alfanumérico.
Na coluna Status é indicada a condição de preenchimento do campo, onde:
C = Indica que o preenchimento é Condicional, nesse caso o campo pode ou não ser preenchido e
M = Indica que o campo é Mandatório, nesse caso o campo DEVE ser preenchido.
3. Alterações no lay-out dessa nova versão da mensagem/arquivo OCOREN
Inclusão de novo registro, 343, de preenchimento condicional (pode ou não ser gerado pelo Emissor), para especificação de dados relativos ao processo de redespacho da nota informada no registro anterior, 342, ao qual está subordinado.

OCOREN-OCORRÊNCIA NA ENTREGA DE MERCADORIA (VERSÃO 3.1 DE 15/05/2000) PREENCHIMENTO: MANDATÓRIO
REGISTRO: U N B  – CABEÇALHO DE INTERCÂMBIO TAMANHO DO REGISTRO: 120
OCCURS = 1   (P/ CADA ARQUIVO GERADO)
No CAMPO
FORMATO
POSIÇÃO
STATUS
NOTAS
1.
IDENTIFICADOR DE REGISTRO
N 3
01
M
“000”
1.
IDENTIFICAÇÃO DO REMETENTE
A 35
04
M
NOME DO REMETENTE
1.
IDENTIFICAÇÃO DO DESTINATÁRIO
A 35
39
M
NOME DO DESTINATÁRIO
4. DATA
N 6
74
M
DDMMAA (ESTA DATA É DE USO DA APLICAÇÃO EDI, NÃO SENDO NECESSÁRIA ESTAR NO FORMATO DDMMAAAA).
5. HORA
N 4
80
M
HHMM
6. IDENTIFICAÇÃO DO INTERCÂMBIO
A 12
84
M
SUGESTÃO: “OCODDMMHHMMS”
“OCO” = CONSTANTE OCORRÊNCIA
“DDMM”= DIA/MÊS
“HHMM”= HORA/MINUTO
“S”   = SEQUÊNCIA DE 0 À 9
7. FILLER
A 25
96
C
PREENCHER COM BRANCOS

OBS: FORMATO   A = ALFANUMÉRICOS (CARACTERES MAIÚSCULOS)

                   N = NUMÉRICOS

    STATUS    M = PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO (SE O REGISTRO FOR GERADO/PREENCHIDO)

                   C = PREENCHIMENTO CONDICIONAL (PODE OU NÃO SER PREENCHIDO).

OCOREN-OCORRÊNCIA NA ENTREGA DE MERCADORIA (VERSÃO 3.1 DE 15/05/2000) PREENCHIMENTO: MANDATÓRIO
REGISTRO: U N H  – CABEÇALHO DE DOCUMENTO TAMANHO DO REGISTRO: 120
OCCURS = 200 (P/ CADA REG. “000”)
No CAMPO
FORMATO
POSIÇÃO
STATUS
NOTAS
1.
IDENTIFICADOR DE REGISTRO
N 3
01
M
“340”
1.
IDENTIFICAÇÃO DO DOCUMENTO
A 14
04
M
SUGESTÃO: “OCORRDDMMHHMMS”
“OCORR” = CONSTANTE CONHECIMENTO
“DDMM”  = DIA/MÊS
“HHMM”  = HORA/MINUTO
“S”     = SEQUÊNCIA DE 0 À 9
1.
FILLER
A 103
18
C
PREENCHER COM BRANCOS
OCOREN-OCORRÊNCIA NA ENTREGA DE MERCADORIA (VERSÃO 3.1 DE 15/05/2000) PREENCHIMENTO: MANDATÓRIO
REGISTRO: T R A  – DADOS DA TRANSPORTADORA TAMANHO DO REGISTRO: 120
OCCURS = 1 (P/ CADA REG. “340”)
No CAMPO
FORMATO
POSIÇÃO
STATUS
NOTAS
1.
IDENTIFICADOR DE REGISTRO
N 3
01
M
“341”
1.
C.G.C.
N 14
04
M
1.
RAZÃO SOCIAL
A 40
18
C
1.
FILLER
A 63
58
C
PREENCHER COM BRANCOS
OCOREN-OCORRÊNCIA NA ENTREGA DE MERCADORIA (VERSÃO 3.1 DE 15/05/2000) PREENCHIMENTO: MANDATÓRIO
REGISTRO: O E N  – OCORRÊNCIA NA ENTREGA TAMANHO DO REGISTRO: 120
OCCURS = 5000 (P/ CADA REG. “341”)
No CAMPO
FORMATO
POSIÇÃO
STATUS
NOTAS
1.
IDENTIFICADOR DE REGISTRO
N 3
01
M
“342”
1.
CGC DA EMPRESA EMISSORA DA NOTA FISCAL
N 14
04
C
1.
SÉRIE DA NOTA FISCAL
A 3
18
C
1.
NÚMERO DA NOTA FISCAL
N 8
21
M
1.
CÓDIGO DE OCORRÊNCIA NA ENTREGA
N 2
29
M
Vide tabela anexa com os códigos de ocorrência disponíveis para uso
1.
DATA DA OCORRÊNCIA
N 8
31
M
DDMMAAAA
1.
HORA DA OCORRÊNCIA
N 4
39
C
HHMM
1.
CÓDIGO DE OBSERVAÇÃO DE OCORRÊNCIA NA ENTRADA
N 2
43
C
01 = Devolução/recusa total
02 = Devolução/recusa parcial
03 = Aceite/entrega por acordo
1.
TEXTO EM FORMATO LIVRE
A 70
45
C
TEXTO COMPLEMENTAR EXPLICATIVO
1.
FILLER
A 6
115
C
PREENCHER COM BRANCOS
OCOREN-OCORRÊNCIA NA ENTREGA DE MERCADORIA (VERSÃO 3.1 DE 15/05/2000) PREENCHIMENTO: CONDICIONAL
REGISTRO: O E N  – OCORRÊNCIA NA ENTREGA TAMANHO DO REGISTRO: 120
OCCURS = 1 PARA CADA REG. “342”
No CAMPO
FORMATO
POSIÇÃO
STATUS
NOTAS
1.
IDENTIFICADOR DE REGISTRO
N 3
001
M
“343”
1.
CGC DA EMPRESA CONTRATANTE DO FRETE
N 14
004
C
NO CASO DE REDESPACHO, PREENCHER COM O CGC DA TRANSPORTADORA CONTRATANTE
1.
FILIAL EMISSORA DO CONHECIMENTO ORIGINADOR DESSA OCORRÊNCIA – TRANSPORTADORA CONTRATANTE
A 10
018
C
PROCESSO DE REDESPACHO, DADOS DO CONHECIMENTO EMITIDO PELA CONTRATANTE
1.
SÉRIE DO CONHECIMENTO ORIGINADOR DESSA OCORRÊNCIA – TRANSPORTADORA CONTRATANTE
A 5
028
C
PROCESSO DE REDESPACHO, DADOS DO CONHECIMENTO EMITIDO PELA CONTRATANTE
1.
NÚMERO DO CONHECIMENTO ORIGINADOR DESSA OCORRÊNCIA – TRANSPORTADORA CONTRATANTE
A 12
033
C
PROCESSO DE REDESPACHO, DADOS DO CONHECIMENTO EMITIDO PELA CONTRATANTE
1.
FILLER
A 76
045
M
PREENCHER COM BRANCOS
TABELA DE CÓDIGOS DE OCORRÊNCIAS EM ORDEM NUMÉRICA
Cód.
Descrição das Ocorrências
00
Processo de Transporte já Iniciado
01
Entrega Realizada Normalmente
02
Entrega Fora da Data Programada
03
Recusa por Falta de Pedido de Compra
04
Recusa por Pedido de Compra Cancelado
05
Falta de Espaço Físico no Depósito do Cliente Destino
06
Endereço do Cliente Destino não Localizado
07
Devolução não Autorizada pelo Cliente
08
Preço Mercadoria em Desacordo com o Pedido Compra
09
Mercadoria em Desacordo com o Pedido Compra
10
Cliente Destino somente Recebe Mercadoria com Frete Pago
11
Recusa por Deficiência Embalagem Mercadoria
12
Redespacho não Indicado
13
Transportadora não Atende a Cidade do Cliente Destino
14
Mercadoria Sinistrada
15
Embalagem Sinistrada
16
Pedido de Compras em Duplicidade
17
Mercadoria fora da Embalagem de Atacadista
18
Mercadorias Trocadas
19
Reentrega Solicitada pelo Cliente
20
Entrega Prejudicada por Horário/Falta de Tempo Hábil
21
Estabelecimento Fechado
22
Reentrega sem Cobrança do Cliente
23
Extravio de Mercadoria em Trânsito
24
Mercadoria Reentregue ao Cliente Destino
25
Mercadoria Devolvida ao Cliente de Origem
26
Nota Fiscal Retida pela Fiscalização
27
Roubo de Carga
28
Mercadoria Retida até Segunda Ordem
29
Cliente Retira Mercadoria na Transportadora
30
Problema com a Documentação (Nota Fiscal e/ou CTRC)
31
Entrega com Indenização Efetuada
32
Falta com Solicitação de Reposição
33
Falta com Busca/Reconferência
34
Cliente Fechado para Balanço
35
Quantidade de Produto em Desacordo (Nota Fiscal e/ou Pedido)
36
Extravio de documentos pela cia. Aérea                –  Cód. Transp. Aéreo
37
Extravio de carga pela cia. Aérea                      – Cód. Transp. Aéreo
38
Avaria de carga pela cia. Aérea                        – Cód. Transp. Aéreo
39
Corte de carga na pista                                – Cód. Transp. Aéreo
40
Aeroporto fechado na origem                            – Cód. Transp. Aéreo
41
Pedido de Compra Incompleto
42
Nota Fiscal com Produtos de Setores Diferentes
43
Feriado Local/Nacional
44
Excesso de Veículos
45
Cliente Destino Encerrou Atividades
46
Responsável de Recebimento Ausente
47
Cliente Destino em Greve
48
Aeroporto fechado no destino                           – Cód. Transp. Aéreo
49
Vôo cancelado                                          – Cód. Transp. Aéreo
50
Greve nacional (Greve Geral)
51
Mercadoria Vencida (Data de Validade Expirada)
52
Mercadoria Redespachada (Entregue para Redespacho)
53
Mercadoria não foi Embarcada, Permanecendo na Origem
54
Mercadoria Embarcada sem Conhecimento/Conhecimento não Embarcado
55
Endereço de Transportadora de Redespacho não Localizado/Informado
56
Cliente não Aceita Mercadoria com Pagamento de Reembolso
57
Transportadora não Atende a Cidade da Transportadora de Redespacho
58
Quebra do Veiculo de Entrega
59
Cliente sem Verba para Pagar o Frete
TABELA DE CÓDIGOS DE OCORRÊNCIAS EM ORDEM NUMÉRICA (Continuação)
Cód.
Descrição das Ocorrências
60
Endereço de Entrega Errado
61
Cliente sem Verba para Reembolso
62
Recusa da Carga por Valor de Frete Errado
63
Identificação do Cliente não Informada/Enviada/Insuficiente
64
Cliente não Identificado/Cadastrado
65
Entrar em Contato com o Comprador
66
Troca não Disponível
67
Fins Estatísticos
68
Data de Entrega Diferente do Pedido
69
Substituição Tributária
70
Sistema Fora do Ar
71
Cliente Destino não Recebe Pedido Parcial
72
Cliente Destino só Recebe Pedido Parcial
73
Redespacho somente com Frete Pago
74
Funcionário não autorizado a Receber Mercadorias
75
Mercadoria Embarcada para Rota Indevida
76
Estrada/Entrada de Acesso Interditada
77
Cliente Destino Mudou de Endereço
78
Avaria Total
79
Avaria Parcial
80
Extravio Total
81
Extravio Parcial
82
Sobra de Mercadoria sem Nota Fiscal
83
Mercadoria em poder da SUFRAMA para Internação
84
Mercadoria Retirada para Conferência
85
Apreensão Fiscal da Mercadoria
86
Excesso de Carga/Peso
87
Férias Coletivas
88
Recusado, aguardando negociação
89
Aguardando refaturamento das mercadorias
90
Recusado pelo Redespachante
91
Entrega Programada
92
Problemas Fiscais
93
Aguardando carta de correção
94
Recusa por divergência nas condições de pagamento
95
Carga aguardando vôo conexão                           – Cód. Transp. Aéreo
96
Carga sem embalagem própria para transp. Aéreo         – Cód. Transp. Aéreo
97
Carga com dimensão superior ao porão da aeronave       – Cód. Transp. Aéreo
98
Chegada na cidade ou filial de destino
99
Outros tipos de ocorrências não especificados acima
TABELA DE CÓDIGOS DE OCORRÊNCIAS EM ORDEM ALFABÉTICA
Cód.
Descrição das Ocorrências
40
Aeroporto fechado na origem                            – Cód. Transp. Aéreo
48
Aeroporto fechado no destino                           – Cód. Transp. Aéreo
93
Aguardando carta de correção
89
Aguardando refaturamento das mercadorias
85
Apreensão Fiscal da Mercadoria
38
Avaria de carga pela cia. Aérea                        – Cód. Transp. Aéreo
79
Avaria Parcial
78
Avaria Total
95
Carga aguardando vôo conexão                           – Cód. Transp. Aéreo
97
Carga com dimensão superior ao porão da aeronave       – Cód. Transp. Aéreo
96
Carga sem embalagem própria para transp. Aéreo         – Cód. Transp. Aéreo
98
Chegada na cidade ou filial de destino
47
Cliente Destino em Greve
45
Cliente Destino Encerrou Atividades
77
Cliente Destino Mudou de Endereço
71
Cliente Destino não Recebe Pedido Parcial
72
Cliente Destino só Recebe Pedido Parcial
10
Cliente Destino somente Recebe Mercadoria com Frete Pago
34
Cliente Fechado para Balanço
56
Cliente não Aceita Mercadoria com Pagamento de Reembolso
64
Cliente não Identificado/Cadastrado
29
Cliente Retira Mercadoria na Transportadora
59
Cliente sem Verba para Pagar o Frete
61
Cliente sem Verba para Reembolso
39
Corte de carga na pista                                – Cód. Transp. Aéreo
68
Data de Entrega Diferente do Pedido
07
Devolução não Autorizada pelo Cliente
15
Embalagem Sinistrada
60
Endereço de Entrega Errado
55
Endereço de Transportadora de Redespacho não Localizado/Informado
06
Endereço do Cliente Destino não Localizado
65
Entrar em Contato com o Comprador
31
Entrega com Indenização Efetuada
02
Entrega Fora da Data Programada
20
Entrega Prejudicada por Horário/Falta de Tempo Hábil
91
Entrega Programada
01
Entrega Realizada Normalmente
21
Estabelecimento Fechado
76
Estrada/Entrada de Acesso Interditada
86
Excesso de Carga/Peso
44
Excesso de Veículos
37
Extravio de carga pela cia. Aérea                      – Cód. Transp. Aéreo
36
Extravio de documentos pela cia. Aérea                –  Cód. Transp. Aéreo
23
Extravio de Mercadoria em Trânsito
81
Extravio Parcial
80
Extravio Total
33
Falta com Busca/Reconferência
32
Falta com Solicitação de Reposição
05
Falta de Espaço Físico no Depósito do Cliente Destino
43
Feriado Local/Nacional
87
Férias Coletivas
67
Fins Estatísticos
74
Funcionário não autorizado a Receber Mercadorias
50
Greve nacional (Greve Geral)
63
Identificação do Cliente não Informada/Enviada/Insuficiente
25
Mercadoria Devolvida ao Cliente de Origem
09
Mercadoria em Desacordo com o Pedido Compra
83
Mercadoria em poder da SUFRAMA para Internação
75
Mercadoria Embarcada para Rota Indevida
54
Mercadoria Embarcada sem Conhecimento/Conhecimento não Embarcado
TABELA DE CÓDIGOS DE OCORRÊNCIAS EM ORDEM ALFABÉTICA (Continuação)
Cód.
Descrição das Ocorrências
17
Mercadoria fora da Embalagem de Atacadista
53
Mercadoria não foi Embarcada, Permanecendo na Origem
52
Mercadoria Redespachada (Entregue para Redespacho)
24
Mercadoria Reentregue ao Cliente Destino
28
Mercadoria Retida até Segunda Ordem
84
Mercadoria Retirada para Conferência
14
Mercadoria Sinistrada
51
Mercadoria Vencida (Data de Validade Expirada)
18
Mercadorias Trocadas
42
Nota Fiscal com Produtos de Setores Diferentes
26
Nota Fiscal Retida pela Fiscalização
99
Outros tipos de ocorrências não especificados acima
41
Pedido de Compra Incompleto
16
Pedido de Compras em Duplicidade
08
Preço Mercadoria em Desacordo com o Pedido Compra
30
Problema com a Documentação (Nota Fiscal e/ou CTRC)
92
Problemas Fiscais
00
Processo de Transporte já Iniciado
35
Quantidade de Produto em Desacordo (Nota Fiscal e/ou Pedido)
58
Quebra do Veiculo de Entrega
62
Recusa da Carga por Valor de Frete Errado
11
Recusa por Deficiência Embalagem Mercadoria
94
Recusa por divergência nas condições de pagamento
03
Recusa por Falta de Pedido de Compra
04
Recusa por Pedido de Compra Cancelado
90
Recusado pelo Redespachante
88
Recusado, aguardando negociação
12
Redespacho não Indicado
73
Redespacho somente com Frete Pago
22
Reentrega sem Cobrança do Cliente
19
Reentrega Solicitada pelo Cliente
46
Responsável de Recebimento Ausente
27
Roubo de Carga
70
Sistema Fora do Ar
82
Sobra de Mercadoria sem Nota Fiscal
69
Substituição Tributária
57
Transportadora não Atende a Cidade da Transportadora de Redespacho
13
Transportadora não Atende a Cidade do Cliente Destino
66
Troca não Disponível
49
Vôo cancelado                                          – Cód. Transp. Aéreo
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