Como lançar uma solicitação de compras manualmente


O lançamento manual das solicitações de compras poderá ser feito por qualquer usuário que tenha direito de acesso a rotina de lançamento de solicitações de compras.

Nesta rotina você deverá lançar quais os produtos que você esta precisando e que precisam ser comprados pelo seu comprador.

Para iniciar o lançamento manual da solicitação de compras, acesse a seguinte opção do menu:
Ao abrir a tela de lançamento da solicitação de compras, conforme a imagem abaixo, siga os seguintes passos:
Informe os dados do cabeçalho
  • Selecione a empresa e filial;
  • O número da solicitação é automático, portanto se estiver incluindo uma nova, não será necessário informá-lo, se for alterar uma solicitação, então informe o número desejado ou então pesquise pela lupa;
  • Insira uma observação para a solicitação;

 

Lupa de pesquisa de produtos

 

Na aba de itens, você poderá localizar o produto digitando o seu código ou então clicando na lupa para abrir a tela de pesquisa de produtos, para mais detalhes de como usar a tela de pesquisa de produtos, clique aqui.

 

Tela de pesquisa de produtos

DICA!

Você sabia que também pode-se pesquisar o produto pela sua descrição sem precisar acessar a lupa de pesquisa avançada de produtos ? Para isto, basta navegar até o campo de descrição do produto e simplesmente começar a digitar a sua descrição, com o recurso de auto-complete ele irá apresentar

Auto-Complete na digitação da descrição do produto

 

Com o produto selecionado, você deverá informar a quantidade que deseja que seja comprada do produto, qual a data de uso, ou seja, para quando você precisa deste produto disponibilizado no seu estoque, qual o centro de custo responsável pela compra e qual a observação referente ao item solicitado.

Após informar todos os dados, clique no botão Adicionar Item.

 

Informe os dados dos itens da solicitação
Enquanto você estiver lançando os itens na solicitação de compras, a mesma não estará disponibilizada para o comprador, para que ela seja disponibilizada, será necessário clicar no botão Finalizar.
Finalizando uma solicitação de compras

 

Após a finalização, a solicitação de compras juntamente com todos os seus itens, estarão disponibilizados para o comprador efetuar a cotação, orçamento e o pedido de compras para os itens da mesma e a solicitação ficará bloqueada para qualquer alteração desejada.

Ao finalizar a solicitação de compras, caso o seu MaxManager esteja com o procedimento de aprovação de compras ativado, a solicitação finalizada ficará Pendente para Aprovação e o comprador somente terá acesso após a aprovação ser efetuada pelo responsável.

Para saber como aprovar uma solicitação de compras, clique aqui.

Solicitação finalizada e aguardando aprovação

 

Você poderá acompanhar o estágio da aprovação e quem está responsável ou se já efetuou a aprovação, para isto, basta localizar a solicitação desejada e acessar a aba Aprovação.

Status da aprovação da solicitação de compras

 

Você poderá, a qualquer momento, mesmo antes da finalização, imprimir a solicitação de compras, para uma conferência ou mesmo documentação, para isto, basta clicar no botão Imprimir.

Imprimindo uma solicitação de compras
Impressão da solicitação de compras

Para informações de como cancelar uma solicitação de compras que não mais será utilizada, clique aqui.

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