Importando um arquivo de retorno de cobrança

Data publicação: 05/09/2013
Autor Publicação: Triplos Tecnologia
Data Atualização: 17/10/2025

1 – Para realizar a importação do arquivo de retorno da cobrança, siga o procedimento abaixo:
  • Obtenção do Arquivo: Primeiramente, o usuário deve realizar o download do arquivo de retorno diretamente do Internet Banking da instituição financeira.
  • Acesso à Função de Importação: Acesse a seguinte opção do menu: Financeira > Intercâmbio de Dados > Movimentações > Retornos > Importação do Arquivo de Retorno Cobrança
2 – Parametrização e Execução: Na tela de importação, preencha os campos obrigatórios e execute o processo:
  • Selecione a empresa/ filial, o banco e a conta corrente correspondente à cobrança.
  • Localize e selecione o arquivo de retorno (download) a ser processado.
3 – Após selecionar o arquivo, utilize a função de visualização para conferência:
  • Clique no botão Visualizar para que o MaxManager efetue uma pré-leitura do arquivo.
  • O sistema disponibilizará o conteúdo lido nos campos da tela, permitindo que o usuário realize uma conferência visual prévia do conteúdo do arquivo de retorno.
4 – Após a conferência, prossiga com a importação definitiva:
  • Clique no botão Importar. O sistema executará o processamento completo do arquivo de retorno.
5 – Ao processar o arquivo de retorno, o MaxManager executa a atualização dos títulos e dos movimentos financeiros, de acordo com as ocorrências enviadas pelo banco. As seguintes atualizações são efetuadas automaticamente:
  • Atualização de Títulos Enviados: Atualização dos títulos com confirmação de entrada efetivada. O sistema atualiza o portador do título e o Nosso Número gerado pelo banco (aplicável se a opção de emissão do boleto for configurada para ser pelo banco).
  • Baixa de Títulos (Liquidação): Títulos liquidados pelos clientes serão baixados automaticamente no MaxManager. O movimento de entrada do dinheiro referente à liquidação será lançado automaticamente na conta corrente selecionada.
  • Alteração de Data de Vencimento: Se o banco informar qualquer alteração na data de vencimento do título, a nova data será atualizada no registro correspondente do MaxManager.
  • Envio para Protesto/Cartório: Se um título for enviado automaticamente para protesto ou cartório, seu status e dados serão atualizados na respectiva ficha do título.
  • Geração de Movimentos Bancários :
    • Crédito: O valor total das liquidações de títulos será gerado como crédito no extrato da conta corrente.
    • Débito: Quando houver a confirmação de entrada de títulos, o valor da taxa de cobrança também será gerado automaticamente como débito no extrato bancário.

Em caso de necessidade de informações adicionais, nossa equipe do suporte está disponível através dos seguintes canais:

Chat On-line: atendimento direto para esclarecimento de dúvidas rápidas.

Central de Ajuda: abertura de tickets ou tarefas para o Suporte Técnico na área Help Desk Novo.

📌 Acesse em: Central de Ajuda

Diretamente com o suporte:

Triplos Tecnologia
📞 Telefone: +55 (16) 3371-1177
✉️ E-mail: suporte@triplos.com.br

🌐 www.triplos.com.br

➡️ O Sistema ERP fácil de usar

Compartilhe!