A importância da Tecnologia na Logística

Profissionais de logística lidam diariamente com muitos dados e conseguir uma informação rapidamente pode se tornar uma tarefa complicada. A gestão da cadeia de suprimentos vai muito além da logística. Para que as organizações tenham alta performance em vendas e ampliem sua competitividade frente a concorrência, adotar ferramentas tecnológicas que auxiliem na gestão de supply chain pode ser um grande diferencial.

Implementar um dashboard no formato de self-service permite ao gestor da área ter uma análise integrada de todas as etapas da cadeia de distribuição, integrando a visualização das informações em um só lugar, minimizando erros na gestão de estoque, como falta ou excesso de produtos.

E quais as vantagens de aplicar tecnologia na gestão da cadeia de suprimentos?
1) Decisões mais assertivas
É possível otimizar o desempenho da companhia, ao consolidar dados relevantes em um dashboard é possível melhorar a previsão de estoque e, consequentemente, fazer um planejamento mais assertivo na área de compra, o que reduz custos. Além disso, conhecendo o ciclo de venda de cada sortimento, a empresa consegue obter mais vantagens na hora de negociar com os fornecedores, o que possibilita o aumento de ganhos em toda a operação.

2) Prever problemas e identificar gargalos no processo de delivery
Atualmente prazo de entrega é maior preocupação entre empresas e com a possibilidade de cruzar dados individualmente obtendo informações em tempo real sobre a performance da cadeia de supply chain, as empresas conseguem monitorar os prazos de entrega para cada estágio, tendo tempo hábil para sanar atrasos discrepantes com o prometido, evitando desgastes junto ao cliente e a marca.

3) Relatórios Personalizados
Realizar uma análise consistente da cadeia de fornecimento é um desafio para os executivos. Afinal, trata-se de um grande volume de dados relacionados à performance interna da empresa – estoque, logística e comportamento de vendas -, e à externa – fornecedores, parceiros e clientes. Diante disso, contar com uma ferramenta que permita criar relatórios personalizados e de fácil utilização é uma excelente oportunidade de traçar estratégias para buscar uma diferenciação no mercado e aumentar a competitividade.
Compartilhe!

Isso pode te interessar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *