Industrialização é o processo de transformação de um produto. Algumas indústrias executam todo o processo produtivo internamente. Já outras terceirizam parte da produção ou a produção inteira. Quando há essa terceirização, é quando acontece a industrialização por conta e ordem de terceiro.
Todo o processo de trabalho acontecerá da seguinte maneira:
1. A indústria enviará para o terceiro o insumo necessário para a transformação. Uma NF-e de Remessa para industrialização por encomenda deve ser emitida.
2. O terceiro realizará a transformação necessária.
3. O terceiro deve devolver o insumo que sobrou através de uma NF-e de Retorno de mercadoria recebida para industrialização e não aplicada no referido processo.
4. O terceiro deve ainda devolver virtualmente o insumo que ele consumiu através de uma NF-e de Retorno de mercadoria utilizada na industrialização por encomenda.
5. E por último, o terceiro cobrará o seu serviço e outros insumos que ele empregou através de uma NF-e de Industrialização efetuada para outra empresa.
Este é o fluxo básico de trabalho!
Aplicando no MaxManager
Saída – Saída da Nota de Remessa para Industrialização | Configuração do CFOP do Item
O CFOP que será utilizado nesta NF, deverá seguir a seguinte configuração, no que se diz respeito a Opções Industrialização (conforme Imagem 1 CFOP de saída):
1 – Marcado a Flag Industrialização.
2 – Marcado a Flag Integra Estoque próprio, com um movimento de Saída definido.
3 – Marcado a Flag Integra Estoque em poder de Terceiros.
Particularidades do Lançamento da NF
A Nota Fiscal de Saída deverá ser lançada com a operação como OUTRAS OPERAÇÕES e venda para como INDUSTRIALIZAÇÃO. (conforme a imagem 2 – Nota de saída – Remessa de Industrialização).
Resultado na ficha Kardex
Após a Emissão da NF de saída do produto que sofrerá o processo de industrialização, na ficha Kardex do mesmo no que se diz respeito a movimentação do estoque para esse referido processo, haverá uma saída do
estoque próprio e uma entrada da mesma quantidade no estoque SISTEMA/EM
PODER DE TERCEIRO (conforme imagem 3).
Entrada – Entrada da Nota de Retorno da Mercadoria | Configuração do CFOP do Item
O CFOP que será utilizado nesta NF, deverá seguir a seguinte configuração, no que se diz respeito as Opções Industrialização (conforme Imagem 4) e SubGrupo (conforme Imagens 5 e 6 respectivamente):
Aba Integrações
1 – Marcado a Flag Industrialização.
2 – Marcado a Flag Integra Estoque em poder de terceiros na modalidade Saída.
3 – Marcado a Flag Exige utilização em Ordem de Produção realizada por
Terceiro.
Aba Classificações
1 – Definir SubGrupo do CFOP (conforme imagem 5 e 6) respectivamente sua
Aplicação deverá ser Retorno, pois irá habilitar a seleção da NF de remessa no
momento da Entrada da NF.
Particularidades do Lançamento do Produto
Com as devidas configurações efetuadas no CFOP, ao dar entrada será exigido o vínculo da NF de entrada com a NF de Saída que deverá ser efetuado na Aba FISCAL/REMESSA, dentro da aba ITEM (conforme imagem 7).
Resultado na ficha Kardex
Após a Entrada da NF do retorno do produto que sofreu o processo de industrialização, na ficha Kardex do mesmo, no que se diz respeito a movimentação do estoque para esse referido processo, haverá uma saída do estoque SISTEMA/EM PODER DE TERCEIROS e uma entrada no estoque de SISTEMA/OP POR TERCEIRO
(conforme imagem 8).
Entrada – Entrada do Nota do Serviço Realizado | Configuração do CFOP do Item
O CFOP que será utilizado nesta NF, deverá seguir a seguinte configuração, no que se diz respeito as Opções de Industrialização (conforme Imagem 9):
Aba Integrações
1 – Marcado a Flag Industrialização.
2 – Marcado a Flag Exige utilização em Ordem de Produção realizada por
Terceiro.
Particularidades do Lançamento do Produto
Nesta NF o produto deverá ser vinculado a um produto do tipo serviço, conforme imagem abaixo, pois irá compor a formulação do produto resultante dessa industrialização, a imagem 10 abaixo demonstra o produto na
inserido na respectiva NF, esse produto não movimentará o estoque.
Ordem de Produção por Terceiro | Cadastro de Formulação do Produto
O produto resultante dessa industrialização realizada deverá possuir em sua formulação o produto que sofreu a industrialização, bem como o serviço realizado, para tal, se faz necessário incluir os dois produtos conforme imagem 11 abaixo:
Lançamento da OP e Finalização
Com a formulação do produto devidamente cadastrado, deverá ser lançado na tela Lançamento de Ordem de Produção Realizada Por/Para Terceiro, na modalidade Por Terceiro o apontamento dessa industrialização, (conforme Imagem 12) abaixo:
Após a abertura da OP, deverá ser feito o apontamento, onde será informado as quantidades utilizadas no referido processo, tanto do produto que sofreu a industrialização, quanto do serviço da realização dessa industrialização, (conforme imagem 13 e 14) respectivamente:
Após a realização do apontamento da OP a mesma poderá ser finalizada, (conforme imagem 15), abaixo:
Resultado na ficha Kardex
Após a Finalização da OP Por Terceiros, o produto que sofreu a industrialização estará liberado para uso em demais processos dentro do sistema, (conforme a imagem 16 e 17), temos o resultado do processo, onde o produto sem a industrialização terá um movimento de saída da localização SISTEMA/OP POR TERCEIRO, e o produto resultante dessa industrialização terá uma entrada no estoque que foi determinado na OP.
Também, estaremos à disposição no Chat On-Line, caso necessite de alguma informação adicional, ou através do endereço no link abaixo para abertura de tickets/tarefas para o Suporte Técnico na Área Help Desk Novo, conforme endereço abaixo:
Entrando Em Nossa Central de Ajuda
Suporte Técnico
Triplos Tecnologia.
+55 (16) 3371-1177
suporte@triplos.com.br
www.triplos.com.br
| O Sistema ERP fácil de usar |
** Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE **