Nota Fiscal de Saída de Devolução de Fornecedor

Essa Implementação está disponível na versão 2.22.0.10876

ATENÇÃO!!! Lembre-se, antes de iniciar o processo de devolução pela primeira vez, verifique se os parâmetros necessários para integração dos títulos de crédito da devolução no contas a pagar, se estão configurados corretamente.

Configurando os Parâmetros Necessários Para a Devolução

Parâmetro:  39
Descrição: Tipo de movimento do contas a pagar para criação de títulos de crédito de devolução compras
Objetivo: Tipo de movimento de entrada no contas a pagar, utilizado pelas notas de saída de devolução de compras para gerar o título de crédito contra o fornecedor.

O parâmetro 39 deverá armazenar o tipo de movimento que será gerado no título de crédito a ser criado no contas a pagar através do lançamento de uma nota fiscal de saída de devolução. Este tipo de movimento deverá ser um movimento de débito demonstrando a devolução do cliente e consequentemente o nascimento de seu crédito.

O tipo de movimento que deverá ser selecionado no parâmetro, deverá conter a configuração, conforme a imagem abaixo, deve ser do tipo DÉBITO e não deverá ter nenhum tipo de integração selecionado, visto que a integração contábil ocorrerá pela nota fiscal de saída e não pelo financeiro.

 

Parâmetro: 293
Descrição: Espécie de Títulos para Duplicatas do Contas a Pagar de Notas Fiscais de Devolução.
Objetivo: Espécie dos títulos que serão gerados no contas a pagar, através das notas fiscais de Saída de Devolução de Fornecedores quando a configuração do Fornecedor no Cadastro de Unidade de Negócio estiver selecionado para gerar “Crédito no C. Pagar”.

Espécie dos títulos que serão gerados no contas a pagar através das notas fiscais de saída de devolução de fornecedores.

O parâmetro 293 deverá armazenar a espécie do título do contas a pagar que será gerado para o crédito quando uma nota fiscal de saída de devolução for integrada, esta espécie determinará que o título é um título de devolução, tendo o seu tratamento adequado com as regras de devolução do MaxManager.

 

Financeira > Contas a Receber > Cadastros > Espécies de Títulos do Financeiro

Parâmetro: 417
Descrição: Espécie de Títulos para Duplicatas do Contas a Receber de Notas Fiscais de Devolução.
Objetivo: Espécie dos títulos que serão gerados no contas a receber, através das notas fiscais de Saída de Devolução para Fornecedores quando a configuração do Fornecedor no Cadastro de Unidade de Negócio estiver selecionado para gerar “Título no C. Receber”.

Financeira > Contas a Receber > Cadastros > Espécies de Títulos do Financeiro

 

Realizando o Lançamento de Nota Fiscal de Saída de Devolução de Fornecedor

É importante ressaltar, que para realizar o Lançamento de um Nota Fiscal de saída de devolução, deve existir a nota de Entrada (compra) com o pedido ao fornecedor. Abaixo sem entrar muito em detalhes sobre o processo de criação de pedido de vendas e nota de entrada pois, este não é o foco, iremos apenas observar o exemplo o Lançamento de um Pedido de Compra para determinado fornecedor e posteriormente o seu vínculo a uma nota de Entrada, somente para que possamos dar andamento no entendimento de Lançamento de Nota Fiscal de Saída de Devolução.

Foi realizado o Lançamento de Pedido de compra com condição de pagamento com parcela antecipada, conforme imagem abaixo:
Comercial / Compras / Movimentações / Pedido / Pedido de Compra

Posteriormente foi lançada a nota fiscal de Entrada incluindo este pedido de compras, conforme imagem abaixo:
Suprimentos / Recebimento de Mercadorias / Movimentações/ Lançamento Nota Fiscal Entrada

Lançamento de Nota Fiscal de Saída de Devolução de Fornecedor
Acesse o menu Suprimentos / Faturamento / Notas de Saída / Lançamento Nota Fiscal de Saída

Processo de Lançamento

  1. Definir o tipo de Operação como DEVOLUÇÃO.
  2. Venda Para, poderá ser o que o usuário desejar de acordo com sua necessidade.

Aba Devolução/Retorno

  1. Na aba Itens, observe que a foi habilitada a também a aba Devolução/Retorno por conta do tipo de operação definida. Neste momento o usuário deverá selecionar a sua nota de Entrada de compra, pois está contém o item a ser devolvido. (ver imagem abaixo)
  2. Após o vínculo com a nota de Entrada, acessar a aba Itens/SubAba Itens, verificar a quantidade a ser devolvida, observar se o CFOP de devolução está disponível e correto, salvar o item e clicar no Botão Finalizar Nota.

Aba Financeiro

  1. Ao finalizar a nota, a aba Financeiro será liberada para que o usuário inclua a Condição de pagamento, é necessário definir a condição de pagamento para que consiga prosseguir.
  2. Por fim clique no botão Processar Nota Fiscal, para que a mesma fique com Status Liberada para Emissão, a NFe estará disponível na tela do Emissor de Nota Fiscal para ser transmitida para a Sefaz.
  3. Realizar a Emissão da nota fiscal de saída de devolução.

 

 


Também, estaremos à disposição no Chat On-Line, caso necessite de alguma informação adicional, ou através do endereço no link abaixo para abertura de tickets/tarefas para o Suporte Técnico na Área Help Desk Novo, conforme endereço abaixo:
Entrando Em Nossa Central de Ajuda

Suporte Técnico
Triplos Tecnologia.
+55 (16) 3371-1177
 suporte@triplos.com.br

www.triplos.com.br
| O Sistema ERP fácil de usar |

** Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE **

 

 

Compartilhe!

Isso pode te interessar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *