O produto é a variável responsável por identificar e definir produtos e serviços que atendam aos desejos e necessidades da clientela e pelos quais esteja disposta a pagar, em função de sua disponibilidade de recurso.
Os clientes não compram produtos apenas por suas características físicas, mas sim por seus benefícios ou utilidades. Isso significa que o negócio deve acompanhar o passo do consumidor para oferecer, por meio do produto/serviço, conjunto de benefícios (funcionais e emocionais) que o satisfaça. Para isso, é preciso realizar estudo complexo sobre as tendências de mercado e consumo.
Definição de Produto
Ao planejar a oferta do produto para o mercado, a empresa deve pensar em cinco níveis:
1. Benefício central: é a utilidade do produto real e específica do produto. O benefício central está diretamente relacionado à necessidade que o consumidor quer suprir.
2. Transformação do benefício central em produto básico: em outras palavras, as demais funções do produto, além da função central.
3. Produto esperado: significa as condições mínimas ou básicas e esperadas de um produto, por exemplo, que ele funcione adequadamente.
4. Produto ampliado: excede as expectativas do cliente. Este nível é geralmente aplicado no posicionamento da marca.
5. Sistema de consumo: é a maneira como o usuário desempenha as tarefas de obter, usar, adaptar e descartar o produto.
Neste processo de definição do produto, o empreendedor deve identificar em que consiste o produto, a quem se destina, para que serve, qual o desempenho, o que pode influenciar o cliente a optar por este produto frente aos dos concorrentes e também definir o momento em que este é utilizado. Todas estas informações vão permitir a identificação dos critérios a serem avaliados e desenvolvidos em relação aos produtos da empresa.
Categorias de Produto
É fundamental identificar a categoria da qual o produto faz parte. Esta classificação influencia todas as decisões sobre os demais itens do Composto de Marketing, pois cada tipo de produto demanda estratégias diferentes de precificação, distribuição e promoção.
Principais maneiras de classificar um produto:
1 – Tipo de bem
1.1 – Tangíveis (bens materiais): este é o tipo mais óbvio, pois trata-se de bens palpáveis. Pode ser de dois tipos: duráveis (ex.: automóveis e vestuário); e não-duráveis (ex.: cerveja, xampu e alimentos).
1.2 – Intangíveis (bens imateriais): são menos óbvios, pois correspondem aos benefícios que podem ser oferecidos a alguém por algum preço. Enquadram-se nesta categoria: serviços (ex.: salão de beleza e segurança); pessoas (ex.: atleta e político); lugares (ex.: Rio de Janeiro e Nordeste); organizações (ex.: ONU e igrejas); e ideias (ex.: Vacinação e antitabagismo).
2 – Tipo de compra
Cada produto demanda um certo tipo de comportamento do consumidor durante seu processo de compra. Entenda de que maneira a compra interfere na classificação do produto:
2.1 – Bens de conveniência: são produtos comprados frequentemente e com pouco esforço. Não demandam muito envolvimento do comprador. Em geral, não são caros e são encontrados facilmente em vários pontos de venda. Por isso, têm dificuldade em conquistar a fidelidade do consumidor, já que normalmente são escolhidos muito mais pela facilidade (conveniência) em encontrá-los do que pela marca.
Podem ser dos seguintes tipos:
Bem básico: bens comuns, de primeira necessidade e usualmente consumidos (ex.: alimentos e produtos de higiene e limpeza).
Bem de impulso: bens que o consumidor normalmente não programa a compra ou não pensa em comprar (ex.: revistas e guloseimas).
Bem de emergência: demanda gerada por uma situação especial (ex.: guarda-chuvas e filtro solar).
2.2 – Bens de compra comparada: são produtos que demandam reflexão por parte do consumidor. Normalmente, tem um custo maior. São comprados com menos frequência e demandam uma série de escolhas por parte do consumidor, como qualidade, preço, modelo, cor e estilo. (ex.: apartamentos e automóveis). Conquistam mais facilmente a fidelidade do consumidor: após decidir qual marca deseja adquirir, dificilmente ele muda de opinião, afinal investiu muito tempo e esforço nesta decisão.
Para realizar o cadastro de classificação de compras é algo bem simples, acesse no MaxManager o caminho: Comercial / Compras / Cadastros / Classificação de Compras. Clique em “Adicionar Novo”
- Código: digite aqui o código que deseja.
- Botão Adicionar: Após definir o código inicial e descrição, clique no botão adicionar para salvar o registro.
- Filtro: Caso deseje realizar a filtragem de alguma classificação, basta digitar o código ou nome da classificação que deseja e clicar em “pesquisar”.
- Código e Descrição: Campos responsáveis por mostrar todos os registros e cadastrados.
- Excluir: Caso deseja excluir algum registo selecione o flag e clique no “X” em vermelho para exclusão.
- Lápis: Clique para realizar edições e mudanças em cadastros já existentes.
- Botão Listagem / Limpar / Sair: Botão listagem emite um relatório com todas classificações já cadastradas. Botão Limpar realiza uma atualização na tela e limpa todos campos. Botão Sair faz o fechamento da página.
Vinculando a Classificação de Compra ao Cadastro do Produto:
O vínculo é feito dentro da tela de “Cadastro de Produtos“, abra a tela e selecione o produto na qual deseja vincular a classificação de compras:
Na primeira aba “Dados Gerais“, encontre o campo “Class. Compras“, e em seguida clique sobre ele para selecionar a classificação que o produto deve ser vinculado. Feito as alterações clique em “Salvar” .
Vinculando a Classificação de Compra ao Cadastro de Fornecedor
O vínculo deve ser realizado na tela “Cadastro de Unidade de Negócio“, selecione o fornecedor que deseja realizar a configuração:
Na aba “Fornecedor“, selecione a sub-aba “Classificações de Compras“. Veja que existem dois campos, a esquerda a listagem de todas “Classificações de Compras” cadastradas, e a direita “Classificações de Compras/Unidade Negócio” que é onde devem ficar as que iremos vincular ao fornecedor.
Para realizar o vínculo, selecione no campo da esquerda a classificação que deseja, e clique sobre o ícone de seta virado para DIREITA, conforme ilustra a imagem a cima. E depois clique em “Salvar“.
O botão que são DUAS setas, serve para movimentar todas classificações dos campos, tanto para DIREITA que será vinculado ao fornecedor, quanto a ESQUERDA removendo o vínculo.
Também, estaremos à disposição no Chat On-Line, caso necessite de alguma informação adicional, ou através do endereço no link abaixo para abertura de tickets/tarefas para o Suporte Técnico na Área Help Desk Novo, conforme endereço abaixo:
Entrando Em Nossa Central de Ajuda
Suporte Técnico
Triplos Tecnologia.
+55 (16) 3371-1177
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