Melhoria no Relatório Balancete Analítico

Essa melhoria está disponível na versão 2.20.0.9218

No Relatório de Balancete Analítico foi adicionado no final da página dentro de Natureza Conta Contábil o campo Tipo da natureza da conta contábil, se é naturalmente devedora ou credora.

Para isso acessar o seguinte caminho: Fiscal /Contabilidade /Relatórios Mensais /Balancete Analítico.

 

Lembrando que para realizar os lançamentos contábeis é preciso classificar as contas. Com isso, observa-se uma série de procedimentos sequenciados para que a informação contábil seja finalmente apresentada para o usuário.

Como classificar as contas? Elas podem ser divididas em dois grandes grupos:

  • Contas Patrimoniais: Estas contas estão relacionadas ao património da entidade e tem como representação o ativo, passivo e património líquido.
  • Contas de Resultado: Estas contas estão relacionadas às receitas, custos e despesas de uma entidade.

Após separar as contas entre patrimoniais e resultados é preciso entender também a natureza de cada grupo de contas.

  • Grupo de Ativo: São contas que representam os bens e direitos e possuem natureza devedora. Desta forma, quando o saldo aumenta, debita-se, quando o saldo diminui, credita-se.
  • Grupo de Passivo: São contas que representam as obrigações da entidade para com terceiros e possuem natureza credora. Desta forma, quando o saldo aumenta, credita-se, quando o saldo diminui, debita-se.
  • Grupo de Patrimônio Líquido: São contas que representam as obrigações da entidade para com os sócios/acionistas e possuem natureza credora. Desta forma, quando o saldo aumenta, credita-se, quando o saldo diminui, debita-se.
  • Grupo de Receitas: Estas contas representam a variação positiva do patrimônio e possuem natureza credora. Desta forma, quando o saldo aumenta, credita-se, quando o saldo diminui, debita-se.
  • Grupo de Custos: Estas contas representam a variação negativa do patrimônio e possuem natureza devedora. Desta forma, quando o saldo aumenta, debita-se, quando o saldo diminui, credita-se.
  • Grupo de Despesas: Estas contas representam a variação negativa do patrimônio e possuem natureza devedora. Desta forma, quando o saldo aumenta, debita-se, quando o saldo diminui, credita-se.

Tendo conhecimento destas classificações é possível efetuar os lançamentos contábeis com segurança e fornecer informações econômico-financeiras compreensíveis, comparáveis, tempestivas e confiáveis.


Também, estaremos à disposição no Chat On-Line, caso necessite de alguma informação adicional, ou através do endereço no link abaixo para abertura de tickets/tarefas para o Suporte Técnico na Área Help Desk Novo, conforme endereço abaixo:
Entrando Em Nossa Central de Ajuda

Suporte Técnico
Triplos Tecnologia.
+55 (16) 3371-1177
 suporte@triplos.com.br

www.triplos.com.br
| O Sistema ERP fácil de usar |

** Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE **

 

Compartilhe!

Isso pode te interessar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *