Como compensar um título do contas a receber com um título do contas a pagar?

Compensar títulos do contas a receber com um título do contas a pagar

Podem existir situações na sua empresa onde um cliente pode também ser um fornecedor, e em alguns casos vocês poderão entre suas transações comerciais, “trocar serviço”, ou seja, ao invés de você pagar um título gerado pelo serviço prestado ou produto vendido pelo seu fornecedor, você escolha compensar como um título que você tenha para receber dele.

E para facilitar o processo de compensação entre os dois módulos, foi criado no MaxManager o processo de compensação de títulos entre o contas a receber e o contas a pagar, onde você poderá facilmente realizar o encontro de contas em uma única tela.

Configurando e Parametrizando

Nós aconselhamos que sejam criados tipos de movimentos específicos, tanto no contas a receber como no contas a pagar, que demonstre que os títulos foram liquidados através do processo de encontro de contas, além disto, criando estes tipos de movimento, você poderá configurá-los contabilmente de acordo com sua necessidade, para que quando for integrada a contabilidade das compensações, sejam feitas de forma correta.

Crie os Tipos de Movimento

Acesse o menu Financeira / Contas a Receber / Cadastros / Cadastro de Tipos de Movimentos para criar o tipo de movimento de compensação com o contas a pagar, no módulo de contas a receber, você poderá criar o tipo de movimento conforme exemplo abaixo:

Após acesse o menu Financeira / Contas a Pagar / Cadastros / Cadastro de Tipos de Movimentos para criar também o tipo de movimento de compensação com o contas a receber, no módulo de contas a pagar, podendo cria-lo conforme exemplo abaixo:

Após criar os tipos de movimento, você deverá parametrizá-los no MaxManager, para isto foram criados parâmetros que serão utilizados para armazenar os tipos de movimento do contas a pagar, para baixar o título a pagar na compensação e do contas a receber para baixar o títulos a receber na compensação.

Para sua configuração acesse Sistema / Cadastros Gerais / Básicos / Cadastro de Parâmetro por Filial.

Parâmetros:

  • 355 – Tipo Movto Contas a Receber Baixa por Encontro de Contas
  • 357 – Tipo Movto Contas a Pagar Baixa por Encontro de Contas
Após a parametrização, o processo de Encontro de Contas já estará pronto para ser utilizado.

Utilizando o Processo de Encontro de Contas a Pagar e a Receber – Compensação

A tela fica localizada no menu Financeira / Contas a Pagar / Movimentações / Compensações / Encontro de Contas a Pagar e a Receber – Compensação.

Sobre sua utilização

Clicando na lupa de Cliente/fornecedor você irá filtrar o fornecedor desejado. Se já souber o código do fornecedor poderá inserir o código e clicar em filtrar, ou localizá-lo utilizando a lupa e botão pesquisar da tela seleção de unidade de negocio que surgirá.

Após definir o Cliente/Fornecedor basta clicar no botão FILTRAR para que carregue tanto as informações de Contas a pagar deste cliente como Contas a Receber, conforme print abaixo.

Definido o cliente e realizado o filtro, basta marcar a flag do campo Título de Contas a Pagar e Título de Contas a Receber que deseja fazer a compensação.

Definir a Data de Compensação e por fim clicar no botão Compensar.
Lembrando que poderá compensar o valor cheio do título a receber ou parte dele.

Após compensar, clique no botão Encontros Realizados, este botão traz informações de todos os encontros realizado ao longo de sua utilização. Digite a data Comp. Inicial e Data comp. Final e clique em pesquisar a tela irá trazer o resultados das compensações realizadas.

Além disso, caso tenha feito uma compensação indevida e/ou errada é possível ainda excluir.

Consulta

É possível realizar a consulta clicando no botão Clientes Fornecedores, clicando em pesquisar é possível visualizar um resultado de total a pagar e total a receber de determinados Clientes/Fornecedores.

Abaixo, é possível observar no print tanto da tela Movimentação de Títulos Contas a Pagar tanto da tela Movimentação de títulos contas a receber, o teste realizado de compensação realizado acima como demonstração.

 


Também, estaremos à disposição no Chat On-Line, caso necessite de alguma informação adicional, ou através do endereço no link abaixo para abertura de tickets/tarefas para o Suporte Técnico na Área Help Desk Novo, conforme endereço abaixo:
Entrando Em Nossa Central de Ajuda

Suporte Técnico
Triplos Tecnologia.
+55 (16) 3371-1177
 suporte@triplos.com.br

www.triplos.com.br
| O Sistema ERP fácil de usar |

**Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE**

Compartilhe!

Isso pode te interessar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *