Como enviar uma Pré-Nota à SEFAZ?

Para emitir uma pré-nota à SEFAZ é necessário acessar o módulo emissor de nota, no caminho:

SUPRIMENTOS/ EMISSOR NOTA FISCAL/ Nota Fiscal Eletrônica.

Assim que o módulo for acessado, abrirá a seguinte tela:

Filtre por LIBERADAS, dessa forma a tela trará apenas as notas a serem emitidas. Basta marcar as notas desejadas e clicar em PROCESSAR, conforme imagem abaixo:

Quando a nota é colocada para processar, primeiro ela passa por validações dentro do MaxManager. Depois que essas validações estiverem OK, ela vai para a SEFAZ, passando por também por validações.

Caso essa nota não passe por alguma validação, o sistema abre um modal na tela informando o porque da rejeição, conforme imagem abaixo:

Conforme representado na mensagem de erro na imagem acima, para essa nota ser validada no MaxManager, será necessário ajustar o e-mail da unidade de negócio e/ou da transportadora.

Após o ajuste, a nota foi colocada para ser processada novamente, e outra vez será validada pelo MaxManager antes de emitir à SEFAZ. Caso esteja OK, a nota é emitida para a SEFAZ, nesse meio tempo a nota fica com a situação ENVIANDO, conforme representado na imagem abaixo:


Caso essa nota venha a ser rejeitada pela SEFAZ por não ter passado por alguma validação, a nota muda para situação LIBERADA e aparece o botão para VERIFICAR ERROS com a nota, no caso mostra uma mensagem dizendo o porque a nota foi rejeitada.

A imagem abaixo mostra essa situação:

Clicando no ícone, o seguinte modal é aberto:

Conforme representado na mensagem de erro na imagem acima, para essa nota ser validada na SAFAZ, será necessário ajustar o IE (Inscrição Estadual) da unidade de negócio.

Após o ajuste, a nota foi colocada para ser processada novamente, e outra vez será validada pelo MaxManager antes de emitir à SEFAZ. Caso esteja OK, a nota é emitida para a SEFAZ, nesse meio tempo a nota fica com a situação ENVIANDO, conforme já mencionado neste post.

Esta nota que foi usada no exemplo, foi DENEGADA pela SEFAZ, conforme imagem abaixo:

Quando isso ocorre, quer dizer que o cliente está com alguma restrição fiscal e não se pode efetuar venda para o mesmo. Caso tente, as notas serão DENEGADAS, ou seja, não serão aceitas pela SEFAZ até a regularização de sua situação fiscal.

Lembrando que nota denegada não se cancela e nem exclui, ela continua existindo tanto na SEFAZ quanto no MaxManager.

Considerando que a NF enviada à SEFAZ seja autorizada com sucesso, a mesma fica como EMITIDA no MaxManager, porém com a cor laranja na linha.

Isso serve para destacar visualmente de que essa nota está emitida e autorizada, porém algo está pendente com a mesma.

Ou o e-mail que é enviado automaticamente ao cliente (constando o XML e o DANFE da NF) falhou por algum motivo ou o DANFE ainda não foi impresso.

A imagem abaixo representa isso:

Após ajustar as pendências da nota emitida, a mesma fica com a cor verde na linha, conforme imagem abaixo:

Pronto!!

NF-e emitida à SEFAZ.

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