Para emitir uma pré-nota à SEFAZ é necessário acessar o módulo emissor de nota, no caminho:
SUPRIMENTOS/ EMISSOR NOTA FISCAL/ Nota Fiscal Eletrônica.
Assim que o módulo for acessado, abrirá a seguinte tela:
Filtre por LIBERADAS, dessa forma a tela trará apenas as notas a serem emitidas. Basta marcar as notas desejadas e clicar em PROCESSAR, conforme imagem abaixo:
Quando a nota é colocada para processar, primeiro ela passa por validações dentro do MaxManager. Depois que essas validações estiverem OK, ela vai para a SEFAZ, passando por também por validações.
Caso essa nota não passe por alguma validação, o sistema abre um modal na tela informando o porque da rejeição, conforme imagem abaixo:
Conforme representado na mensagem de erro na imagem acima, para essa nota ser validada no MaxManager, será necessário ajustar o e-mail da unidade de negócio e/ou da transportadora.
Após o ajuste, a nota foi colocada para ser processada novamente, e outra vez será validada pelo MaxManager antes de emitir à SEFAZ. Caso esteja OK, a nota é emitida para a SEFAZ, nesse meio tempo a nota fica com a situação ENVIANDO, conforme representado na imagem abaixo:
Caso essa nota venha a ser rejeitada pela SEFAZ por não ter passado por alguma validação, a nota muda para situação LIBERADA e aparece o botão para VERIFICAR ERROS com a nota, no caso mostra uma mensagem dizendo o porque a nota foi rejeitada.
Clicando no ícone, o seguinte modal é aberto:
Conforme representado na mensagem de erro na imagem acima, para essa nota ser validada na SAFAZ, será necessário ajustar o IE (Inscrição Estadual) da unidade de negócio.
Após o ajuste, a nota foi colocada para ser processada novamente, e outra vez será validada pelo MaxManager antes de emitir à SEFAZ. Caso esteja OK, a nota é emitida para a SEFAZ, nesse meio tempo a nota fica com a situação ENVIANDO, conforme já mencionado neste post.
Esta nota que foi usada no exemplo, foi DENEGADA pela SEFAZ, conforme imagem abaixo:
Quando isso ocorre, quer dizer que o cliente está com alguma restrição fiscal e não se pode efetuar venda para o mesmo. Caso tente, as notas serão DENEGADAS, ou seja, não serão aceitas pela SEFAZ até a regularização de sua situação fiscal.
Lembrando que nota denegada não se cancela e nem exclui, ela continua existindo tanto na SEFAZ quanto no MaxManager.
Considerando que a NF enviada à SEFAZ seja autorizada com sucesso, a mesma fica como EMITIDA no MaxManager, porém com a cor laranja na linha.
Isso serve para destacar visualmente de que essa nota está emitida e autorizada, porém algo está pendente com a mesma.
Ou o e-mail que é enviado automaticamente ao cliente (constando o XML e o DANFE da NF) falhou por algum motivo ou o DANFE ainda não foi impresso.
A imagem abaixo representa isso:
Após ajustar as pendências da nota emitida, a mesma fica com a cor verde na linha, conforme imagem abaixo:
Pronto!!
NF-e emitida à SEFAZ.
Conheça o Novo Emissor de NF-e clicando aqui!