EDI CRT – Gerando o arquivo NOTFIS para enviar a transportadora

A geração do arquivo NOTFIS poderá ser feita acessando o item Geração Arquivo NOTFIS EDI do menu de EDI:

Ao selecionar, a seguinte tela será disponibilizada para o usuário:

No campo Transportadora, serão disponibilizadas todas as transportadoras que foram configuradas para efetuarem o EDI com a embarcadora, desde que tenham nota fiscal para embarcar, sendo assim, se o campo da transportadora estiver vazio, significa que todas as notas já foram embarcadas.

Selecione a transportadora, a data inicial e final do período desejado e clique no botão Pesquisar, se houverem dados, os mesmos serão apresentados.

Observe que a última coluna já será preenchida com os check-box selecionados, para continuar a geração, é necessário que o usuário selecione os seguintes campos:

O Tipo da Carga determinará o tipo de carga que estará sendo transportado

O Tipo do ICMS determinará o tipo de tributação de ICMS a ser considerada, este dado deverá ser levantado junto ao departamento fiscal da empresa.

O Tipo de Mercadoria é um texto livre, onde o usuário deverá especificar qual o tipo de mercadoria que está sendo enviado e a data de embarque é auto-explicativa.

Após selecionados todos os campos, para gerar o arquivo basta que o usuáio clique no botão Gerar e o arquivo texto no formato pré-determinado será criado.

Mensagens de aviso e erro podem ser apresentadas no momento da geração, caso sejam apresentadas, será necessário que o usuário acerte os dados cadastrais para que a geração possa continuar.

Uma das mensagens que podem surgir é a seguinte:

Caso a mensagem acima apareça, basta entrar no cadastro de transportadoras, localizar a transportadora informada e incluir o seu CEP corretamente.

Se os dados forem gerados corretamente, a mensagem de Dados Gerados com Sucesso será disponibilizada, clique então no botão OK.

Será então apresentada a opção para o usuário Abrir ou Salvar o arquivo gerado:

Salve o arquivo na pasta desejada e envie o mesmo para sua transportadora, sendo que o envio dependerá do acordo firmado entre sua empresa e transportadora, podendo ser através de e-mail ou área de FTP.

As notas geradas não mais será apresentadas na tela de geração, evitando com isto que a mesma nota seja gerada mais de uma vez.

Compartilhe!

Isso pode te interessar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *