Essa Implementação está disponível na versão 2.24.1.12955
Implementamos um ajuste no tratamento do valor do IPI para notas fiscais de devolução, atendendo à demanda dos clientes por conformidade fiscal e escrituração adequada desses valores. Agora, o sistema MaxManager permite que o valor do IPI nas notas fiscais de devolução seja inserido no campo “Outras Despesas” em vez do campo específico de IPI, assegurando alinhamento com o Art. 231, Inciso I, do Regulamento do IPI (RIPI/10), que estabelece as diretrizes para o tratamento de impostos em operações de devolução. Este ajuste atende também às especificações da Norma Técnica 2016.002, que orienta o correto registro e a conformidade fiscal em devoluções de mercadorias.
📍 Para mais informações e para acessar a Nota Técnica completa, clique neste link da Econet, onde você encontrará detalhes sobre as bases legais e orientações relacionadas ao tratamento fiscal.
Agora valor do IPI será transferido para o campo “Outras Despesas” em notas fiscais de devolução, com o CST 99 (não tributado), o que garante que o valor não seja incluído na base de cálculo de ICMS ou qualquer outro imposto.
Abaixo podemos notar na NF de devolução o valor do IPI destacado em Despesas Acessórias: