Após a contagem ter sido lançada completamente, será necessário executar o processamento do inventário, este processamento irá efetuar a checagem entre o saldo existente na localização do produto no ERP MaxManager, comparando com a quantidade lançada na contagem do inventário.
No processamento do inventário, o ERP MaxManager executará o seguinte processo para efetuar o ajuste do saldo:
Observe que o processamento do inventário, caso encontre uma diferença entre a quantidade lançada na contagem e o saldo do produto e se não for a primeira contagem que estiver sendo processada, ele irá também comparar com a quantidade lançada na contagem anterior.
Desta forma o processamento deverá ser executado até que todas as diferenças encontradas no processo sejam definitivamente eliminadas, pois enquanto houver diferença, o processamento sempre disponibilizará os produtos com diferença para uma nova contagem.
Para executar o processamento, basta acessar a opção Suprimentos / Estoque e Almoxarifado / Inventário Físico / Contagem / Processamento do Inventário.
Ao acessar a opção, será disponibilizada na tela de processamento, os inventários que estiverem com o status Liberado para Processamento, você deverá então selecionar as localizações desejadas e clicar no botão Processar.
Após clicar no botão Processar, o ERP MaxManager executará o processo de acordo com o fluxo acima e se existirem produtos com diferença, o inventário terá o status alterado para Processado com Diferença.
Isto significa que você deverá emitir o Relatório de Diferenças Apuradas para identificar quais produtos deram diferença para que uma nova contagem seja feita, então após emitir o relatório, efetue a recontagem dos produtos que foram apontados com diferença e execute o lançamento de uma nova contagem.
Se o processamento do inventário não der mais diferença, a grade de Contagens será limpa indicando que não existe nenhuma pendência no processamento deste inventário, então você poderá emitir os Relatórios do Fechamento do Inventário.
Os lançamentos de ajustes no estoque, positivos ou negativos, para acertar o saldo dos produtos com diferença, serão feitos considerando os parâmetros 9 e 10 configurados para sua empresa/filial, caso não tenha nenhum tipo de movimento configurado, um erro será apresentado no processamento.
Após efetuar os ajustes, você poderá visualizá-los e conferí-los na ficha kardex dos produtos, conforme imagem abaixo: