Efetuei o processamento de minha pré-nota fiscal, porém ela ficou bloqueada para aprovação no financeiro, porque isto acontece ?

Descrição 

Ao processar uma pré-nota fiscal no MaxManager, serão executadas algumas validações automáticas em sua pré-nota fiscal para identificar se a mesma poderá ser liberada automaticamente para o financeiro ou se precisará de alguma aprovação do departamento financeiro.

Portanto, se ao processar sua pré-nota, ela não aparecer para você na tela de manipulação e envio para o SEFAZ, verifique na tela de Lançamento de Nota Fiscal de Saída se a observação abaixo está aparecendo.

Figura 1 – Mensagem de pré-nota bloqueada no Lançamento Nota Fiscal Saída

Causas e Soluções 

O bloqueio de uma pré-nota fiscal no financeiro, sempre ocorrerá no MaxManager desde que o procedimento 4 – Aprovação do Financeiro no Faturamento esteja ligado, e para identificar se o mesmo está ligado no seu MaxManager, solicite ao seu administrador para verificar no Cadastro de Procedimentos se está conforme a imagem abaixo:

Figura 2 – Cadastro de Procedimentos

Se o procedimento estiver ligado, toda pré-nota processada passará pelas análises necessárias para identificar se a pré-nota poderá ser liberada automaticamente, ou se dependerá da aprovação do departamento financeiro.

Os seguintes motivos de bloqueios poderão ser apresentados no processamento de sua pré-nota:

Motivos do Bloqueio


Motivo: A Condição de Pagamento da nota exige aprovação Financeira

Este bloqueio será executado se a condição de pagamento utilizada na pré-nota fiscal estiver configurado para exigir aprovação do departamento financeiro, esta configuração é feita no cadastro de condição de pagamento, selecionando o campo abaixo:

Figura 3 – Condição de Pagamento que existe aprovação financeira

Motivo: Cliente bloqueado e/ou com limite de crédito ultrapassado e/ou com títulos vencidos

Este bloqueio será executado quando o cliente utilizado na pré-nota fiscal, estiver em pelo menos uma das três condições a seguir:

1) Cliente Bloqueado:
Um cliente poderá ser bloqueado no MaxManager para que ninguém possa efetuar uma venda para o mesmo, e você pode verificar se o cliente está bloqueado através da rotina de Consulta Posição Financeira do Cliente, conforme a figura 4.


2) Limite de crédito ultrapassado
O bloqueio pelo limite de crédito ultrapassado será feito através da análise do valor do limite de crédito disponibilizado pelo cliente, subtraindo deste limite os valores dos títulos do contas a receber em aberto do cliente mais as pré-notas fiscais liberadas para o faturamento, se a soma destes valores excederem o valor do limite, a pré-nota será bloqueada.

Você pode verificar se o cliente está com o limite de crédito ultrapassado através da rotina de Consulta Posição Financeira do Cliente, conforme a figura 4.


3) Títulos Vencidos
O bloqueio da pré-nota pelos títulos vencidos, será feito sempre que o cliente da pré-nota que esta sendo processada, no momento do processamento, esteja com algum título no contas a receber em aberto e vencido.

Você pode verificar se o cliente está com algum título vencido através da rotina de Consulta Posição Financeira do Cliente, conforme a figura 4.

Figura 4 – Consulta Posição Financeira do Cliente
Para saber como bloquear ou definir um limite de crédito para um cliente, clique aqui.

Motivo: Tipo de frete 1 (por conta do emitente) e parâmetro 283 habilitado

Quando uma pré-nota fiscal é lançada com o tipo de frete 1 ( frete por conta do emitente ), poderá haver a necessidade de ter esta condição aprovada pelo financeiro, visto que esta condição de faturamento implicará em desembolso financeiro por parte de sua empresa.

Para habilitar este bloqueio, será necessário que o administrador de seu sistema, efetue a configuração do parâmetro 283 para a empresa/filial desejada, bastando para isto acessar o cadastro de Parâmetros por Filial, localizar o parâmetro 283 e efetuar a sua configuração.

Para reconfigurar o parâmetro, clique no lápis, altere o seu valor e clique no disquete para salvar.

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