Descrição
Foi gerada uma pré-nota fiscal de venda ao consumidor interestadual, porém o sistema não calculou o DIFAL, o que pode ter acontecido ?
Causa
O MaxManager está preparado para calcular o DIFAL de forma automática, utilizando para isto os cadastros existentes no MaxManager, caso o cálculo não tenha sido feito é necessário verificar os cadastros para saber se todos estão corretos.
Solução
Para identificar o problema do porque o DIFAL não tenha sido calculado, verifique os seguintes pontos:
1. A venda que está fazendo, é uma venda para fora do estado ? Para certificar-se disso, verifique o cadastro do unidades de negócio na aba de endereço, se a sigla do estado do município do cliente é diferente do estado de sua filial, se for o mesmo estado, o DIFAL não será calculado;
2. Verifique também no cadastro de unidades de negócio, na aba de Dados Fiscais, se o cliente que está sendo utilizado na venda, se ele não é contribuinte do ICMS, se ele for contribuinte o DIFAL não será calculado;
3. Verifique também no cadastro de unidades de negócio, na aba de Cliente, se o cliente que está sendo utilizado na venda, se ele é um consumidor final, se a caixa de seleção Consumidor Final não estiver selecionada, o DIFAL não será calculado;
4. Verifique se a pré-nota fiscal foi lançada com a opção Venda Para Consumo, pois mesmo se o cliente estiver configurado como consumidor final, porém se você alterar esta opção na nota, o MaxManager irá respeitar a opção que você colocou na nota, independente do cadastro.
Se por acaso você gerou a sua pré-nota fiscal com alguns dos quatro itens acima configurados incorretamente, após reconfigurá-los corretamente, você deverá DESPROCESSAR a pré-nota fiscal gerada, alterar o valor do campo Venda Para, atualizar os dados fiscais e re-gerá-la novamente, para que os valores possam ser corrigidos adequadamente.
Se quiser saber como que a pré-nota e o DANFE apresentarão os valores da DIFAL, clique aqui.