Essa melhoria está disponível na versão 2.21.0.11038
Objetivo é possibilitar o usuário realizar venda onde se faz necessário vincular a um produto “principal” composições, ou seja, é necessário um kit para formação do produto.
Para isso foi realizada esta implementação do processo de Montagem de Kit para o módulo de vendas para tela Pedido de Venda Manual.
Para que este novo recurso funcione adequadamente serão necessárias algumas configurações iniciais.
CONFIGURAÇÃO DO PARÂMETRO DE SISTEMA
Sistema / Painel de Controle / Configuração do sistema
O parâmetro 052 – Habilita lançamento de produto KIT no módulo de vendas e faturamento deverá estar com valor “S” para que funcione corretamente a venda com processo de montagem de kit.
Este parâmetro habilitará a possiblidade de lançamento de KIT de produtos tanto para o Pedido de vendas, como para Orçamento de Venda.
CONFIGURAÇÃO DO PRODUTO KIT
Suprimentos / Estoque e Almoxarifado / Cadastros / Cadastro de Produtos
O produto que necessita de complemento para formação do kit, deverá estar configurado no cadastro de produto como “Este Produto é um Kit”.
IMPORTANTE Os produtos configurados como “Este Produto é um Kit” no cadastro de produto, e os produtos considerados composições, para serem utilizados no Detalhamento do kit (os Itens do Kit), DEVERÃO estar configurados na tabela de preço para que o processo funcione adequadamente. |
LANÇANDO UM PEDIDO DE VENDA MANUAL (VENDA) COM PRODUTO DO TIPO KIT
O processo de confecção do pedido de venda manual que o usuário está acostumado, em nada foi alterado.
A novidade é apenas quando a confecção do pedido é para produto do tipo kit, ou seja, a venda do produto requer detalhamento do kit, que são os itens que compõem o kit e serão necessário para a confecção do pedido de venda.
Observe na imagem abaixo uma venda incluindo um produto configurado em seu cadastro como “Este Produto é um Kit“, e como será a funcionalidade do processo.
Na imagem abaixo observe que ao incluir um produto configurado como um kit, e logo após ter incluído quantidade Item, e o preço (o preço, este será apresentado de acordo com o que foi cadastrado na tabela de preço), a aba Detalhamento do Kit será habilitada.
ABA DETALHAMENTO DO KIT
Se parâmetro de configuração de sistema 052 estiver com valor “S” (SIM) e produto selecionado no campo produto, da Aba “Dados Item” estiver configurado para “habilita kit”. deverá habilitar a aba Detalhamento do kit:
ABA DADOS ITEM | CÁLCULO PREÇO UNITÁRIO
O produto inserido na aba dados do item nada mais é do que é o kit que está sendo vendido.
Por exemplo: foram vendidas 10 unidades do ProdKitPaiE que será composto por 2 itens de kit ProdKitFilho1E e ProdKitFilho2E.
Na imagem abaixo observe que no campo “Preço Unitário” temos o valor 654,4245, este é resultado do seguinte cálculo: = Soma do Pco Unit (aba detalhamento do kitt * Qtd. Total no Pedido) ÷ Quantidade (aba Dados Item)
Logo, após incluir todos os itens do kit clicando no botão adicionar, ou atualizar caso esteja realizando uma edição do item, e posteriormente retornar a aba Dados do Item, clicar em Adicionar, ou salvar caso seja uma edição, o valor do campo PREÇO UNITÁRIO deverá ser resultado do seguinte calculo:
= (1963,47 x 3,3330) ÷ 10
Observe a ilustração abaixo referente o cálculo do Preço Unitário
ENTENDENDO OS CAMPOS DA ABA DETALHAMENTO DO ITEM
- Para a “Quantidade Padrão” ▭ UN do produto ProdutoX – XXX, serão necessários os produtos na quantidade abaixo: Este campo tem por finalidade determinar a quantidade que será necessária fazer o kit.
- Item do Kit: insira aqui o item que fará parte da composição.
- Quantidade: insira aqui a quantidade desejada, (a quantidade inserida neste campo, significa que para fazer N quantidade de KIT, será necessário a quantidade Y de itens aqui inseridos).
- Tipo Preço: Neste campo ficará dispostos os tipos de preços existente, (são os preços anteriormente cadastrados na tabela de preço).
- Preço Unitário: é disponibilizado neste campo o preço unitário do item, (é o valor o que foi configurado na tabela de preço).
- Valor total: Neste campo é apresentado o valor resultante do seguinte cálculo = (Qtd.Calculada * Preço Unitário)
ENTENDENDO OS DETALHES DOS ITENS INSERIDOS PARA COMPOR O KIT
- X: Exclui um registro selecionado.
- ▢: flag para marcar/selecionar um item para edição ou exclusão.
- Item do Kit: apresentará informações a cerca da descrição do item.
- UN: apresentará informações a cerca a unidade de medida daquele produto.
- Qtd.Digit: apresenta a quantidade digitada pelo usuário no campo quantidade.
- Qtd. Calculada: o valor apresentado na quantidade calculada é formado do seguinte calculo = Quantidade (Aba Detalhamento do kit) ÷ Quantidade Padrão (Aba Detalhamento do Kit).
- Qtd. Total No Pedido: é resultado do seguinte calculo = Quantidade “Aba Dados Item” ÷ “Quantidade Padrão “Aba Detalhamento do kit”.
- Pco Unit.: é o preço anteriormente cadastrado na tabela de preço utilizada pelo usuário.
- Valor Total no Pedido: é resultado do seguinte calculo = (Qtde. Calculada “aba Detalhamento do kit” * Preço unitário “aba Detalhamento do kit”) * Quantidade da aba “Dados Item”.
Vale lembrar!!!No campo Para a “Quantidade Padrão” 1 UM do produto ProdutoX – XXX, serão necessários os produtos na quantidade abaixo, neste campo é determinada a quantidade que será necessária fazer o kit, e tem por padrão trazer o valor 1, este poderá ser modificado sempre que necessário. Ao realizar alteração do valor, este se reflete para todos os itens do kit na listagem e é realizado o recalculo automático. É importante lembrar de clicar no botão SALVAR da aba DADOS ITEM para que a alteração seja refletida. |
REALIZANDO IMPRESSÃO DE UM PEDIDO DE VENDA MANUAL COM PROCESSO DE MONTAGEM DE KIT
Na imagem abaixo, observe que ao realizar a impressão de um pedido de venda, as informações referente a composição do kit ficarão disponibilizadas logo abaixo da descrição do produto.
Movimentação de Estoque e o Processo de Detalhamento do Kit
A movimentação de estoque não funciona de forma diferente da comumente acostumado, enquanto ainda está como pedido de venda não ocorrerá baixa de saldo.
Somente ocorrerá baixa de estoque na integração (emissão) da nota de saída, ou seja o pedido foi vinculado ao Lançamento de uma Nota Fiscal de Saída, ai sim ocorrerá a movimentação de estoque. O mesmo ocorrerá se o usuário cancelar a nota fiscal + o pedido de vendas, ocorre a movimentação do estoque com saldo positivo.
Estas movimentações poderão ser analistas por intermédio do relatório Ficha Kardex encontrada no menu Suprimentos / Estoque e Almoxarifado / Relatórios / Ficha Kardex (Novo).
EMPENHO DOS ITENS DO KIT DE VENDA – CONSULTA EMPENHO DE ESTOQUE
O empenho neste processo funciona da seguinte forma, parecido com processo de pedido de venda manual sem kit, porem a única diferença é que no Romaneio de Carga – Pedido de Venda, os itens do Kit continuarão empenhado no pedido, enquanto o item do pedido empenhará no Romaneio de Carga.
Na geração para faturamento, que cria a nota, o empenho dos itens do kit sairão do pedido para a nota, como se “pulasse” o romaneio de carga mesmo.
Vale Lembrar que, o empenho será dinâmico em relação às entrega programadas. Será proporcional a quantidade do item do kit e a quantidade padrão do kit. Por exemplo, se tiver duas entregas, a quantidade dos itens do kit deverão se dividir nessas datas de acordo com a regra do mesmo.
Veja abaixo ilustrações referente ao empenho dentro do processo de venda de kit:
Foi realizada a criação do pedido de venda 6217, observe na imagem abaixo as data de Entrega Programada para entender o empenho
Na próxima imagem temos o empenho do pedido de vendas, lembrando que foram utilizando os seguintes itens:
- Produto Pai: ProdKitPaiE.
- Produtos Filhos: ProdKitFilho1E e ProdKitFilho2E.
Obtemos os seguintes empenhos:
Incluindo o pedido em um Romaneio de Carga
Empenho quando Romaneio de Carga está com status “Aguardando Faturamento”
EMPENHO DOS ITENS DO KIT DE VENDA – KANBAN PRODUTOS EM PONTO DE PEDIDO ➙ Previsão de Estoque ➙ Follow-Up do Produto
No processo de Montagem de Kit, os itens “Pai” e itens “Filhos” também serão demostrado no empenho nas colunas de empenho conforme ilustração abaixo:
Suprimentos / Estoque e Almoxarifado / Consultas / Kanban Produtos em Ponto de Pedido
Relatório de Saldo Líquido de Produtos
Neste relatório também ficará disposta as informações a respeito das vendas com montagem de kit. Na ilustração abaixo será possível verificar as informações:
Também, estaremos à disposição no Chat On-Line, caso necessite de alguma informação adicional, ou através do endereço no link abaixo para abertura de tickets/tarefas para o Suporte Técnico na Área Help Desk Novo, conforme endereço abaixo:
Entrando Em Nossa Central de Ajuda
Suporte Técnico
Triplos Tecnologia.
+55 (16) 3371-1177
suporte@triplos.com.br
www.triplos.com.br
| O Sistema ERP fácil de usar |
** Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE **