Antes de entrar no processo de geração do ECD Contábil no MaxManager, será preciso verificar a forma como foi feito o encerramento do exercício contabil, ele não poderá ter sido encerrado SEM ZERAR as contas de receita e despesa.
Verificando a Forma do Encerramento Contábil
Para verificar, entre em Fiscal / Contabilidade / Movimentações / Inicialização do Exercício.
Na tela, selecione a empresa e o exercício desejado, após selecione a filial para verificar a configuração do encerramento contábil.
Se a opção Zerar Receita/Despesa no Encerramento? estiver desmarcada, antes de marcá-la, você deverá reabrir o exercício contábil.
Para saber como reabrir o exercício contábil já encerrado, clique aqui.
Após reabrir o exercício, clique na opção Zerar Receita/Despesa no Fechamento e clique no botão Atualizar, conforme imagem acima.
Alterada a opção para zerar as receitas e despesas, basta entrar na mesma tela em que reabriu o exercício e processe o seu encerramento, isto fará com que as suas contas de receita e despesa, fiquem com o saldo de encerramento zerados após executar o lançamento do encerramento contábil.
Gerando o ECD Contábil
Para gerar o ECD Contábil, acesse a opção do menu abaixo:
Na tela de seleção, informe as opções conforme exemplo abaixo:
Em seguida clique no botão Gerar e aguarde o processamento, após o término do processamento, será feito o download do arquivo no padrão do ECD Contábil, você poderá pegá-lo em sua pasta de download.
Com o arquivo da ECD em mãos, você deverá validá-lo no programa do PVA do ECD Contábil da Receita Federal.
Não se esqueça de atualizar o programa do PVA com a última versão disponível.
O PVA do ECD Contábil pode ser baixado neste link: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/orientacao-tributaria/declaracoes-e-demonstrativos/sped-sistema-publico-de-escrituracao-digital/escrituracao-contabil-digital-ecd/escrituracao-contabil-digital-ecd