O MaxManager possui alguns recursos que permitem que seja calculado valores de IPI para uma natureza de operação que, teoricamente não teria IPI.
Um exemplo são os casos dos CFOP´s de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, 5.102/6.102, nestes casos, normalmente a operação é feita sem a cobrança do IPI, visto que o produto está sendo revendido e o valor do IPI já deva ter sido recolhido pelo fabricante.
Porém existem duas exceções que farão com que o MaxManager efetue o cálculo do IPI, sendo elas:
VENDA DE PRODUTO IMPORTADO
Quando estiver sendo feito uma venda de um produto importado, sendo que a origem deste produto seja:
- 1 – Estrangeira, importação direta, exceto a indicada no código 6
- 6 – Estrangeira, importação direta, sem similar nacional, constante em lista da CAMEX
Nas situações de produtos importados com as origens acima, mesmo que o CFOP 5.102/6.102 estejam configurados para não tributar IPI, conforme imagem abaixo do cadastro de CFOP, o MaxManager irá ignorar a configuração do CFOP e assumirá a configuração do NCM do produto, conforme imagem abaixo do cadastro do NCM, fazendo o cálculo do imposto baseado neste último.
VENDA DE PRODUTO PELA FILIAL SENDO ELE FABRICADO PELA MATRIZ
Quando um produto for produzido pela matriz da empresa e for vendido por uma de suas filiais, esta venda feita pela filial será feita através dos CFOP´s 5.102/6.102 – VENDA DE MERCADORIA ADQUIRIDA OU RECEBIDA DE TERCEIROS, porém mesmo a venda sendo feita por estes CFOP´s o IPI será calculado de acordo com a regra tributária do NCM do produto, sendo ignorada a configuração do CFOP, mesma regra da situação acima.
Para identificar se o produto foi produzido pela filial que esta fazendo a operação de venda, o campo Industrializado na Filial do cadastro de produtos deverá estar selecionado, no exemplo da imagem abaixo, é de um produto que NÂO foi industrializado na filial 01/1 e portanto se for vendido por ela, terá o IPI calculado.
Esta situação acima é válida somente para os produtos que tiverem o código do tipo do item selecionado como Produto Acabado, pois os que tiverem selecionado Mercadoria para Revenda não entram nesta regra.
Quando o campo Industrializado na Filial não estiver selecionado no cadastro do produto, mesmo este produto sendo um Produto Acabado, o CFOP que será liberado para ser efetuada a venda, serão os CFOP´s de revenda de mercadorias.