Como configurar o MaxManager para descontar o ICMS das bases de cálculo do PIS/COFINS

O STF apresentou a sua decisão favorável ao Recursos Extraordinário – RE 574706  que requeria a desvinculação do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS. Esta decisão é de repercussão geral, isto é, a princípio se aplica aos processos que tramitam pelo judiciário.

No dia 24/05/2021 foi publicado no DOU de 26/05/2021 o seguinte texto:

Despacho Nº 246 – PGFN-ME, de 24 de maio de 2021

APROVO, para os fins e nos termos do art. 19, caput, e inciso VI, a, c/c art. 19-A, III, e § 1º da Lei n° 10.522, de 2002, o PARECER SEI Nº 7698/2021/ME, a fim de que a Administração Tributária passe a observar, em relação a todos os seus procedimentos, e sem prejuízo de posterior observância do fluxo previsto na Portaria Conjunta PGFN/RFB nº 01, de 2014, por ocasião da publicação do acórdão que julgou os Embargos Declaratórios opostos pela Fazenda Nacional no RE 574.706/PR, que:

a)conforme decidido pelo Supremo Tribunal Federal, por ocasião do julgamento do Tema 69 da Repercussão Geral, “O ICMS não compõe a base de cálculo para incidência do PIS e da COFINS”;

b)os efeitos dessa decisão devem se dar após 15.03.2017, ressalvadas as ações judiciais e administrativas protocoladas até 15.03.2017;

c) o ICMS que não compõe a base de cálculo das contribuições do PIS e da COFINS é o destacado nas notas fiscais.

Encaminhe-se à Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, consoante sugerido. Outrossim, cientifique-se a Procuradoria-Geral da Dívida Ativa da União e do FGTS e a Procuradoria-Geral Adjunta de Consultoria e Contencioso Administrativo Tributário. Brasília, 24 de maio de 2021.

Fonte: Diário Oficial da União

O ERP MaxManager já encontra-se preparado para efetuar o desconto do ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS, para isto será necessário configurar o parâmetro indicado para que o MaxManager comece a considerar o desconto, basta seguir os passos seguintes.

Como Configurar o ERP MaxManager Para Descontar o ICMS da Base de Pis/Cofins

Para Configurar o Maxmanager para descontar o ICMS da Base de Pis/Cofins, será necessário alterar o parâmetro 312 na tela Cadastro de Parâmetros por Filial, segue instruções:   

Entre no MaxManager e acesse o menu Sistema > Cadastros Gerais > Básicos > Cadastro de Parâmetro por Filial

 

Na tela do cadastro de parâmetros, selecione a empresa/filial desejada, para que sejam preenchidos os parâmetros da empresa/filial. Se por acaso você tiver mais de uma empresa/filial que também se beneficiará deste desconto, você deverá repetir este processo para todas.
Localize o parâmetro 312 – Deduzir o valor do ICMS na base de cálculo do PIS/COFINS:
Após encontrá-lo, clique no lápis de edição para alterar o seu valor, sendo permitido neste parâmetro os seguintes valores:
Valor Descrição
N Não efetua o desconto do valor do ICMS das bases de cálculo do PIS/COFINS
S Efetua o desconto do valor do ICMS das bases de cálculo do PIS/COFINS
Para o Sistema começar a descontar o valor do ICMS das bases de cálculo do PIS/COFINS, altere o valor do parâmetro para S.

 

Depois de Alterar a condição de N para S é só clicar no símbolo de Salvar e a configuração estará Salva.
Este parâmetro será considerado no cálculo das bases de cálculo do PIS e COFINS para as notas fiscais de saída e também para cálculo das recuperações do PIS/COFINS nas entradas, se sua empresa tiver este diretiro.
ATENÇÃO: Somente as pré-notas geradas após esta configuração é que terão o valor do ICMS deduzido das bases de cálculo do PIS e do COFINS.
Compartilhe!

Isso pode te interessar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *