Porque a tarifa de cobrança importada pelo arquivo de retorno de cobrança CNAB não integra na contabilidade ?


Descrição 

Foi efetuada a importação de um arquivo de retorno de cobrança onde foi cobrada a tarifa de custas de cobrança e a mesma foi importada e gerada corretamente, tanto no relatório de retorno de cobrança como no relatório do extrato de cobrança bancária, porém não gera o lançamento de integração contábil.

Relatório do retorno da cobrança

Relatório do extrato da conta corrente
Relatório da consistência da integração contábil

Como pode ser observado, o valor das tarifas apontados nas imagens dos relatórios do retorno da cobrança e do extrato bancário, não aparecem no relatório da consistência da integração contábil.

Causa 

Este problema ocorre porque o histórico bancário utilizado para gerar o lançamento da tarifa de custas de cobrança, está configurado corretamente no parâmetro 62, na tela de parâmetros por filial, mas não está configurado corretamente na tela de Cadastro de Históricos Bancários por Movimento de Retorno.

Solução

Para solucionar o problema, você deverá efetuar a configuração do seu histórico bancário e associar a ele os movimentos de retorno que gerarem tarifa de cobrança, para saber quais são os movimentos de retorno que geram as tarifas de cobrança, entre em contato com o seu gerente bancário e verifique o seu contrato de cobrança junto ao banco.

Sabendo quais são os movimentos de retorno que geram as tarifas, você deverá efetuar os seguintes passos para configurar o seu histórico bancário.

1. Acesse a opção do menu Financeira / Intercâmbio de Dados / Cadastros / Cadastro de Históricos Bancários x Movto Retorno;

2. Com a tela aberta, localize o histórico bancário cadastrado e configurado no parâmetro 62 que será utilizado para receber a tarifa de custas de cobrança, ao seleciona-lo, serão disponibilizados os bancos de seu cadastro, selecione o banco desejado para efetuar a configuração;


3. Ao selecionar o banco desejado, serão disponibilizados os Movimentos de Retorno de Cobrança do banco, localize os movimentos de retorno de cobrança que virão as tarifas de custas de cobrança, selecione-o, se tiver alguma Ocorrência de Retorno, também deverá ser selecionada e em seguida clique no botão Adicionar;


Após efetuar as configurações efetue a importação do arquivo de retorno desejado e a sua tarifa estará pronta para ser integrada na contabilidade.

Se por acaso o arquivo de retorno foi importado antes de efetuar estas configurações, os lançamentos já gerados não serão integrados na contabilidade.

Compartilhe!

Isso pode te interessar!

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *