Lançamento de Ordem de Serviço

O lançamento da ordem de serviço deve ser utilizada para alimentar o sistema com os serviços que precisam ser executados.

Primeiramente a ordem especificará o cliente, equipamento e o relato do problema, após ser inserida, serão disponibilizadas as outras abas de Serviço, Produtos, Atividades e Fechamento, para que sejam informados os demais dados necessários.

Descrição dos Campos
Campo Descrição
Empresa/Filial Selecione a empresa/filial que deseja lançar a ordem de serviço
Numero Ordem O campo de número da ordem é auto-incrementável, portanto para a criação da ordem, não será necessário informar nada. Se você desejar consultar uma ordem, basta digitar o número de uma já existente, ou então clicar na lupa para consultar as ordens.
Data Abertura Informe da data e horario de abertura da ordem de serviço
Prioridade Selecione a prioridade adequada para a ordem
Status Ordem Selecione o status da ordem
Cliente Selecione o cliente da ordem, ao selecionar o cliente, o campo de equipamento será populado com todos os equipamentos ja cadastrados para o cliente.
Equipamento Selecione o equipamento do cliente que deseja efetuar a manutenção. Caso o equipamento seja cadastrado recentemente e com a tela do lançamento da ordem em aberto, clique no botão de reciclagem para repopular o campo de Equipamento
Defeito Reclamado Campo livre para que você possa especificar o defeito que o cliente reclamou do equipamento. Podem ser utilizados recursos de texto rico, tais como, negrito, cores, etc.
Previsto para Informe a data e hora prevista para a entrega do equipamento
Histórico Equipamento Ao clicar neste link, será apresentada uma tela como o histórico de ordens de serviços já lançadas para o equipamento.
Ao clicar no botão Salvar para salvar a ordem, serão disponibilizadas as demais abas da Ordem de Serviço, conforme imagem abaixo:
Aba Serviço
Na aba serviço, você deverá lançar os serviços que deverão ser executados na ordem, eles podem ser lançados logo na abertura da ordem após a sua gravação ou então em um segundo momento após os técnicos efetuarem uma pré-analise.
Descrição dos Campos
Campo Descrição
Serviço Selecione neste campo os serviços necessários para atender a ordem de serviço. Os serviços deverão ser cadastrados no cadastro de produtos no módulo de estoque, devendo estes produtos estarem associados a um grupo de serviços. Na lupa serão filtrados somente os registros de serviços que estiverem no cadastro de produtos.
Compl.Descrição Campo livre para informar o complemento da descrição do serviço
Quantidade Quantidade do serviço a ser executado
Tipo Preço Na tabela de preços, o seu serviço pode ter até quatro tipo de preços diferentes, de acordo com a regra da sua empresa, os quais podem ser especificados no cadastro da tabela de preços.
Preço Unitário Se você tiver uma tabela de preço, o sistema irá sugerir o preço e deixará liberado para você alterá-lo, se desejado.
Preço Total Preço total calculado pela quantidade e pelo preço unitario lançados.
Status Os itens lançados na ordem de serviço não poderão ser excluidos, então você poderá indicar se o item esta Ativo ou se esta Cancelado, para os casos que o cliente não desejar executar o serviço.
Aba Produtos
Na aba produtos você deverá lançar os produtos que serão ou que foram utilizados na execução da ordem.
Nesta aba, se você tiver produtos que controle por lote ou por número de série, você deverá selecionar no campo Lote qual a série/lote desejado.
Descrição dos Campos
Campo Descrição
Produto Selecione neste campo os produtos que serão utilizados para atender a ordem de serviço. Os produtos deverão ser cadastrados no cadastro de produtos no módulo de estoque, devendo estes produtos estarem associados a um grupo de produtos. Na lupa serão filtrados somente os registros de produtos que estiverem no cadastro de produtos.
Compl.Descrição Campo livre para informar o complemento da descrição do produto
Quantidade Quantidade do produto a ser executado
Tipo Preço Na tabela de preços, o seu produto pode ter até quatro tipo de preços diferentes, de acordo com a regra da sua empresa, os quais podem ser especificados no cadastro da tabela de preços.
Preço Unitário Se você tiver uma tabela de preço, o sistema irá sugerir o preço e deixará liberado para você alterá-lo, se desejado.
Preço Total Preço total calculado pela quantidade e pelo preço unitario lançados.
Status Os itens lançados na ordem de serviço não poderão ser excluidos, então você poderá indicar se o item esta Ativo ou se esta Cancelado, para os casos que o cliente não desejar executar o serviço.
Lote Número do lote ou número de série do produto utilizado na ordem
Aba Atividades
Na aba Atividades, você deverá informar o técnico e qual o serviço no qual ele trabalhou, para que possa ser apontado na ordem o tempo e o que foi executado no serviço solicitado.
Descrição dos Campos
Campo Descrição
Técnico Selecione o técnico que executou o serviço
Data Informe a data que o técnico executou o serviço
Serviço Prestado Selecione o serviço da ordem que o técnico executou
Descrição Atividade Campo livre para descrever a atividade desempenhada pelo técnico na prestação do serviço
Tempo Trabalhado Número de horas que o técnico trabalhou no serviço.
Aba Fechamento
A aba de fechamento será utilizada para encerrar a ordem, onde você deverá informar a data e hora em que se encerrou o serviço na ordem, efetuar desconto ou acréscimo e informar a condição de pagamento desejada.
Descrição dos Campos
Campo Descrição
Data Fechamento Informe a data e hora que se encerrou o atendimento da ordem
Valor Descontos Informe o valor de descontos que deseja conceder ao cliente nesta ordem
Valor Acréscimo Informe o valor de acrescimos que deseja fazer na ordem
Condição de Pagamento Informe a condição de pagamento para a ordem
Os campos não mencionados na tabela acima é que são campos somente de leitura e não podem ser acessados.
Ao finalizar as informações dos campos, clique no botão Finalizar para que a ordem seja finalizada e posteriormente poderá imprimir a ordem, através do botão Imprimir.
Compartilhe!

Isso pode te interessar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *