Como configurar o MaxManager para inativar automaticamente um fornecedor sem movimento a “N” meses ?

Você poderá configurar o seu MaxManager para que ele faça, automaticamente, um bloqueio nos fornecedores que estão sem movimento a mais de “N” meses.

Isto é útil para que, se você voltar a comprar deste fornecedor inativo, necessariamente ele precisará passar pelos seus processos internos para se tornar habilitado novamente a fornecer para sua empresa.

O MaxManager vem por padrão configurado para não executar este processo automaticamente, isto é feito através da configuração do sistema número “22-Período para inativar fornecedor sem movimento (meses)”.

Para efetuar a configuração siga os passos abaixo:

1) Acesse a opção Sistema / Painel de Controle / Configuração do Sistema

2) Na tela de Configuração do Sistema, localize a configuração “22-Período para inativar fornecedor sem movimento (meses)”

Se o parâmetro 22 estiver configurado com o valor zero, o processo de inativação automática estará DESLIGADO e o MaxManager não o executará.

Para ativar o processo, basta inserir o número de meses que deseja que o MaxManager considere como inatividade do fornecedor para processar a sua inativação.

Por exemplo, se você desejar que o MaxManager inative automaticamente todo o fornecedor que não fornece para sua empresa a mais de 4 (quatro) meses, basta inserir o valor “4” no parametro 22 e clique no disquete para salvá-lo.

Após alterar o valor do parâmetro 22, será necessário reiniciar o serviço de rotinas automáticas da Synchron, isto deverá ser feito pelo seu administrador da rede.

Reiniciando o serviço de rotinas automáticas do MaxManager

1) Acesse o programa de Serviços do Windows conforme a imagem abaixo:

2) Localize o serviço Synchron Services (Todas as rotinas automáticas)

3) Clique com o botão do lado direito do seu mouse sobre o serviço, será aberto um menu suspenso, selecione a opção Reiniciar e aguarde o reinicio do serviço:

A partir deste momento o MaxManager processará automaticamente os seus fornecedores e encontrando aqueles que estejam sem fornecer a mais de quatro meses, os inativará automaticamente, lembrando que este processo sempre será executado diariamente de 24 em 24 horas.

Consultando Fornecedores Ativos e Inativos

Você poderá consultar os fornecedores que estão ativos e inativos e poderá acessar o seu cadastro para alterar a sua situação, se desejado.

Para consultar os fornecedores ativos e inativos entre em Suprimentos / Recebimentos de Mercadorias / Consultas / Consulta Fornecedores Ativos e Inativos.

Ao entrar na opção, você acessará a tela de pesquisa, conforme a imagem abaixo, sendo que para efetuar a consulta, basta informar o filtro desejado e clicar em Pesquisar.

Você poderá verificar o histórico de ativação ou inativação através da lupa da coluna Histórico:

Ao clicar na lupa você acessará uma rela popup com o histórico da inativação e/ou ativação.

Você poderá ainda, se tiver privilégios de acesso para isto, acessar o cadastro de unidades de negócio através do link do fornecedor na grade, clicando sobre o código, razão social, nome fantasia ou CNPJ, você será levado automaticamente ao cadastro de unidade de negócio, onde poderá ativar ou inativar o fornecedor de forma manual.

Clicando no link, conforme a imagem acima, você será levado para o cadastro de unidade de negócio, já com o cadastro do fornecedor selecionado preenchido.

Esta ativação ou inativação, feita de forma manual, também será logada e você terá acesso na consulta do histórico do fornecedor na consulta de fornecedores ativos e inativos.

Compartilhe!

Isso pode te interessar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *