Mensagem de erro “Quantidade de registros CR=20 informado diverge do apurado” ao tentar importar o arquivo pré-formatado da GIA-SP

Descrição 

Ao tentar importar o arquivo pré-formatado da GIA-SP no programa Nova GIA, ocorre o erro “Quantidade de registros CR=20 informado diverge do apurado”.

Causa

Um dos motivos desta mensagem ser exibida é o código do subitem da GIA utilizado no Registro de Apuração do ICMS, não estar configurado corretamente.

O registro CR20 será gerado para as regras abaixo:

– Se o Regime Tributário for diferente de “04” e a operação do SubItem da GIA tem que ser “Própria”.

– Se o Regime Tributário for igual a “04” e a operação do SubItem da GIA tem que ser “Subst.Tributária”.

Solução

Para verificar o regime tributário da empresa entre em Sistema / Cadastros Gerais / Basicos / Cadastro de Filial e verifique o campo abaixo:
Para verificar a operação do Subitem da GIA, entre em Fiscal / Livros Fiscais / Cadastros / GIA-SP / Cadastro de SubItem da GIA, localize o subitem desejado e observe o campo abaixo descrito:
Se estiver tudo correto acima, pode ser que no lançamento da apuração do ICMS você tenha selecionado a opção do Subitem da GIA errada, abra a sua apuração e observe o valor lançado. Se a operação tem que ser própria, de acordo com o regime tributário, no momento da apuração, você precisa selecionar o subitem adequado.
Por exemplo, na imagem acima, deveria ter sido selecionado o SubItem 007.99 de Operação Própria.
Compartilhe!

Isso pode te interessar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *