Ao tentar enviar uma nota fiscal de saída para o SEFAZ ocorre o erro “Violation of UNIQUE KEY constraint ‘FTSnota_AK3’. Cannot insert duplicate key in object ‘dbo.FTSnota’

Descrição 

No MaxManagerV2 ( MaxNFe ) ao tentar enviar a nota ao SEFAZ ocorre o erro  “Violation of UNIQUE KEY constraint ‘FTSnota_AK3’. Cannot insert duplicate key in object ‘dbo.FTSnota’

Causa 

O erro acima é causado com ocorre uma duplicidade de numeração da nota fiscal no momento da integração da mesma.

Ao clicar no botão Processar do MaxNFe, o sistema efetua primeiro a integração da nota fiscal de saída, onde é atribuido o número e a série para a mesma, se por acaso acontecer uma duplicidade deste número, o erro acima será apresentado.

A chave da nota é composta pelo código da empresa, código da filial, número da nota fiscal e série da nota fiscal, estes dados não podem ser repetidos.

Solução

Ocorrendo a duplicidade de número da nota fiscal, a primeira coisa a se verificar é o Cadastro de Parâmetros por Filial e deverá ser verificado o parâmetro número 1 (um), este parâmetro é responsável por armazenar número da última nota fiscal emitida.
Para acessar o Cadastro de Parâmetros por Filial, acesse o menu Sistema / Cadastros Gerais / Básicos / Cadastro de Parâmetros por Filial.
Assim que acessar o cadastro, selecione a empresa/filial que ocorreu a mensagem e visualize o valor referente ao parâmetro 1:
No exemplo da imagem acima, demonstra que a última nota emitida foi a de número 53770, portanto a próxima nota a ser gerada será a de numero 53771.
Pesquise então na tela de Lançamento de Nota Fiscal de Saída se já existe alguma nota com este número, caso exista, é preciso investigar se alguém alterou manualmente o valor deste parâmetro, retirando a sequencia natural de emissão.
Para resolver a mensagem, altere o valor do parâmetro para o número correto da última nota fiscal emitida e efetue novamente o processamento da nota fiscal.
Compartilhe!

Isso pode te interessar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *