Como Interpretar os Erros e Advertências que Aparecem no SPED Fiscal ICMS/IPI e EFD PIS/COFINS ?

Descrição 

Estou validando o meu SPED Fiscal ICMS/IPI ou EFD PIS/COFIS e ao final da validação apareceram erros e advertências, como devo fazer para interpretá-los ?

Causa 

Os erros e advertências acontecem porque o PVA, programa validador do SPED, encontrou inconsistências no arquivo texto que foi colocado para validar, algumas destes erros podem ser provenientes de cadastros indevidos, conteúdos inválidos, cálculos errados e até mesmo novas regras implementadas que ainda não foram tratadas pelo programa gerador.

Solução

Para conseguir interpretar as mensagens de erro, é necessário que você conheça também os Guias Práticos do SPED, bem como também é necessário conhecer a estrutura dos registros gerados pelo programa validador.
Os Guias Práticos do SPED possuem toda a estrutura definida e descrita de forma que auxiliam ao usuário encontrar os problemas e interpretar as mensagens das validações ocorridas.
Para ter acesso aos manuais ( Guias Práticos), você deverá baixá-los nos endereços abaixo e fique sempre atento a novas versões que possam ser lançadas:
De posse do Guia Prático, você deverá pegar o relatório de Pendências da Validação gerado pelo PVA e começar a identificar os erros de acordo com a estrutura do relatório.
O relatório é composto pela seguinte estrutura:
Linha Posição: Número da linha do arquivo texto que ocorreu o erro, para encontrar a linha no arquivo texto, é preciso que você edite o arquivo gerado com um editor de textos, por exemplo o NotePad do Windows, e localize dentro do arquivo a linha mencionada.
Campo: Número e nome do campo do registro que ocorreu o erro, este dado também pode ser utilizado como link para que, dentro do PVA, você consiga acessar o registro do documento fiscal, bastando para isto clicar sobre ele.
Valor Calculado: É o valor que deveria conter no registro com o erro, este valor é sugerido e calculado pelo próprio PVA para servir de validação com o conteúdo do arquivo.
Conteúdo do Campo: Valor encontrado pelo PVA dentro do arquivo texto na posição do campo mencionado.
Registro: Nome do registro que ocorreu o erro, o arquivo do SPED é composto por registros e colunas, cada registro tem uma função para armazenar dados, todos eles definidos no Guia Prático, no exemplo da imagem acima, o erro ocorreu no registro C170 que é o registro dos itens das notas fiscais de entrada ou de saída.
Conteúdo do Registro: É a linha gerada pelo programa gerado para o registro, para identificar o conteúdo do campo descrito acima, é preciso contar o número de campos da linha, cada campo é identificado pela separação do caracter pipe ” | “, por exemplo, na imagem acima temos o conteúdo “|C170|”, este é o campo número 1 do registro, o conteúdo “|6|” é o campo número 2 e assim sucessivamente.
Mensagem: É a mensagem de erro ocorrida, de acordo com a mensagem, você deverá tomar uma ação para identificação e correção do conteúdo.
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