Na tela “Documento Fiscal Eletrônico”, acessada pelo caminho Suprimentos > Emissor Documento Fiscal Eletrônico > Documento Fiscal Eletrônico (NF-e, NFS-e, CT-e), quando ocorre um problema no envio de uma NF-e, resultando em travamento durante o processo de transmissão, é disponibilizado ao usuário pertencente ao grupo ADMINISTRADOR um ícone específico. Esse ícone permite realizar a reconsulta da nota fiscal e, caso a mesma não esteja registrada na SEFAZ, o sistema executará automaticamente o desprocessamento do documento.
Problema:
Na tela de Documento Fiscal Eletrônico (NF-e, NFS-e, CT-e), quando há um problema no envio da NF-e entre o software e a SEFAZ, decorrente de uma série de ocorrências ela fica travada no estado de “Enviando“, quando essa situação ocorre, não havia nenhuma notificação do MaxManager sobre o ocorrido, apenas usuários do grupo ADMINISTRADOR, tinham acesso ao botão de Reconsulta/Desprocessamento da nota e usuários comuns não conseguiam desprocessar a NF-e para reenviá-la, precisando acionar o suporte.
Causa:
Algumas das principais causas para a ocorrência, frequentemente é a queda de sinal no instante do envio da NF-e, ou uma instabilidade na SEFAZ.
Solução:
Agora, após a atualização 2.25.1.14094 do MaxManager, o campo de Reconsulta/Desprocessamento foi adicionado a todos os usuários que possuam o módulo de aprovação de Nota Fiscal Eletrônica. Dessa forma, usuários comuns poderão desprocessar a NF-e e reenviá-la sem necessidade de suporte ou da contatação do usuário Administrador. Sobre inconsistência da ocorrência, o MaxManager passa a exibir conforme o esperado, sanando a desinformação da ocorrência ao usuário atuante no processo.
O campo será exibido no local mostrado abaixo:
Ao clicar o ícone mostrado abaixo, ficará disponível a informação da situação da nota.

Após o erro ocasionado entre o cliente e a SEFAZ, será informado o problema causado.
Agora, após a atualização, todos os usuários receberão essa opção, permitindo o reenvio do documento.

Após enviar o pedido de Consulta, caso ainda haja problema na conexão entre a SEFAZ ou instabilidade na rede de ambos ou de um dos pontos, a notificação permanecerá.
Mas caso a conexão retorne normalmente, será aprovado ou rejeitado, dependendo das informações emitidas na nota.

