Data Atualização: 07/03/14
Autor Publicação: Triplos Tecnologia
Data Atualização: 17/10/25
O que é e para que serve o cadastro de Localizações de Almoxarifado ?
O Cadastro de Localizações de Almoxarifado tem como objetivo mapear e organizar os espaços físicos dentro de cada almoxarifado onde os produtos são armazenados.
Finalidade:
- Controle de Estoque Físico: Permite detalhar onde exatamente um produto está guardado (ex: prateleiras, nichos, ruas, gavetas), otimizando a rastreabilidade e a movimentação de itens.
- Requisito Mínimo: Mesmo que não se utilize o controle de estoque por localização detalhado, é obrigatório o cadastro de pelo menos uma localização para cada almoxarifado ativo.
Para cadastrar uma localização, o respectivo Almoxarifado deve estar previamente cadastrado no sistema.
O Cadastro de Localizações por Almoxarifado deve ser acessado através da opção do menu: Sistema > Cadastros Gerais > Auxiliares > Cadastro de Localização por Almoxarifado.

Ao acessar, será exibida a tela para inclusão e gestão das localizações.

Conforme a imagem acima, observe que você poderá ter várias localizações por almoxarifado.
Descrição dos campos da tela:
Nome do Campo | Descrição da Coluna |
Código | Código da localização, pode ser alfanumérico e deve ser uma abreviação que identifique a sua localização |
Descrição | Descrição completa da localização |
Permite Vendas | Se esta opção estiver selecionada, a localização ficará disponível para ser acessada pelo pedido de vendas e pela rotina de geração ou lançamento de nota fiscal de saída |
Ordem de Produção Automática | Selecionando esta opção, você permitirá que esta localização seja utilizada pela geração de ordens de produção automáticas que podem ser geradas pelo faturamento |
Retido | Indica que esta localização é utilizada para armazenar produtos retidos e que não deverão ser utilizados ou vendidos, por provavelmente possuírem algum tipo de defeito |
Exposição ao cliente | Selecionando esta opção, você estará informando ao MaxManager que os produtos que estiverem alocados nesta localização, estarão expostos ao cliente para auto-atendimento, como por exemplo, as gondolas. |
Observação | Texto livre e informativo para descrever alguma característica da localização. |
Em caso de necessidade de informações adicionais, nossa equipe do suporte está disponível através dos seguintes canais:
Chat On-line: atendimento direto para esclarecimento de dúvidas rápidas.
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