LANÇAMENTO NOTA FISCAL ENTRADA DE DEVOLUÇÃO

Para Cliente que NÃO emitiu a NFe de devolução

ATENÇÃO !! Lembre-se, antes de iniciar o processo de devolução pela primeira vez, verifique se os parâmetros necessários para integração dos títulos de crédito da devolução no contas a receber, se estão configurados corretamente.

Configurando os Parâmetros Necessários Para a Devolução

Parâmetro:  40
Descrição:  Tipo de movimento para títulos do contas a receber gerados pela entrada de devolução de vendas
Objetivo:     Tipo de movimento que será gerado no título do contas a receber através da entrada de uma nota fiscal de devolução de vendas.

O parâmetro 40 deverá armazenar o tipo de movimento que será gerado no título de crédito a ser criado no contas a recebera através da entrada da nota fiscal de devolução. Este tipo de movimento deverá ser um movimento de débito demonstrando a devolução do cliente e consequentemente o nascimento de seu crédito.

O tipo de movimento que deverá ser selecionado no parâmetro, deverá conter a configuração, conforma a imagem abaixo, deve ser do tipo DÉBITO e não deverá ter nenhum tipo de integração selecionado, visto que a integração contábil ocorrerá pela nota fiscal de entrada e não pelo financeiro.

Parâmetro: 293
Descrição:   Espécie Títulos para Duplicatas de Notas Fiscais de Entrada Devolução
Objetivo:      Espécie dos títulos que serão gerados no contas a receber através das notas fiscais de entrada de devolução de clientes.

O parâmetro 293 deverá armazenar a espécie do título do contas a receber que será gerado para o título quando uma nota fiscal de entrada de devolução for integrada, esta espécie determinará que o título é um título devolução, tendo o seu tratamento adequado com as regras de devolução do MaxManager.

 

Acesse o menu Suprimentos / Recebimento de mercadorias / Movimentações / Lançamento de Nota Fiscal Entrada de Devolução.

Aba Dados Nota

  1. Inserir o Cliente
  2. Não inserir número de nota fiscal (porque o sistema irá utilizar a última numeração que foi feita a suas NFe).
  3. Não inserir série da NFe (pois também irá utilizar a sua série).
  4. Inserir o CFOP de devolução que estiver disponível.
  5. Deixar marcado a Flag Irá Emitir Nota Fiscal Eletrônica (pois não possui uma chave) portanto, não inserir nenhum número de chave NFe (pois o sistema irá gerar).

Aba Valores

  1. Preencher a aba Valores e clicar em Adicionar Nota Fiscal.
  2. O sistema irá perguntar: Deseja que seja gerado uma numeração de NFe = CLIQUE QUE SIM.

Aba Devolução

  1. Após gerar, irá habilitar a aba Devolução, e o campo Disponível para devolução, é neste campo que irá selecionar a NFe com a respectiva data.

Selecionando a NFe aparecerá todos os itens referente a NFe para serem devolvidos. O sistema possui duas formas de selecionar os itens, utilizando a seta ( ► onde envia um item por vez) ou seta dupla (►► opção de enviar tudo de uma única vez quando há mais de um item), enviar para o campo “Produtos Selecionados”, observe na imagem abaixo, ao lado os itens que foram devolvidos (Lembrando que as NFe poderá devolvida parcial ou total), resumindo todos os itens ou alguns itens da NFe.

Aba Itens

Na aba ITENS, deve preencher os seguintes campos:

– o campo quantidade: inserir as quantidades devolvidas de cada item

– Campo Nat. Operação Fiscal: inserir o CFOP de devolução de cada produto.

  1. Clicar em Finalizar
  2. A NFe estará disponível na tela do Emissor de Nota Fiscal de Entrada para ser transmitida para a Sefaz.

Finalizando a Entrada

 

Compartilhe!

Isso pode te interessar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *