Como faço para lançar uma nota fiscal de saída de retorno de industrialização ?

Na versão 1.5.0.0 foi implementado o processo de lançamento de nota fiscal de saída de retorno de industrialização.

Este novo processo visa, principalmente, a possibilidade de filtrar os CFOP´s que estejam selecionados como industrialização e permitir que itens que possuam CFOP´s configurados para integrar o financeiro e configurados para não integrar o financeiro, sejam lançados dentro da mesma nota fiscal.

Nesta versão, o MaxManager liberará para que o usuário selecione livremente os itens de retorno e o item do serviço de industrialização, não efetuará a ligação entre a nota de remessa para industrialização e a nota de retorno, sendo necessária a inclusão da referencia das notas de remessa manualmente no campo de observações.

Como Configurar os CFOP´s ?

Neste novo processo, somente aparecerão no lançamento da nota fiscal de saída, os CFOP´s que estiverem com a opção Industrialização selecionados, então para certificar-se da configuração, acesse a opção Fiscal / Livros Fiscais / Cadastros / CFOP´s / Cadastro de Natureza de Operação Fiscal.
Com a tela aberta, procure o CFOP desejado e vá até a aba Integrações, conforme a figura abaixo, se a opção Industrialização não estiver selecionada, selecione e clique no botão Salvar.
Você deverá configurar desta forma, todos os CFOP´s que utilizará no lançamento da nota fiscal de saída, devendo observar quais CFOP´s desejará que integre o financeiro ( gere duplicatas no contas a receber ) e quais não.
Os CFOP´s de retorno, normalmente não devem integrar o financeiro, já o CFOP de serviço de industrialização deve.

 

Como Lançar a Nota Fiscal de Saída de Retorno de Industrialização ?

Com os CFOP´s corretamente configurados, entre em Suprimentos / Faturamento / Notas de Saída / Lançamento de Nota Fiscal de Saída para efetuar o lançamento da nota de retorno de industrialização.

Na tela de lançamento da nota fiscal de saída, selecione a empresa/filial e localize o cliente desejado, em seguida, no campo Operação, selecione a opção Retorno Industrialização. Esta opção é que indicará ao MaxManager que você está operando com uma nota fiscal de saída para retorno de industrialização.
Após feita a seleção, vá até os itens da nota e inicie o lançamento dos itens que deverão retornar na nota.
Para cada item você deverá selecionar o CFOP adequado, ou seja, se estiver lançando uma matéria-prima que esta devolvendo, informe o CFOP de retorno de industrialização, se estiver informando o serviço da industrialização efetuado, selecione o CFOP correspondente.
Quando estiver selecionando o CFOP do item, você observará que o MaxManager filtrará automaticamente somente os CFOP´s que estiverem configurados com a opção Industrialização selecionada.

Quando você finalizar a nota e processá-la, verá que os campos de valor da mercadoria e total da nota, estão com os valores de todos os itens da nota, porém o campo de valor da fatura/parcelas esta com o valor somente dos itens que estão com o CFOP configurado para integrar o financeiro.

 

LEMBRE-SE: Nesta versão o MaxManager NÃO referenciará a nota fiscal de remessa, você deverá fazer isto manualmente no campo de observações.

 

Compartilhe!

Isso pode te interessar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *