Você poderá receber notas fiscais de serviço ou recibos de fornecedores de serviço que precisarão reter impostos.
Então, antes de você efetuar os lançamentos das notas fiscais e/ou das guias e recibos, é necessário que você efetue a configuração do seu fornecedor para informar ao MaxManager, quais impostos poderão ser retidos para o fornecedor selecionado.
Para efetuar esta configuração, veja o post Como Configurar os Impostos a Serem Retidos Para um Fornecedor.
Estando configurados os impostos que poderão ser retidos para o fornecedor, basta então acessar as rotinas de Lançamento de Nota Fiscal de Entrada ou Lançamento de Guias e Recibos.
Lançando uma Nota Fiscal de Entrada de Serviços
Entra na opção do menu Suprimentos / Recebimentos / Movimentações / Lançamento de Nota Fiscal de Entrada.
Na tela, selecione os dados referente a empresa/filial, fornecedor e dados da nota fiscal, atentando-se para o seguinte, na aba de Valores, como você estará lançando uma nota fiscal de serviço com retenção, você deverá lançar os valores nos campos de Serviço e Total da Nota, sendo que no campo Serviço deverá ser lançado o valor bruto, sem considerar a retenção, já no campo Total da Nota deverá ser lançado o valor líquido, ou seja, considerando as retenções dos impostos.
O valor do imposto retido, deverá ser informado na aba de Obrigações, devendo ser informado o valor retido e as descrições dos históricos contábeis que serão utilizados na integração contábil.
As obrigações que serão apresentadas, serão as que você configurou para o fornecedor de acordo com o post Como Configurar os Impostos a Serem Retidos Para um Fornecedor.
Quando você integrar a nota de entrada de serviço com a retenção, serão gerados o contas a pagar para o fornecedor de acordo com o valor líquido do campo Total da Nota e também será gerado o contas a pagar da obrigação, no exemplo acima, para o IRRF – TERCEIROS, gerando o vencimento deste título de acordo com a condição de pagamento especificada no cadastro de unidades de negócio.
A unidade de negócio demonstrada na imagem acima, será a utilizada para configurar as obrigações do fornecedor, visto que o imposto retido também se trada de uma unidade de negócio.
Lançando uma Guia e Recibo com Retenção
O lançamento da guia e recibo com retenção, é muito parecida com o lançamento da nota fiscal de entrada, para efetuar o lançamento você deverá entrar em Suprimentos / Recebimentos de Mercadorias / Movimentações / Lançamento de Guias e Recibos.
Nesta tela você deverá informar os dados desejados observando o seguinte:
1. O campo Valor da aba Dados da Guia deverá ser o valor total líquido da guia, considerando o valor da retenção.
2. O valor lançado na aba Itens deverá ser o valor bruto, não considerando a retenção dos impostos.
3. Na aba de obrigações informe o valor da retenção referente a obrigação desejada.
Quando a guia for integrada, será gerado o contas a pagar pelo valor líquido para o fornecedor selecionado e o contas a pagar no valor da retenção para a obrigação selecionada, considerando os mesmos processos de uma nota fiscal de entrada.
Lançamento da nota fiscal de entrada com retenção em cima do fornecedor, é muito bom o software ter incorporado essa modalidade.
Compreendi a sua idéia de que lançamento da guia e recibo com retenção são correlacionados (parecidos) com o lançamento da nota fiscal de entrada e concordo com a visão.