Como Lançar uma Nota Fiscal e/ou Guia e Recibo com Imposto Retido

Você poderá receber notas fiscais de serviço ou recibos de fornecedores de serviço que precisarão reter impostos.

Então, antes de você efetuar os lançamentos das notas fiscais e/ou das guias e recibos, é necessário que você efetue a configuração do seu fornecedor para informar ao MaxManager, quais impostos poderão ser retidos para o fornecedor selecionado.

Para efetuar esta configuração, veja o post Como Configurar os Impostos a Serem Retidos Para um Fornecedor.

Estando configurados os impostos que poderão ser retidos para o fornecedor, basta então acessar as rotinas de Lançamento de Nota Fiscal de Entrada ou Lançamento de Guias e Recibos.

Lançando uma Nota Fiscal de Entrada de Serviços

Entra na opção do menu Suprimentos / Recebimentos / Movimentações / Lançamento de Nota Fiscal de Entrada.

Na tela, selecione os dados referente a empresa/filial, fornecedor e dados da nota fiscal, atentando-se para o seguinte, na aba de Valores, como você estará lançando uma nota fiscal de serviço com retenção, você deverá lançar os valores nos campos de Serviço e Total da Nota, sendo que no campo Serviço deverá ser lançado o valor bruto, sem considerar a retenção, já no campo Total da Nota deverá ser lançado o valor líquido, ou seja, considerando as retenções dos impostos.

O valor do imposto retido, deverá ser informado na aba de Obrigações, devendo ser informado o valor retido e as descrições dos históricos contábeis que serão utilizados na integração contábil.

As obrigações que serão apresentadas, serão as que você configurou para o fornecedor de acordo com o post Como Configurar os Impostos a Serem Retidos Para um Fornecedor.

Quando você integrar a nota de entrada de serviço com a retenção, serão gerados o contas a pagar para o fornecedor de acordo com o valor líquido do campo Total da Nota e também será gerado o contas a pagar da obrigação, no exemplo acima, para o IRRF – TERCEIROS, gerando o vencimento deste título de acordo com a condição de pagamento especificada no cadastro de unidades de negócio.

A unidade de negócio demonstrada na imagem acima, será a utilizada para configurar as obrigações do fornecedor, visto que o imposto retido também se trada de uma unidade de negócio.

Lançando uma Guia e Recibo com Retenção

O lançamento da guia e recibo com retenção, é muito parecida com o lançamento da nota fiscal de entrada, para efetuar o lançamento você deverá entrar em Suprimentos / Recebimentos de Mercadorias / Movimentações / Lançamento de Guias e Recibos.

Nesta tela você deverá informar os dados desejados observando o seguinte:

1. O campo Valor da aba Dados da Guia deverá ser o valor total líquido da guia, considerando o valor da retenção.

2. O valor lançado na aba Itens deverá ser o valor bruto, não considerando a retenção dos impostos.

3. Na aba de obrigações informe o valor da retenção referente a obrigação desejada.

Quando a guia for integrada, será gerado o contas a pagar pelo valor líquido para o fornecedor selecionado e o contas a pagar no valor da retenção para a obrigação selecionada, considerando os mesmos processos de uma nota fiscal de entrada.

Compartilhe!

Isso pode te interessar!

1 Comentário

  1. Compreendi a sua idéia de que lançamento da guia e recibo com retenção são correlacionados (parecidos) com o lançamento da nota fiscal de entrada e concordo com a visão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *