Porque ocorre o motivo “Conta Devedora e Credora Iguais” na integração contábil das guias e recibos ?

Descrição 

Ao solicitar a integração contábil do módulo de guias e recibos, alguns dos lançamentos não são integrados na contabilidade pelo motivo “Conta Devedora e Credora Iguais”, conforme imagem abaixo:

Figura 1 – Lançamentos não integrados

Causa 

Esta mensagem na integração contabil das guias e recibos ocorre porque a guia foi lançada de forma errada, onde você selecionou um fornecedor que possui uma conta contabil relacionada a ele e lançou um item na guia com a mesma conta contábil do fornecedor.

No exemplo da guia abaixo, foi selecionado o fornecedor 50009-2 INSS RETIDO e a guia foi selecionada para integrar a contabilidade:

Figura 2 – Cabeçalho da guia 

Ao entrarmos no cadastro de unidades de negócio e selecionarmos este fornecedor, vemos que a conta contábil relacionada a ele é que possui o código tradutor de número 20037.

Figura 3 – Cadastro do fornecedor utilizado na guia

Verificando nos itens da guia lançada, identificamos que o item lançado possui a mesma conta que esta relacionada ao fornecedor da guia, conforme imagem abaixo:

Figura 4 – Itens da guia

Estando desta forma, quando você for integrar a contabilidade, ocorrerá a inconsistência conforme demonstrado na primeira imagem deste post.

Solução

Para solucionar esta inconsistência você NÃO poderá utilizar no item das guias, a mesma conta contábil que esta selecionada no fornecedor que esta sendo utilizado.
No lançamento da guia e recibo você deve sempre considerar que a conta credora poderá ser utilizada de duas formas, ou será utilizada a que está cadastrada no fornecedor, conforme demonstrado na figura 3 acima ou então você poderá definir uma conta contábil diferente no momento do lançamento da guia, bastando para isto selecionar a conta desejada no campo demarcado abaixo na figura 5:
Figura 5 – Contas credoras da guia e recibo
Lembrando que, se você selecionar a conta contábil no momento do lançamento da guia, esta conta irá sobrepor a conta contábil definida no fornecedor.
Já nos itens da guia e recibo, deverão sempre serem lançadas as contas contábeis devedoras do lançamento, ou seja, aquelas contas que representem as suas despesas.
Com esta forma de utilização de um lançamento da guia, no lançamento da guia você estará apropriando as despesas, lançadas no item da guia e estará provisionando o valor a pagar na sua conta credora, selecionada pelo fornecedor da guia.
Compartilhe!

Isso pode te interessar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *